Brook Preloader

Manchas na pele: tipos, cores e o que pode ser [COM FOTOS] + Infogr√°fico

Manchas na pele: tipos, cores e o que pode ser [COM FOTOS] + Infogr√°fico

Um conhecimento b√°sico a respeito de manchas na pele, quais s√£o os tipos principais e o que pode ser cada um ajuda tanto na preven√ß√£o quanto no tratamento de problemas. Observar aspectos da pele e estar atento a altera√ß√Ķes √© um cuidado importante, pois esse √≥rg√£o √© capaz de indicar sinais que precisam de aten√ß√£o.

Existem diversas doen√ßas que atingem a c√ļtis ‚ÄĒ algumas s√≥ afetam a est√©tica, outras fazem mal √† sa√ļde. Quando voc√™ observa e conhece um pouco mais sobre os problemas da pele, fica mais f√°cil de identificar altera√ß√Ķes e procurar um especialista.

Esse processo é muito importante para não permitir que doenças se desenvolvam, uma vez que reconhecê-las o quanto antes pode facilitar o tratamento. 

Quer conhecer quais são as doenças que causam manchas na pele? Ou o que pode ser uma mancha marrom na pele?

Criamos um guia completo com fotos de manchas na pele e tudo que voc√™ precisa saber sobre elas. Ent√£o, n√£o deixe de conferir o conte√ļdo a seguir!

Tipos de manchas na pele: o que pode ser? | INFOGR√ĀFICO + GUIA COMPLETO

Com certeza você já se perguntou o que causa manchas na pele ao ver uma manchinha aparecendo do nada.

As causas dessas marcas na pele s√£o muito variadas. Por isso, voc√™ deve observar como sua pele se comporta, seus h√°bitos, a forma como voc√™ se exp√Ķe ao sol ‚ÄĒ um grande vil√£o das manchas.

Para que você saiba identificar quando alguma alteração acontecer com você, explicamos abaixo as manchas na pele mais comuns, divididas em categorias de cor, e como clarear manchas na pele com tratamento. 

Depois desse guia, você vai virar expert em tipos de manchas na pele e o que pode ser:

manchas na pele

Manchas na pele vermelhas

1. Psoríase

manchas-vermelhas-psoriase

A psor√≠ase √© uma doen√ßa autoimune e cr√īnica que n√£o tem g√™nero ou idade. De modo geral, a pessoa que sofre dessa doen√ßa √© acometida por manchas na pele vermelhas que co√ßam, descamam e apresentam o centro branco.

Esse tipo de manchas na pele podem atingir áreas pequenas ou grandes, acometendo órgãos genitais, mãos, couro cabeludo, cotovelo, joelho e barriga.

√Č uma doen√ßa n√£o contagiosa que tem como principais fatores de risco:¬†

  • depress√£o;¬†
  • consumo de bebidas alco√≥licas;¬†
  • estresse;¬†
  • hipertens√£o;¬†
  • diabetes;¬†
  • HIV;¬†
  • excesso de peso;¬†
  • fumo;¬†
  • predisposi√ß√£o gen√©tica, entre outros.

Infelizmente, n√£o existe cura para a psor√≠ase, por√©m as manchas e os sintomas podem ser controlados para reduzir os inc√īmodos e o aspecto dessa doen√ßa.¬†

Para isso, é preciso fazer tratamento à base de medicamentos como pomadas anti-inflamatórias e uso de luz ultravioleta com a orientação do dermatologista.

2. Ros√°cea

rosacea-mancha-vermelha-pele

A ros√°cea √© uma inflama√ß√£o avermelhada e duradoura que surge nas bochechas, testa, nariz e queixo. Vem acompanhada de les√Ķes semelhantes a espinhas e do engrossamento da pele.

Aparecem em pessoas com idade entre 30 a 50 anos, afetando principalmente mulheres de cor, olhos e cabelos claros.

Não existe um consenso em relação às causas dessa doença, apesar de estar associada a problemas como:

  • alcoolismo;
  • temperaturas extremas;¬†
  • bebidas quentes;¬†
  • estresse;¬†
  • doen√ßas gastrointestinais;¬†
  • uso de medicamentos espec√≠ficos.

√Č uma doen√ßa cr√īnica, ou seja, n√£o tem cura, por√©m pode ser controlada com cuidados di√°rios e uso de medicamentos e cremes.

