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Com certeza você já deve ter ouvido sua mãe falar: “Está com gripe? Vitamina C!”. Mas sabia que os benefícios da vitamina C para saúde vão muito além de apenas ajudar em episódios de gripes e resfriados?

Pele e cabelos são algumas das partes do corpo que se beneficiam, e muito, com o consumo diário dessa substância, em especial quando adquirida de forma natural, ou seja, pelo consumo de alimentos que trazem a vitamina C em sua composição.

Quer saber mais? Então confira neste post os 3 principais benefícios que o consumo da vitamina C traz para a saúde de seus cabelos e da sua pele!

Pele e cabelo: quais os benefícios da vitamina C para saúde deles?

A vitamina C, além de ser um poderoso antioxidante, é uma das principais responsáveis por estimular a produção natural de colágeno no organismo. O colágeno é o responsável pela composição dos ossos, das unhas e do cabelo e pela firmeza da pele.

Conheça agora os 3 principais resultados para a pele e para os cabelos ao consumir a quantidade ideal de vitamina C todos os dias, ou ao fazer uso de cosméticos que possuem essa vitamina em sua fórmula:

1. Melhora consideravelmente a aparência da pele

A ação do colágeno ajuda na diminuição das linhas de expressão, retarda o aparecimento de rugas e o envelhecimento da pele. Além disso, ele contribui para a redução de olheiras, da vermelhidão e ainda elimina o ressecamento.

2. Dá força aos cabelos

Nos cabelos, a vitamina C contribui para o fortalecimento dos fios, previne a queda e proporciona brilho ao cabelo devido ao fechamento das cutículas dos fios. Também ajuda a manter a cor natural dos fios e os mantém mais hidratados.

3. Melhor limpeza do couro cabeludo

Um couro cabeludo mais limpo se torna mais sadio e, por consequência, gera cabelos mais bonitos.

Aqui a vitamina C contribui para a prevenção da descamação do couro cabeludo, e ajuda a eliminar resíduos de shampoos e demais produtos.

Para o que mais serve a vitamina C?

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina essencial para o bom funcionamento do nosso organismo e prevenção de diversas doenças. Como é solúvel em água, diariamente nosso corpo a expele através da urina e do suor. Por isso, sua reposição diária é tão importante, em especial por meio do consumo de alimentos naturais.

Como dito anteriormente, não é só na ajuda à prevenção de gripes e resfriados que se resume a necessidade do consumo de vitamina C. Em nosso organismo, ela é responsável por diversas outras funções que garantem uma boa saúde.

4. Melhora a baixa imunidade causada por estresse

Por vezes, quadros de estresse causam queda na imunidade e, com ela, surgem diversas doenças. O consumo de vitamina C ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, criando uma barreira contra essas possíveis doenças.

5. Ajuda na prática de exercícios físicos

Uma dieta rica em alimentos que contenham vitamina C aumenta a força muscular e, por consequência, permite melhor desempenho físico.

Ela também ajuda a fortalecer os ossos, aumenta a circulação de oxigênio durante a prática de exercícios e causa a redução da pressão sanguínea.

6. Previne inúmeras doenças

A vitamina C diminui a probabilidade de um acidente vascular cerebral; ajuda no combate ao câncer, em especial os de ovário e pulmão; combate os radicais livres; diminui o risco do desenvolvimento de gota, que é um tipo de artrite, e aumenta a quantidade de ferro absorvida pelo organismo.

Lembrando ainda que a deficiência de vitamina C no organismo pode causar:

  • enfraquecimento no sistema imunológico;
  • inflamação nas gengivas, com a perda dos dentes;
  • demora na cicatrização de feridas e machucados;
  • problemas nas articulações e inchaços.

Quais alimentos são as melhores fontes de vitamina C?

Apesar de existirem diversos suplementos que prometem a reposição de vitaminas e nutrientes ao nosso organismo, os alimentos naturais ainda são as melhores fontes para sua aquisição.

Para conseguir a quantidade certa de vitamina C que precisa ser consumida diariamente — que é de 2 a 3 alimentos que possuem essa vitamina — as principais fontes são as frutas e vegetais, tais como:

  • acerola;
  • abacaxi;
  • caju;
  • limão;
  • laranja;
  • kiwi;
  • goiaba (essa possui o dobro da quantidade diária indicada, mais ainda do que a laranja);
  • couve-de-bruxelas;
  • pimentão;
  • couve-flor.

Outra dica importante para garantir que não se perca a vitamina C durante o preparo dos alimentos é prepará-los no vapor em vez de cozinhá-los diretamente na água. A utilização desse processo garante que a vitamina C seja mantida nos alimentos e não se perca na água descartada.

Qual a maneira correta de utilizar cosméticos com vitamina C?

É possível encontrar uma infinidade de cosméticos que possuem vitamina C em sua composição. Shampoos, cremes, clareadores de pele, séruns e protetores solares estão entre os mais utilizados.

Os ideais, e mais indicados, são aqueles que possuem uma concentração maior que 2% de vitamina C em sua fórmula. Existem produtos com até 20% e, quanto maior a porcentagem, melhor o resultado final.

Entretanto, não basta comprar e sair aplicando. Especialmente quando o assunto é a pele, há alguns pontos que precisam ser colocados em prática para obter o resultado desejado:

  • se você tem entre 25 e 30 anos, os cosméticos com vitamina C devem ser utilizados somente à noite. Durante o dia, dê preferência por aplicar o protetor solar;
  • acima dos 30 anos, o indicado é a utilização dos cosméticos com vitamina C pela manhã, seguida do protetor solar.
  • ainda sobre o protetor solar, acrescentar de 2 a 3 gotinhas de vitamina C nele, potencializa seu efeito, protegendo ainda mais a pele contra os raios UVA e UVB;
  • também é possível acrescentar gotinhas de vitamina C no hidratante de uso diário. Atente-se apenas para não fazer isso nos que sejam à base de retinol ou outro ácido, pois pode comprometer a sua ação;
  • para ficar tudo ainda mais perfeito, e com um resultado ainda melhor, o cuidado da sua pele deve seguir a seguinte sequência: limpeza; aplicação do tônico; esfoliante; aplicação da vitamina C; finalização com hidratante.

Seguindo essas dicas, e mantendo uma alimentação saudável e natural, os benefícios da vitamina C para saúde da sua pele, de seus cabelos e do seu corpo de forma geral estarão cada vez mais visíveis. Além de conquistar uma autoestima mais elevada e uma melhor qualidade de vida.

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