pele-no-inverno-dicas-make-you-app

Você já deve saber, mas não custa lembrar: para a nossa pele ficar macia, hidratada e radiante, ela pede uma série de cuidados de rotina e também produtos de boa qualidade.

E esse tipo de atenção ganha mais importância com as mudanças de temperatura, especialmente quando chegam os dias mais frios. A pele no inverno fica sensibilizada, mais propensa a irritações e ressecamento.

Mas como fazer para lidar com as mudanças e atravessar as baixas temperaturas com a pele iluminada, livre de vermelhidões e com aspecto saudável? É isso o que a gente vai lhe mostrar agora, com uma lista de 6 dicas para manter a hidratação da pele no inverno!

1. Beba muita água

Não é porque o tempo estará mais frio que tomar água será menos necessário, viu? Hidratar-se bem é tão importante no inverno quanto no verão. Apesar de a gente sentir menos sede, já que não perdemos muito líquido, o ideal é ingerir pelo menos dois litros de água ao longo do dia. E anote aí: é justamente por não suarmos tanto que a nossa pele também acaba ficando ressecada.

A água é uma grande amiga da saúde global, pois é responsável por transportar os nutrientes. E voltando mais especificamente à pele no inverno, o líquido ajuda a amenizar os efeitos de ressecamento causados pela baixa umidade do ar e pelo uso de aparelhos aquecedores e de ar-condicionado.

2. Fuja do banho quente

Na temporada de frio, só a ideia de entrar no banho já arrepia muita gente. E pensar em tomar uma ducha que não seja bem quentinha pode parecer uma loucura. Porém, mesmo que o frio seja intenso, a dica é esta: nada de água fervendo sobre a pele no inverno!

A temperatura muito alta da água deixa a cútis e também o cabelo bastante ressecados, pois interfere na proteção natural do tecido da nossa pele. Portanto, a regra é tomar banhos mornos e rápidos, sempre usando sabonete neutro e hidrante. Além disso, esse cuidado traz uma grande recompensa: ao não demorar no banho, você ajuda a cuidar do meio ambiente, usando a água com mais eficiência.

3. Abuse dos hidratantes

O clima de inverno é bem desgastante para qualquer pele. Por causa da baixa temperatura e do tempo seco, a cútis fica mais sensível, e não é nada incomum aparecerem esbranquiçamentos e rachaduras. Além de não serem bonitos, esses problemas podem causar dores chatinhas, então, o ideal é se prevenir.

Para cuidar da pele no inverno, faça dos óleos e cremes hidratantes seus aliados. Aplique o seu produto preferido sempre que houver necessidade, e o ideal é que você reforce o uso nas partes em que houver mais ressecamento, como nas extremidades.

Mas uma dica de ouro é nunca deixar de passar hidratante após o banho. A pele umedecida absorve a hidratação com muito mais intensidade, então usar um bom produto para revitalizar a derme nessa hora é muito bom. Produtos à base de ureia, óleos minerais, vaselina e glicerina são boas pedidas para o inverno.

4. Use filtro solar e protetor labial

Outro produto que é muito importante para a pele é o filtro solar. Assim como a água, ele não deve ser abandonado com a chegada da temporada de frio. Porém, como a maior parte do corpo fica protegida por roupas, dá para dizer que os principais focos do protetor na época de frio são as mãos e o rosto, que ficam expostos.

O filtro solar ajuda a nos proteger dos efeitos nocivos do sol, e isso é bem importante também no inverno, pois a pele fica mais sensível nessa época. Além disso, se você planejar umas férias incríveis em uma região de montanhas para curtir o friozinho, o protetor se torna ainda mais importante, já que a radiação é mais forte nesse tipo de local, por causa da altitude.

E mais uma coisa: vai dizer que você nunca se chateou por causa de uma maquiagem que ficou mais ou menos só por causa de rachaduras nos lábios? Se isso já pode acontecer em outras épocas, no inverno é pior. Por causa da baixa umidade, os lábios ressecam, apresentando vermelhidão e ardência e até mesmo podendo rachar e sangrar sem uma boa hidratação. Invista em produtos com manteiga de cacau, vaselina e ceramidas e, claro, que também tenham proteção solar.

5. Baixe a frequência de esfoliações

A esfoliação é um cuidado básico para renovar as células da pele, pois remove os tecidos velhos, deixando a derme mais macia e luminosa. E mesmo durante os dias frios é bom manter esse tratamento com regularidade.

Porém, a pele no inverno não deve ser tão estimulada quanto no verão. O uso de buchas e produtos esfoliantes a deixa ainda mais ressecada e sensível, retirando a camada protetora de oleosidade. Portanto, mantenha uma rotina de esfoliação, mas dê um espacinho maior entre uma sessão e outra.

6. Confie sua pele no inverno a um bom profissional

Se você já investe em cuidados com a beleza da pele em outras épocas do ano, o inverno é a hora certa de dar sequência a esse plano. Um especialista qualificado — como um médico dermatologista ou um fisioterapeuta dermatofuncional — é a pessoa certa para indicar uma rotina adequada para o seu tipo de pele e também os dermocosméticos perfeitos para você.

O inverno é, inclusive, a melhor fase do ano para apostar em procedimentos estéticos de combate a manchas, rugas e flacidez, sabia? Afinal, a exposição ao sol é bem menor nesse período.

Cuidar da pele no inverno pode ser bem fácil se você seguir estes cuidados práticos que a gente mostrou hoje. Não é um bicho de sete cabeças não: é apenas uma questão de adotar alguns hábitos para continuar com aquela pele linda que você já cuida durante o ano todo.

E se você já chegou até aqui, agora, já sabendo tudo sobre como manter sua pele no inverno bem saudável, temos certeza de que vai querer aprender muito mais para estar sempre antenada em boas referências, certo? Então, acompanhe os conteúdos que produzimos para você no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.