Brook Preloader

Como fechar os poros do rosto: 7 cuidados em casa + tratamentos com dermato

Como fechar os poros do rosto: 7 cuidados em casa + tratamentos com dermato

Pele com brilho excessivo e falta de uniformidade são alguns dos problemas apresentados em peles que têm poros dilatados. Aprender como fechar os poros do rosto é o sonho de muitas mulheres com essa característica de pele. Afinal, os poros dilatados incomodam muito e até atrapalham no acabamento da maquiagem. 

Considerada uma das vilãs quando se trata da beleza e da saúde, a dilatação dos poros tende a aparecer em mulheres que sofrem com oleosidade no rosto. Isso acontece porque o excesso de óleo preenche os “furinhos da pele” e isso faz com que o tamanho dos poros aumente.

Para fechar os poros do rosto é preciso seguir alguns cuidados diários com a pele, entender porque os poros dilatam e conhecer as opções de tratamento com um dermatologista. 

Os poros dilatados são apenas alguns dos efeitos visíveis de muitas alterações, principalmente, hormonais, que acontecem em nosso corpo e pode exigir um conjunto de tratamentos que vão além dos cuidados diários. 

Então neste post você vai entender quais são os cuidados básicos que você pode ter em casa para diminuir os poros do rosto até os cuidados profissionais. Confira:

como fechar os poros do rosto

Para minimizar os problemas causados pelos poros dilatados e tentar aprender como diminuí-los, é fundamental ter uma rotina diária de cuidados com a pele.

Limpar, esfoliar e tonificar são alguns dos cuidados básicos que você deve ter no dia a dia.

Mas não esqueça: procurar um dermatologista é muito importante nesse processo. Só ele poderá fazer uma avaliação da sua pele e indicar os produtos e tratamentos adequados.

Ainda que a consulta com um profissional seja o mais adequado, nós separamos algumas dicas de como fechar os poros do rosto, que você pode seguir em casa para melhorar o aspecto da sua pele.

1. Limpar a pele

O primeiro passo para fechar os poros do  rosto e não ter acúmulo de oleosidade, é limpar bem a pele.

Lavar o rosto corretamente, com um sabonete que tenha ácido salicílico em sua composição, pode ajudar a diminuir a oleosidade.

como-diminuir-poros-rosto

Contudo, cuidado para não lavar o rosto mais de duas vezes por dia, pois isso pode causar um efeito rebote e aumentar ainda mais a oleosidade da cútis. Se o sabonete retira toda a oleosidade, isso faz com que o organismo produza mais óleo para proteger a pele.

Caso você sinta o rosto brilhoso, é indicado utilizar lenços de controle de oleosidade que retiram o brilho aparente da pele e são ótimas alternativas para a correria do dia a dia.

Além disso, é importante que você também utilize um tônico facial. Ele vai ajudar a equilibrar o PH da pele e remover todas as impurezas que não foram totalmente retiradas durante a higienização. Entenda mais sobre o uso do tônico no vídeo:

2. Utilizar compressas frias e quentes

Usar compressa morna e fria no rosto é outro truque caseiro de como fechar os poros do rosto que pode ajudar.

O passo a passo para que o resultado esperado seja obtido é deixar uma bolsa térmica morna sobre a face, durante 3 minutos. Depois aplicar uma compressa fria sobre o mesmo local, por 2 minutos.

Com essa técnica, é possível minimizar os poros e aumentar a oxigenação dos tecidos. Você pode fazê-la antes de um evento especial como uma formatura ou festa, por exemplo.

Quanto melhor preparada sua pele estiver, mais sua maquiagem vai durar na pele

3. Esfoliar a pele

Para desobstruir os poros e remover as células mortas, é de extrema importância esfoliar a pele por, pelo menos, uma vez na semana. 

Essa é uma tática de como fechar os poros do rosto válida de fazer em casa, mas é importante ressaltar que ela deve ser feita com bastante delicadeza.

Esfregar o produto com força na pele pode causar microlesões. Escolha um esfoliante de qualidade e que não possua partículas grandes — a receitinha caseira de com mel e açúcar deve ser dispensada. Peça uma orientação de produto ao dermato. 

Assim, o resultado da esfoliação será uma cútis mais uniforme, macia e sedosa. Mais adiante veremos outras formas de esfoliação. #continuelendo

4. Hidratar

Não é porque a sua pele é oleosa que ela não precisa de hidratação. A oleosidade é apenas uma proteção da nossa pele, mas ela não é hidratante. Por isso, é necessário utilizar um creme adequado para o seu rosto. Ele será capaz de deixar a sua pele mais macia e saudável.

Para economizar tempo na rotina de beleza, o ideal é utilizar produtos que sejam multifuncionais como os que oferecem hidratação e ajudam a disfarçar os poros aparentes.