As rosáceas não devem ser confundidas com as manchas na pele rosadas e naturais que podem aparecer no rosto após prática de exercícios físicos, exposição aos raios solares ou frio excessivo.

O tratamento √© feito com Luz Intensa Pulsada para melhorar a textura, a cor e a les√Ķes na pele. A maquiagem tamb√©m ajuda a disfar√ßar a vermelhid√£o decorrente da ros√°cea no dia a dia.

3. Dermatite

dermatite-pele-manchas

Existem diversos tipos de dermatite, sendo os mais comuns: a seborreica, de contato e a atópica. 

A dermatite seborreica atinge √°reas onde est√£o presentes grandes quantidades de gl√Ęndulas seb√°ceas como couro cabeludo e rosto.

√Č caracterizada por manchas vermelhas, coceira e descama√ß√£o. Ainda n√£o se sabe ao certo quais s√£o as causas, por√©m o problema pode ser tratado com shampoos, pomadas e cuidados di√°rios.

A dermatite de contato causa um tipo de mancha na pele devido ao contato com agentes agressivos (produtos de limpeza, bijuterias, detergentes, entre outros) que podem causar fissuras, ressecamento e vermelhid√£o. Seu tratamento consiste em evitar o causador dos sintomas.

J√° a dermatite at√≥pica √© um problema cr√īnico que apresenta sintomas como coceira e erup√ß√Ķes nas dobras do joelho e dos bra√ßos. Seu tratamento depende de cada caso e costuma envolver hidrata√ß√£o e uso de corticoide.

4. Foliculite

foliculite-manchas-vermelhas

A foliculite √© a inflama√ß√£o dos fol√≠culos pilosos ‚ÄĒ √°rea de onde nascem os pelos do corpo. Esse problema √© causado, principalmente, quando essas estruturas s√£o danificadas por depila√ß√£o, espinhas, transpira√ß√£o excessiva, feridas ou curativos.

Quando os fol√≠culos s√£o lesionados, ficam suscet√≠veis a infec√ß√Ķes virais, f√ļngicas ou bacterianas, afetando, em geral, a regi√£o da barba, n√°degas, virilha e axila.¬†

Seus principais sintomas são pequenas bolinhas vermelhas e inflamadas que coçam e podem conter pus.

Em geral, seu tratamento envolve medicamentos e depende do tipo de infecção. No entanto, não utilizar roupas apertadas e tomar cuidado ao se depilar são cuidados indispensáveis para manter a pele saudável.

Conheça também: 8 tipos de alimentos contra acne para incluir na alimentação.

Manchas na pele marrom

5. Melanose solar

melanose-solar-mancha-marrom-pele

A melanose solar ou mancha senil é o nome dado as mini manchas escuras na pele que se formam nas mãos, braços, colo, ombros e rosto.

Essas manchas na pele são comuns em pessoas mais velhas e em idosos de pele clara. Isso acontece porque essas manchinhas são o resultado do efeito cumulativo do sol sem proteção ao longo dos anos.

Estamos expostos ao sol diariamente, independentemente de estar ou não na praia e raramente lembramos de aplicar protetor no dia a dia quando saímos à rua. Conforme os anos passam a melanose solar vai se tornando visível.

Para evitar esse problema, a principal medida √© proteger a pele ‚ÄĒ rosto, pesco√ßo, colo, ombros, bra√ßos e m√£os ‚ÄĒ com protetor solar todos os dias.¬†

Quem j√° tem o problema pode tratar com sess√Ķes de Luz Intensa Pulsada para melhorar textura, cor e firmeza da pele. O tratamento deve ser conduzido por um dermatologista.¬†

6. Fitofotodermatose

fitofotodermatose-mancha-limao

Esse é um dos tipos de manchas na pele que você pode evitar. A fitofotodermatose é uma mancha escura que surge quando manuseamos algumas frutas cítricas e expomos a mão ao sol sem lavá-las.

O resultados √© que as subst√Ęncias presentes no lim√£o, tangerina, laranja, figo, dentre outras, reagem ao calor provocando manchas marrom e at√© queimaduras em casos graves.

As áreas mais comuns de esses acidentes acontecerem são nas mãos e nos braços. 

Para se prevenir, sempre que manusear esse tipo de alimento lave bem as mãos com água corrente e sabão e também outras áreas que tiveram contato com o suco da fruta. Em seguida, aplique protetor solar e evite o sol.

