Brook Preloader

Beleza e Higiene: como limpar pincéis de maquiagem

Beleza e Higiene: como limpar pincéis de maquiagem

Você sabia que higienizar os pincéis de maquiagem que são usados no dia a dia é tão importante quanto lavar o rosto? Isso mesmo, essa higienização é essencial para cuidar e manter a saúde da pele, evitando cravos, espinhas e irritações. Caso contrário, o pincel começa a acumular poeira e produto, favorecendo o desenvolvimento de bactérias e fungos!

Está surpresa? Pois é, maquiar já é uma missão difícil, quem diria ficar cuidando da limpeza de cada ferramenta. A gente te entende, mas estamos aqui para te mostrar que não precisa de drama, esse processo é mais simples do que você imagina! Além disso, hoje existem diversos tipos de materiais que fazem essa limpeza automaticamente, mas viemos te ensinar a fazer isso de uma forma natural, garantindo uma higiene de maior e melhor qualidade. 

Veja também: Make sem perrengue: acessórios para te ajudar na hora de se maquiar

Então vamos lá: o ideal é limpar os pincéis de maquiagem logo depois de usá-los para eliminar qualquer tipo de resíduo e não acumular diferentes produtos. Porém, sabemos que fazer isso todos os dias é quase inviável, por isso, a higienização pode sim ser feita uma vez por semana! Sabe aquele momento que você aproveita para se cuidar, fazer seu skincare e tirar um tempinho para se amar? Então, aproveita para adicionar essa tarefinha no meio disso. Por incrível que pareça, muita gente acha prazeroso fazer essa limpeza!

PASSO A PASSO:

1. Molhe as cerdas dos pincéis em água corrente

2. Coloque um pouco de detergente neutro ou shampoo na palma da mão ou em uma superfície lisa e faça movimentos circulares, mas não esfregue. Uma dica de ouro aqui é usar shampoos para bebês, pois são mais suaves e naturais; 

3. Para ter certeza que toda a sujeira saiu, vá passando o pincel em um papel toalha; 

4. Enxágue a parte lavada em água corrente e, caso necessário, repita o processo; 

5. Feito isso, os seus pincéis estarão limpos, porém, molhados – coloque- os em uma superfície onde as cerdas fiquem para baixo, evitando que a água escorra para os cabos e deixe-os em repouso em cima de uma toalha até secar por completo. Normalmente, em uma noite eles estarão prontinhos para serem usados novamente!

Veja também: Tipos de pincéis de maquiagem e suas funções