cuidados-com-cabelo-e-make-you-app

O verão é época de aproveitar! Sol, piscina e muito mar fazem com que essa seja uma das estações mais gostosas do ano, não é mesmo? Mas nem tudo são flores: apesar da diversão, pele, cabelo e make sentem os impactos do calor e a beleza acaba comprometida.

Para passar por essa estação sem prejudicar seu visual, é necessário ter alguns cuidados básicos, envolvendo hidratação, muita proteção solar e alguns truques simples.

Ficou curiosa? O post de hoje é um guia completo para ajudá-la a cuidar da pele e do cabelo no verão, além de dar boas dicas sobre como fazer sua maquiagem durar mais nessa estação. Continue a leitura!

Comece os cuidados do cabelo e make de verão pela hidratação

No verão, tanto pele quanto cabelos precisam de um cuidado a mais na hidratação: calor, piscina, praia e sol podem agredir e fazer com que a beleza dos fios e da cútis seja comprometida.

Portanto, descubra abaixo algumas dicas para diminuir o impacto dessas agressões e manter a sua beleza preparada para os dias de calor!

Saiba como hidratar o cabelo para o verão

Para manter seus fios saudáveis, é ideal que a hidratação seja feita, pelo menos, uma vez por semana. Siga um cronograma capilar, intercalando alguns cuidados, como hidratação, nutrição e reparação, para que seus cabelos tenham todos os nutrientes repostos, e não apenas a umidade.

No mês, devem ser feitas oito hidratações, três nutrições e uma reconstrução. Mas esses números podem variar conforme você for percebendo as necessidades específicas do seu cabelo.

Comece aplicando o shampoo, evitando o uso de antirresíduos nessa época, visto que seu cabelo já estará fragilizado pela exposição ao sol, à areia e ao cloro. Depois, aplique a máscara escolhida conforme o cronograma. Só após o enxágue da máscara que você deve aplicar o condicionador, que selará os nutrientes nos fios.

Uma boa dica para essa época é aproveitar as altas temperaturas para lavar os cabelos apenas usando água fria, que tem o poder de fechar as cutículas capilares, conferindo mais brilho e hidratação.

Finalize o cuidado com um leave-in com proteção solar, fazendo com que seus cabelos estejam mais preparados para enfrentar os índices altos de UV que acompanham essa época do ano.

Saiba como hidratar a pele no verão

Você já deve ter percebido como sua pele sente os impactos dessa estação, não é mesmo? Queimaduras, oleosidade, ressecamento e descamações são alguns dos problemas mais comuns. Confira a seguir como evitar tudo isso!

Tenha cuidado ao tomar sol

Um dos principais cuidados que você deve ter com a pele no verão é a aplicação do filtro solar. Mesmo se você estiver buscando o bronzeado característico dessa época, vá com calma, controlando o seu tempo de exposição e usando o fator de proteção adequado.

O ideal é nunca esquecer de tomar sol antes das 10 horas ou depois das 16 horas, sempre evitando outros horários, em que o sol estará muito forte, aumentando os riscos de câncer de pele e manchas.

É melhor passar mais dias se bronzeando do que estragar todo o seu trabalho ficando vermelha de sol logo de cara e tendo sua pele descascando nos outros dias.

Use produtos oil-free

Para evitar aquele aspecto oleoso no rosto, especialmente nessa época — em que você precisa combinar o uso do hidratante com o filtro solar — use produtos que não contêm óleo em sua composição, especialmente os que tenham textura gel creme ou matificante.

Cuide da alimentação

A beleza vem de dentro, então, invista em alimentos que ajudem a sua pele a sobreviver à estação mais quente do ano! Cenoura, mamão, beterraba, couve: esses alimentos contêm betacaroteno, uma substância que vai ajudá-la a conseguir um bronzeado mais bonito e que contém antioxidantes importantes para a saúde da pele.

Consuma também frutas e verduras que contenham muita água, como melancia, melão, laranja e pepino. É uma ótima maneira de manter sua pele hidratada e reduzir os danos causados pelo verão.

Hidrate-se

Para cabelo e make de arrasar, não adianta passar cremes e máscaras se você não se hidratar de dentro para fora, certo? Ainda mais na estação em que mais perdemos líquidos por meio do suor. Portanto, ande sempre com uma garrafinha à mão, mantendo sua hidratação. O ideal é consumir, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Abuse da água de coco: além de tudo, ela tem potássio, que ajuda a recuperar os minerais perdidos na desidratação. O suco de laranja também é uma ótima opção, pois contém vitamina C, substância importante na produção de colágeno pelo corpo. Sua pele ficará um pêssego!

Faça máscaras hidratantes

Máscaras hidratantes caseiras, além de fáceis de fazer, podem ajudar você a recuperar os nutrientes e a umidade da pele. Confira algumas opções:

  • argila: a argila branca, além de ser purificante, é hidratante e confere radiância à pele. Adicione, aos poucos, água a duas colheres de argila branca, até conseguir uma consistência cremosa. Aplique no rosto e deixe por 15 minutos. Enxágue;
  • pepino com hortelã: refrescante, essa máscara é ideal para os dias de calor, recuperando a hidratação e livrando a sua pele de toxinas. Bata ½ pepino sem casca e seis folhas de hortelã no liquidificador. Aplique e deixe descansar no rosto por 15 minutos antes de enxaguar;
  • mel, aveia e camomila: essa é uma receita para hidratar e acalmar peles irritadas pelo calor. Misture quatro colheres de mel, uma colher de aveia e duas colheres de chá de camomila gelado até formar uma pasta. Deixe agir em seu rosto por 30 minutos e retire a máscara suavemente com um algodão embebido em água morna.

Esfolie

Esfoliar pode parecer mais uma agressão a uma pele já “judiada” por agressões externas, mas não é nada disso! É por meio da esfoliação que você renova sua cútis, eliminando células mortas e garantindo que sua pele esteja pronta para receber a hidratação.

Além disso, se você quiser um bronzeado uniforme, lembre-se de esfoliar sua pele 3 dias antes de se expor ao sol.

Tenha cuidado com o excesso de oleosidade na pele e cabelo

Já reparou que cabelo e pele tendem a ficar mais oleosos no verão? Isso acontece porque o calor característico da estação estimula a produção de sebo. Portanto, alguns cuidados extras precisam ser tomados para garantir que a situação fique sob controle.

Para a pele:

  • prefira fórmulas oil-free e não comedogênicas;
  • lave o rosto diariamente com sabonetes indicados para pele oleosa;
  • evite alimentos gordurosos;
  • hidrate-se;
  • não deixe de aplicar o hidratante;
  • opte por produtos matificantes;
  • use máscaras de argila;
  • troque seu hidratante noturno por um sérum, que tem fórmula mais leve e menos oleosa.

Para os cabelos:

  • não aplique condicionador no couro cabeludo;
  • evite lavar o cabelo todos os dias;
  • não durma de cabelos molhados;
  • aposte nos shampoos secos;
  • enxágue sempre os cabelos com água fria.

Escolha os produtos certos para o verão

Usar, no verão, os mesmos produtos de cabelo e make que você usa o ano inteiro pode ser um erro. Como você deve ter percebido nos tópicos anteriores, investir em fórmulas feitas especialmente nessa época pode ser o diferencial para conquistar uma beleza perfeita.

Isso acontece porque o verão demanda fórmulas menos oleosas, proteção solar e outras características específicas para melhorar a nutrição e a hidratação da cútis e dos fios.

Confira abaixo os principais produtos para você investir nessa estação!

Descubra quais são os melhores produtos para usar no cabelo no verão

Quer cabelos de sereia neste verão? Venha conosco que temos dicas de produtinhos que vão deixar seus fios macios e brilhantes!

Leave-in com protetor solar

Esse é o item nº 1 da lista e não é à toa: antes de sair de casa, nunca deixe de aplicar um leave-in que contenha protetor solar em sua composição. Dessa forma, você evita que seus cabelos sofram intensamente a ação dos raios UV.

Óleo de coco

O óleo de coco é um verdadeiro coringa: serve tanto para nutrir seus cabelos depois da exposição prolongada à praia, ao cloro e ao sol, quanto como uma proteção. Ao aplicá-lo nos cabelos antes de entrar no mar, você previne diversos danos, formando uma película protetora nos fios.

Máscaras hidratantes

Mesmo protegido, o cabelo vai sofrer. E é aí que entra a hidratação: para repor a água perdida pelos fios. Opte por cremes e máscaras que contenham aloe vera, vitamina E e frutas em sua fórmula.

Máscaras reparadoras

As máscaras reparadoras repõem a massa do seu cabelo, sendo ideais para fios muito danificados, com pontas duplas e ressecamento severo. Para encontrá-las, procure por aquelas que contenham queratina, arginina e outras proteínas na fórmula.

Chapéu

Nem sempre a beleza vem em pote: os chapéus e lenços protegem fisicamente o seu cabelo, impedindo que ele fique muito exposto ao sol e ao vento cheio de areia. Não deixe de usá-los ao ir à praia, combinado?

Descubra quais são os melhores produtos para fazer maquiagem no verão

Fazer a maquiagem durar mais no verão é um verdadeiro desafio. A pele, mais oleosa por causa do calor, tende a reter menos os produtos, e, quando menos se espera, o look já derreteu. Veja os produtos que podem ajudá-la a impedir essa tragédia!

Primer matificante para a pele

Um bom primer aplicado antes da base é indispensável nos dias de calor. Além de segurar a make por mais tempo, disfarça linhas de expressão e os temidos poros dilatados característicos do verão.

Pó translúcido

Especialmente em maquiagem para festas, usar um pó translúcido, que sele a maquiagem depois de pronta, faz com que o look dure mais e mantém tudo no lugar, deixando a pele mais seca e sem oleosidade.

Pó compacto

O pó compacto entra aqui como um companheiro certo para os dias de calor. Ande sempre com um na bolsa para retoques, evitando que a oleosidade apareça e estrague a sua make.

Delineador à prova d’água

Para garantir seus olhos destacados por muito mais tempo, invista em um delineador que seja à prova d’água, evitando que o suor faça com que seu delineado marque a pálpebra.

Rímel à prova d’água

Outro bom truque para makes mais duradouras é investir em um bom rímel à prova d’água. Dessa maneira, você evita que seus olhos borrem e não perde a definição dos seus cílios. Especialmente em maquiagem para a noite, vale investir um pouco mais e garantir que seu visual não derreta no meio da festa.

Spray fixador

Se você vai fazer uma maquiagem para festas, o spray fixador é um item indispensável, ainda mais no verão. Usado antes da base e depois do look pronto, ele ajuda a segurar tudo no lugar e evita que sua pele derreta.

Água termal

A água termal também é uma ótima aliada para o verão: além de refrescar, contém zinco em sua composição, o que reduz a oleosidade e nutre a pele. Aplique uma generosa borrifada depois de lavar o rosto, antes de fazer a make.

Lencinhos antioleosidade

Nas horas de emergência, eles ajudam! Os lencinhos antioleosidade devem sempre estar na sua bolsa na estação mais quente do ano, pois eliminam, num passe de mágica, todo o brilho oleoso sem levar embora a sua maquiagem.

Entenda como ter make e cabelo sempre perfeitos no verão

Seque bem os cabelos

A umidade é a pior inimiga de um penteado perfeito. Portanto, antes de tudo, seque bem os seus cabelos, retirando primeiro o excesso de água com uma toalha e finalizando, de preferência, com um secador. Saiba como usar o jato frio do secador!

Opte por visuais presos ou meio presos

Os penteados presos ou meio presos são os que têm a maior durabilidade! Isso acontece porque os grampinhos e elásticos seguram tudo no lugar.

Ande com grampos e elásticos na bolsa

Precisa de um ajuste de emergência? Sem problemas! Com grampos e elásticos estratégicos, você consegue arrumar algum fio que possa ter saído do lugar quando você se acabou de dançar na pista.

Finalize com um spray

Os sprays fixadores são as estrelas de um bom penteado. São eles que dão a textura e a fixação certas. Procure saber qual é o ideal para o efeito que você quer, pois são muitas opções: ultra fixação, fixação leve, moderada, ultrabrilho, volume etc.

Conte com ajuda profissional

Penteados impecáveis são conseguidos apenas com a ajuda de quem sabe o que está fazendo. Profissionais sabem não só montar o look, mas também usar os produtos e estratégias certas para deixar tudo lindo até o final da festa. Vale a pena investir um pouco mais, mas ter a tranquilidade de que seu look está sendo cuidado por profissionais no assunto.

Aprenda as melhores dicas para a maquiagem durar mais no verão

Calor significa pele oleosa, ou seja, maquiagem derretida em poucas horas. Mas não precisa ser assim! Veja alguns truques simples que separamos para você deixar sua make impecável a festa ou o dia inteiro:

Lave o rosto com água fria

Antes de aplicar qualquer produto, lave o rosto com água gelada. Dessa forma, seus poros se contraem, diminuindo a produção de óleo durante o dia. Se você tiver um pouco mais de tempo, pode, inclusive, passar algumas pedras de gelo sobre o rosto.

Combine creme + pó

Sombras e blush podem ter sua durabilidade aumentada se forem usados em um combo que tenha como base um produto com textura em creme e por cima uma opção em pó. Só lembre-se de optar por cores parecidas e não exagerar no blush, certo?

Opte por fórmulas à prova d’água

Rímel, delineador, lápis e sombra à prova d’água: não dá para pensar em maquiagem no verão sem esses itens! São eles que vão segurar o suor e garantir um look duradouro e bonito.

Use spray fixador

Esse é um truque de maquiador profissional. Antes da base e depois de tudo pronto: essa é a forma certa de usar o spray fixador, que vai deixar sua maquiagem impecável por mais tempo.

Faça a base do batom com um lápis

Se você quer um batom que dure a noite inteira, faça antes a base dele usando um lápis da mesma cor. Mas não se esqueça de preencher os lábios completamente, não se limitando apenas ao contorno. Depois, passe o batom por cima, retire o excesso, e passe novamente. Feito isso, finalize com uma batida de pó translúcido.

Use pó translúcido

Falando em pó translúcido, não deixe de usá-lo ao se produzir no verão! É ele quem vai segurar tudo no lugar e dar aquele efeito mais bem-acabado à sua maquiagem. Só tome cuidado com o excesso se for ser fotografada: determinadas marcas podem “estourar” com o flash.

Veja o que deve ser evitado no cabelo e maquiagem de verão

Agora que você já sabe o que fazer, que tal descobrir o que deve ser evitado no cabelo e make? Vamos passar algumas dicas do que você não deve fazer se quiser manter sua beleza em dia nesse verão!

Saiba o que não fazer com o cabelo durante o verão

No calor, existem muitas coisas que devem ser evitadas para minimizar os danos nos seus cabelos. Confira:

Entrar de cabelo seco na piscina ou mar

Nosso cabelo funciona como uma verdadeira esponja, portanto, ao entrar com os cabelos secos na piscina ou mar, você deixa seu cabelo ainda mais vulnerável aos efeitos nocivos do cloro e do sal. Procure, portanto, molhar antes os fios com água doce ou mineral.

Não enxaguar o cabelo depois

Assim como é importante molhar os cabelos antes de mergulhar, também é indispensável que você lave e remova todo o sal e o cloro dos cabelos. Deixar esses agentes agressores agindo só vai piorar os danos aos fios.

Usar shampoo antirresíduos em excesso

Por mais que os antirresíduos possam ser interessantes para eliminar produtos nocivos ao cabelo, eles também tendem a agredir bastante a fibra capilar, e tendem a não ser tão interessantes quando seus cabelos já estão frágeis.

Opte por fórmulas mais leves, sem sal na fórmula, para deixar seus cabelos mais hidratados e bonitos nessa estação.

Deixar os cabelos desprotegidos

É a cabeça que fica mais exposta aos raios UV, então, imagine o quão nocivo isso pode ser para os seus cabelos! Para evitar o ressecamento e as pontas queimadas, opte por produtos com filtro solar na fórmula, além de, sempre que possível, complementar a proteção com um estiloso chapéu.

Saiba o que não fazer com a make de verão

Usar produtos pesados

Bases de cobertura pesada e outros produtos com a consistência “argamassa” podem não ser uma boa opção para o verão, pois, além de derreterem com mais facilidade e deixarem um aspecto pegajoso, não combinam com a estação, que pede por peles mais naturais, com aspecto saudável.

Optar por cores muito escuras

Cores muito escuras para a sombra e a boca acabam em desuso nessa época do ano, em que é mais comum uma pele iluminada, tons corais, claros e com muito brilho.

Esquecer da hidratação

Pode ser tentador pular essa etapa, não é mesmo? Com a oleosidade que o verão causa, deixar de usar o hidratante pode parecer mesmo uma boa ideia. Mas não se engane: isso só causa o efeito rebote, ou seja, a pele percebe que está seca e tende a produzir mais óleo para compensar.

Opte, portanto, por hidratantes estilo gel creme, que hidratam sua pele sem deixá-la oleosa.

Deixar de usar primer

Uma maquiagem sem primer é a chave para uma pele derretida no meio da festa! Não deixe de aplicar, pelo menos, o primer facial, antes da base, e garanta que sua make fique impecável por muito mais tempo.

Esquecer de tirar a maquiagem

No final da festa, só queremos dormir, não é mesmo? Mas calma! Para impedir que a oleosidade piore e as espinhas surjam, tire cuidadosamente sua make ao chegar em casa. Dormir com a pele limpa e hidratada vai garantir dias de verão mais lindos para você.

Como você pode ver, não é tão difícil assim ficar linda no verão! Você só precisa investir nos produtos certos e saber como montar sua rotina de cuidados.

Gostou de aprender como cuidar do cabelo e make nesse verão? Continue acompanhando nossos conteúdos! Assine a newsletter e não perca nenhuma dica. Vamos lá!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.