Complete sua leitura sobre o assunto com o post: Como hidratar a pele no inverno: 6 dicas para o dia a dia.

Nos casos de pele muito oleosas, comprar o produto certo de forma aleatória fica mais difícil. Por isso, reforçamos a importância do dermatologista que vai identificar a causa do excesso de oleosidade e o tratamento com os produtos adequados.

5. Usar protetor solar

Proteger a pele contra os raios UV é essencial para evitar o envelhecimento precoce. Os raios solares agravam os sinais de rugas e flacidez que evidenciam os poros dilatados. 

Por isso, é essencial utilizar um protetor solar adequado para o seu tipo de pele. E não estamos falando de usá-lo apenas quando você vai a praia ou a piscina. O protetor solar deve ser usado diariamente e aplicado, no mínimo, 30 minutos antes de sair de casa.

Na rotina de cuidados com a pele, ele deve ser aplicado logo após o hidratante. Dica: mesmo usando uma base ou bb cream com FPS, não dispense o uso o protetor. 

Além de proteger a pele dos raios UV, que vêm direto do sol, o protetor solar também protege a pele da luz azul vinda de dispositivos como smartphones, tablets, computadores, luzes de LED e fluorescentes, etc.

6. Máscaras de argila

Outro produto para fechar os poros do rosto é a argila. Ela é um composto natural feito de partículas muito pequenas que possuem propriedades benéficas.

Separamos dois tipos de argila que você pode usar em casa no rosto em forma de máscaras: a argila verde e a argila vermelha.

A argila verde tem a função de limpar mais profundamente os poros. E age melhor até que o sabonete diário. 

Por isso, pelo menos uma vez por semana, é recomendado fazer essa máscara. O resultado é uma pele mais lisinha e com poros mais fechados. 

Já a argila vermelha é rica em cobre e algas vermelhas e também limpa e oxigena melhor a pele, função essencial para quem procura por soluções de como fechar os poros do rosto.

Ambas as máscaras podem ser aplicadas na zona T — testa nariz e queixo — áreas onde os poros ficam mais dilatados.

7. Primer de maquiagem

Se você seguir os cuidados acima de como fechar os poros do rosto definitivamente, pode ter um resultado muito melhor com as suas maquiagens.

O primer é um dos produtos pré-maquiagem que contribuem para fazer o disfarce óptico dos poros, produzindo um efeito blur na pele. 

O sucesso deste produto está no silicone presente na fórmula que preenche, temporariamente, os poros mais dilatados disfarçando-os e deixando a pele lisinha e uniforme.

Leia também: Como usar o primer facial: tipos e quando aplicar no rosto.

Agora você já sabe sete dicas fáceis de colocar em prática no dia a dia para cuidar melhor da sua pele e, consequentemente, fechar os poros do rosto. 

Mas já se perguntou porque os poros dilatam? Falamos brevemente em alguns tópicos acima sobre os motivos, mas vamos nos aprofundar no próximo tópico.

Porque os poros do rosto dilatam?

Os poros são pequenos pontos na pele por onde saem os pelos, a oleosidade e o suor. A dilatação ocorre quando há um aumento da secreção de sebo. Por isso, mulheres que sofrem com pele oleosa tendem a ter poros dilatados.

Isso ocorre porque as glândulas sebáceas e os pelos ocupam o mesmo poro, e quanto mais fino for o pelo, maior é a glândula sebácea.

É por essa razão que a zona “T” (testa, nariz e queixo) tem maior oleosidade, pois nessas áreas há pelos mais finos.

A produção de sebo em excesso na pele pode estar relacionada:

  • ao uso de cosméticos inadequados;
  • aos desequilíbrios hormonais;
  • a má alimentação;
  • a exposição solar.

Contudo, há outros fatores que contribuem para a dilatação dos poros da pele, como:

  • idade: à medida que envelhecemos, as rugas e a flacidez aparecem, contribuindo para o surgimento de poros dilatados. A exposição solar, acumulada com os anos, também influencia na aparência dos poros;
  • hereditariedade: fatores como hereditariedade podem contribuir para o aparecimento dos poros dilatados. Se um de seus pais tem poros abertos, é possível que você possa herdar essa característica;
  • pele oleosa: identificada pela maior produção de sebo, a pele oleosa deposita o óleo ao redor dos poros, contribuindo para um aspecto visual indesejado. Os poros dilatados ficam inchados por causa do sebo, parecendo maiores. Doenças como acne e dermatite seborreica estão associados à pele oleosa.

Principais dúvidas sobre como diminuir poros do rosto

poros-dilatados-o-que-fazer

A maquiagem pode obstruir os poros?

Mulheres que têm a pele muito oleosa devem optar por maquiagens oil free e não comedogênicas, ou seja, produtos livres de componentes que obstruem os poros.

Já as versões em pó devem ser evitadas, pois podem bloquear os poros e colaborar para o aparecimento de comedões (cravos) e pústulas (espinhas). Também é indicado usar bases e corretivos que tenham ácidos na sua composição, pois eles ajudam no controle da oleosidade.

A maquiagem preenche os poros apenas temporariamente e não faz mal para a pele, mas é preciso atenção na hora de remover a maquiagem

O ideal é usar o demaquilante primeiro para retirar todo o excesso de produtos aplicados e depois lavar o rosto com sabonete para o seu tipo de pele.

A má alimentação pode causar uma pele oleosa?

O consumo de alimentos gordurosos pode ser um dos fatores que contribuem para o surgimento dos poros dilatados.

A ingestão de alimentos ricos em gorduras, como leite, queijo, iogurtes e industrializados pode aumentar a oleosidade da pele, agravando os quadros de acne que, consequentemente, pioram a aparência dos poros. 

Por esse motivo, se você realmente deseja aprender como fechar os poros do rosto definitivamente, é indicado ter uma alimentação saudável e beber muita água, isso ajudará a hidratar o seu corpo de dentro para fora.

Leia também: 8 tipos de alimentos que ajudam a acabar com as espinhas.

Praticar exercício físicos melhora a pele?

As atividade aeróbicas que produzem tanto a queima calórica quanto a liberação de suor ajudam a eliminar as toxinas do organismo.

Com isso, a pele fica mais oxigenada e saudável, permitindo que os cuidados diários e os tratamentos dermatológicos tenham um efeito positivo na beleza da pele.

É importante lembrar que uma pele bonita também é resultado de um estilo de vida saudável

Passamos pelos cuidados diários em casa, entendemos os impactos de alguns hábitos na pele e agora vamos falar dos tratamentos com o dermato para fechar os poros do rosto definitivamente. 

Tratamentos dermatológicos para fechar os poros do rosto

Para um tratamento eficaz de como fechar os poros do rosto definitivamente, é de extrema importância que ele seja realizado por um profissional.

Para tratar os poros, você deve procurar um dermatologista que vai avaliar sua pele e indicar os melhores tratamentos para os poros dilatados e para a sua pele como um todo.

Entre as diversas opções, as mais conhecidas são:

  • Tratamento com ácido retinoico: proporciona uma leve descamação da pele, sendo realizado em casa. Ele atua na cicatrização da cútis, na redução das manchas e na diminuição da oleosidade;
  • Microdermoabrasão: conhecido também como peeling de cristal, é um tratamento indolor que promove uma esfoliação da pele, ajudando a fechar os poros do rosto. Os cristais utilizados ajudam a remover as células mortas e contribuem para uma cútis saudável;
  • Peeling químico: é realizado em consultório e proporciona ótimos resultados. Ele ajuda a retirar a camada superficial da pele, promovendo a renovação celular. Com esse procedimento, é possível aumentar a elasticidade da cútis e tratar rugas e manchas;
  • Luz pulsada: a luz intensa pulsada reduz as glândulas sebáceas e diminui o tamanho dos poros. Esse tratamento tem resultados gradativos, sendo possível fazer com que os poros permaneçam menores, caso seja feito com frequência. A luz pulsada é indicada para pessoas que têm, além dos poros dilatados, manchas na pele e linhas de expressão.
  • Black Peel: é um tipo mais atual de peeling feito com uma máscara de carvão e laser. O procedimento é feito em consultório e faz uma esfoliação da pele. A vantagem é que não há descamação no pós-procedimento. 

Enfim, não faltam opções de tratamentos que ajudam em como fechar os poros do rosto definitivamente.

Entretanto, para que os melhores resultados sejam obtidos é fundamental que você procure um especialista para realizar os procedimentos.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais!

Quer ficar com a pele perfeita no seu próximo evento?

Agora que você já sabe como fechar os poros do rosto, conheça nosso aplicativo de serviços de beleza e bem-estar.

Aproveite para agendar serviços de maquiagem, penteados, manicure, design de sobrancelha e massagem tudo a domicílio.Além da comodidade e segurança, você ganha tempo, evita trânsito e a demora do salão, esperando no conforto da sua casa!

Baixe nosso aplicativo agora:

APP STORE PLAY STORE

Na Make You, você conta com um padrão exclusivo de atendimento:

  • resposta em até 20 minutos;
  • serviço padronizado de qualidade;
  • profissionais com treinamento de etiqueta e conduta.

Baixe agora o aplicativo, agende seu atendimento e prepare-se para uma experiência única de bem-estar e beleza!