poros-da-pele-se-dilatam-make-you-app

Cútis com brilho excessivo e falta de uniformidade, esses são alguns dos problemas apresentados em peles que têm poros abertos. Considerada uma das vilãs quando se trata da beleza e da saúde, a dilatação dos poros tende a aparecer em mulheres que sofrem com oleosidade no rosto. Isso porque o excesso de óleo preenche os “furinhos na pele”, aumentando o tamanho dos poros.

Apesar desse problema ser frequente em outras estações do ano, é no verão que ele se intensifica, já que o suor e o calor propiciam o acúmulo de oleosidade e de células mortas. Para acabar com a dilatação dos poros da pele, é preciso entender um pouco mais sobre as suas causas e conhecer os cuidados diários e os tratamentos adequados. Ficou interessado em saber mais a respeito? Continue a leitura!

Quais são as causas dos poros dilatados?

Os poros são pequenos pontos na pele por onde saem os pelos, a oleosidade e o suor. A dilatação ocorre quando há um aumento da secreção de sebo. Por isso, mulheres que sofrem com pele oleosa tendem a ter poros dilatados. Isso ocorre porque as glândulas sebáceas e os pelos ocupam o mesmo poro, e quanto mais fino for o pelo, maior é a glândula sebácea.

É por essa razão que a zona “T” (testa, nariz e queixo) tem maior oleosidade, pois nessas áreas há pelos mais finos. A produção em excesso de sebo na cútis pode estar relacionada ao uso de cosméticos inadequados, desequilíbrios hormonais, má alimentação ou até mesmo à exposição solar. Contudo, há outros fatores que contribuem para a dilatação dos poros da pele, como:

  • idade: à medida que envelhecemos, as rugas e a flacidez aparecem, contribuindo para o surgimento de poros dilatados. A exposição solar, acumulada com a idade, também influencia na aparência dos poros;
  • hereditariedade: fatores como hereditariedade podem contribuir para o aparecimento dos poros dilatados. Se um de seus pais tem poros abertos, é possível que você possa herdar essa característica;
  • pele oleosa: identificada pela maior produção de sebo, a pele oleosa deposita ao redor dos poros o óleo, contribuindo para um aspecto visual indesejado. Os poros dilatados ficam inchados por causa do sebo, parecendo maiores. Doenças como acne e dermatite seborreica podem estar associadas à pele oleosa.

Como melhorar o aspecto e manter os poros da pele fechados?

Para minimizar os problemas causados pelos poros dilatados, é fundamental ter uma rotina diária de cuidados com a pele. Limpar, esfoliar e tonificar são alguns dos cuidados básicos que você deve ter.

Entretanto, procurar um dermatologista é muito importante, só ele poderá fazer uma avaliação da sua pele e indicar os produtos e tratamentos adequados.

Embora a consulta com um profissional seja o mais correto, nós separamos algumas dicas que você pode seguir para melhorar o aspecto da sua cútis. Confira a seguir.

Limpar a pele

Para que não ocorra o acúmulo de oleosidade nos poros, é fundamental limpar bem a pele. Lavar o rosto com um sabonete que tenha ácido salicílico em sua composição pode ajudar a diminuir a oleosidade.

Contudo, cuidado para não lavar a face mais de duas vezes por dia, isso pode aumentar a oleosidade da cútis. Caso você sinta o rosto brilhoso, é indicado utilizar lenços de controle de oleosidade, que retiram o brilho da pele e são ótimas alternativas para a correria do dia a dia.

Além disso, é importante que você também utilize um tônico facial. Ele vai ajudar a equilibrar o PH da pele e remover todas as impurezas que não foram totalmente retiradas durante a higienização.

Utilizar compressas frias e quentes

Usar compressa morna e fria no rosto pode ajudar a fechar os poros da pele. Para que o resultado esperado seja obtido, é indicado deixar uma bolsa térmica morna sobre a face durante 3 minutos, e depois aplicar uma compressa fria sobre o mesmo local por 2 minutos. Com essa técnica é possível minimizar os poros e aumentar a oxigenação dos tecidos.

Esfoliar

Para desobstruir os poros e remover as células mortas, é de extrema importância esfoliar a pele pelo menos uma vez na semana. O resultado da esfoliação será uma cútis mais uniforme, macia e sedosa.

Hidratar

Não é porque a sua pele é oleosa que ela não precisa ser hidratada. A oleosidade é apenas uma proteção da nossa pele, mas ela não é hidratante. Por isso, é necessário utilizar um creme adequado para o seu rosto. Ele será capaz de deixar a sua pele mais macia e saudável.

Para economizar tempo na rotina de beleza, o ideal é utilizar produtos que sejam multifuncionais, como os que oferecem hidratação e ajudam a disfarçar os poros aparentes.

Usar protetor solar

Proteger a pele contra os raios UV é essencial para evitar o envelhecimento precoce. Os raios solares agravam os sinais de rugas e flacidez, que evidenciam os poros dilatados. Por isso, é essencial utilizar um protetor solar adequado para o seu tipo de pele.

A maquiagem pode obstruir os poros?

Mulheres que têm a pele muito oleosa devem optar por maquiagens oil free e não comedogênicas, que são produtos que não obstruem os poros. Já as versões em pó devem ser evitadas, pois podem bloquear os poros e colaborar para o aparecimento de comedões e acnes.

Também é indicado usar bases e corretivos que tenham ácidos na sua composição, pois eles ajudam no controle da oleosidade. Entretanto, é preciso ter atenção na hora de retirar a maquiagem: o ideal é usar primeiro o demaquilante e depois lavar o rosto.

A má alimentação pode causar uma pele oleosa?

O consumo de alimentos gordurosos pode ser um dos fatores que contribuem para o surgimento dos poros dilatados. A ingestão de alimentos ricos em gorduras, como leite, queijo, iogurtes e industrializados pode aumentar a oleosidade da pele. Por esse motivo, é indicado ter uma alimentação saudável e beber muita água, isso ajudará a hidratar o seu corpo de dentro para fora.

Quais são os tratamentos indicados para amenizar os poros dilatados?

Para um tratamento eficaz, é de extrema importância que ele seja realizado por um profissional. Para tratar os poros, você deve procurar um dermatologista que indique a você o tratamento mais adequado para a sua pele. Entre as diversas opções, os mais conhecidos são:

  • ácido retinoico: proporciona uma leve descamação da pele, sendo possível realizar a aplicação em casa. Ele atua na cicatrização da cútis, na redução das manchas e na diminuição da oleosidade;
  • microdermoabrasão: conhecido também como peeling de cristal, é um tratamento indolor que promove uma esfoliação da pele, ajudando no tratamento dos poros dilatados. Os cristais utilizados ajudam a remover as células mortas e contribuem para uma cútis saudável;
  • peeling químico: é realizado em consultório e proporciona ótimos resultados. Ele ajuda a retirar as camadas danificadas da pele e promove a renovação celular. Com esse procedimento, é possível aumentar a elasticidade da cútis e tratar rugase manchas;
  • luz pulsada: a luz intensa pulsada reduz as glândulas sebáceas e diminui o tamanho dos poros. Esse tratamento tem resultados gradativos, sendo possível fazer com que os poros permaneçam menores, caso seja feito com frequência. A luz pulsada é indicada para pessoas que têm, além dos poros dilatados, manchas na pele e linhas de expressão.

Enfim, não faltam opções de tratamentos para diminuir a dilatação dos poros da pele e outras imperfeições. Porém, para que os melhores resultados sejam obtidos, é fundamental que você procure um especialista para realizar os procedimentos.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais!