A estação mais gelada do ano está chegando e, no post de hoje, a gente traz algumas dicas que vão te ajudar a manter a pele hidratada e protegida das baixas temperaturas.

Todos os anos, quando o outono dá as caras, as mulheres já ficam atentas aos cuidados especiais com a pele que virão com a chegada do inverno. A temporada mais fria é caracterizada pelo clima mais seco e vem sempre acompanhada dos mesmos problemas: pele ressecada e com possível descamação, acnes, rosácea, lábios rachados e etc. Problemas que só de pensar, já causam um certo desespero.

É por isso que quando as temperaturas despencam, é fundamental estar atenta a alguns hábitos que são prejudiciais nesse período e, principalmente, dar uma turbinada na necessaire. Acompanhe abaixo algumas dicas para encarar o inverno preparada:

Leia também: Cuidados com a pele: passo a passo 

Limpeza profunda

Não é porque está frio que podemos ignorar a limpeza da pele do rosto. Muitas mulheres acabam derrapando e esquecendo (voluntariamente!) desse hábito exatamente para não sentir frio e mais: é comum que no inverno, venha aquela preguiça incomodar e acabamos deixando para depois algumas coisas.

O rosto deve ser lavado pelo menos duas vezes ao dia, em água morna ou fria, com um sabonete específico para a sua pele – é super importante ter um acompanhamento dermatológico.

Saiba aqui como lavar rosto corretamente.

Turbine a hidratação

Não precisamos nem dizer que nessa época do ano, tem que dar aquela turbinada na hidratação, né? No inverno, perdemos bastante líquido (ainda que a gente não perceba) e é importante que seja reposto ao corpo.

Mesmo quem tem a pele mais oleosa, precisa ficar de olho e mantê-la hidratada. Mais uma vez, é muito importante que você use um creme hidratante específico para o seu tipo de pele – não dá para usar um creme para pele seca se a sua tem aspecto oleoso, né?!

A pele mais seca precisa de uma atenção ainda maior no inverno e pede produtos com filtro solar e vitamina C.

Fuja dos banhos muito quentes

Com a chegada do inverno, é comum que as temperaturas do banhos subam horrores, afinal, a ideia é se esquentar e relaxar. Mas aqui, falamos em fugir da água muito quente.

Okay, é fácil falar. Na prática é bem mais difícil, mas vale a tentativa, já que a água muito quente não só piora o aspecto da pele no que diz respeito à estética (pode aumentar a oleosidade), mas pode causar danos maiores à saúde do maior órgão do corpo humano.

Além da pele, os banhos com temperatura elevada fazem mal também aos cabelos, podendo deixá-los ressecados e sem brilho e ainda provocar a queda dos fios.

Use protetor solar

Esqueça a ideia de que proteção solar só é necessária no verão. Nada disso! O sol no inverno pode até ser mais ameno, mas não deixa de prejudicar a pele. Sem falar na luz artificial de casa ou do escritório, que pode, sim, queimar.

Os médicos afirmam que não dá para ignorar o protetor solar e indicam os produtos com fator de proteção 15.

Leia também: Como usar protetor solar: escolha o tipo certo e aprenda como usar 

Abuse da proteção labial

Assim como a hidratação da pele é essencial, não dá para esquecer dos lábios. No frio, é comum que eles fiquem ressecados e rachados, por isso, tem que garantir que eles fiquem hidratados e com aspecto saudável.

Aproveite a tendência glossy e use e abuse do lip gloss, que deixam os lábios com um visual molhado e bem hidratados.

Mantenha uma alimentação saudável

Não é novidade que alimentação e beleza da pele caminham lado a lado, né? Independente da estação, é essencial uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes, não só para a saúde da pele, mas de todo o funcionamento do corpo.

Aposte em:
– Verduras e legumes refogados
– Frutas vermelhas
– Alimentos integrais, ricos em fibra
– Chás
– E muita, muita água!

Lembre-se: para uma alimentação balanceada, busque ajuda de um profissional nutricionista.