A fitofotodermatose some com o tempo ao contrário do próximo tipo de mancha marrom: o melasma. Uma das manchas na pele com tratamento mais difícil.

7. Melasma

tipo-de-mancha-melasma

O melasma é um dos tipos de manchas na pele bastante frequente em mulheres com idade entre 20 e 30 anos. Também pode afetar a pele dos homens, apesar de ser menos comum.

√Č caracterizado por manchas escuras e amarronzadas que atingem principalmente bra√ßos, rosto e colo ‚ÄĒ √°reas em que a exposi√ß√£o solar √© bem maior e mais direta. Podem ser caracterizadas por manchas escuras na pele que co√ßam e descamam.¬†

Elas s√£o causadas por fatores como predisposi√ß√£o gen√©tica, uso de anticoncepcionais e excesso de exposi√ß√£o ao sol sem prote√ß√£o solar. O melasma n√£o √© prejudicial √† sa√ļde, por√©m afeta diretamente a apar√™ncia de quem sofre com o problema.

A principal atitude para evitá-lo é utilizar protetor solar diariamente no rosto e no corpo, lembrando de aplicá-lo cerca de 15 minutos antes de sair de casa, independentemente do horário.

Se você já notou os primeiros sinais do problema, saiba que é possível fazer procedimentos a laser ou utilizar cremes clareadores para amenizar as manchas e preservar a estética.

√Č importante destacar que para o tratamento do melasma ter sucesso, o paciente precisa ser muito disciplinado. Esse √© o alerta principal feito pelos dermatologistas.

Como o sol agrava o quadro quem sofre com melasma, pegar aquele bronze na piscina ou na praia é algo que deve sair da rotina para sempre. Se for investir no tratamento, tenha em mente que seus hábitos também precisarão mudar. 

Aprenda como usar protetor solar e também a escolher o tipo certo para seu tipo de pele e como aplicar.

Manchas na pele branca

8. Sardas brancas (leucodermia solar)

sarda-branca-manchas-pele

As sardas brancas s√£o manchas arredondadas muito comuns em regi√Ķes do corpo como pernas e antebra√ßo. Tamb√©m acontecem devido a exposi√ß√£o ao sol sem prote√ß√£o.¬†

Assim como a melanose solar, as sardas brancas são manchas que vão aparecer na pele madura. Isso porque o efeito do sol é cumulativo e se manifesta mesmo depois de muitos anos. 

Na d√ļvida se voc√™ vai ou n√£o ter manchas na pele devido a exposi√ß√£o ao sol, use protetor solar todos os dias e, principalmente, quando estiver mais exposto como na praia, piscina, parques, etc.

O tratamento desse tipo de mancha pode ser feito a laser, com produto dermoabrasivos ou crioterapia. √Č importante fazer uma avalia√ß√£o com um dermatologista para ter a orienta√ß√£o adequada.¬†

9. Pitiríase versicolor ou pano branco

pano-branco-micose-mancha

A pitir√≠ase versicolor √© o nome cient√≠fico do pano branco, um tipo de micose bastante comum causada por um fungo. Tamb√©m √© conhecida como ‚Äėmicose de praia‚Äô.

As manchas na pele que essa micose causa são brancas e se espalham pela parte frontal do corpo, no rosto e nas costas. 

O pano branco surge devido a alguns fatores como excesso de suor, pele seborreica e predisposição genética.

√Č comum nos adolescentes, devido a alta na oleosidade da pele. As manchas t√™m formato arredondado, s√£o finas e assintom√°ticas (n√£o causam coceiras ou outros sintomas).¬†

São mais propensas a aparecerem durante o verão e podem voltar todo ano se a pessoa tiver predisposição.

O tratamento √© feito com produtos dermatol√≥gicos antif√ļngicos. Se a micose estiver espalhada por muitas √°reas do corpo pode ser inclu√≠da tamb√©m a medica√ß√£o oral.

10. Vitiligo

vitiligo-mancha-pele

O vitiligo é uma doença genética e autoimune que afeta os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina que dá cor à pele. 

Com isso, surgem grandes manchas na pele da cor branca que afetam rosto, mãos, braços, pernas, etc que variam de tamanho e posição.

Por ser uma doen√ßa autoimune, o vitiligo n√£o tem cura. O tratamento √© de longo prazo e ajuda apenas a manter a sa√ļde da pele.

S√£o usados produtos t√≥picos como pomadas com corticoides, fototerapia e lo√ß√Ķes.¬†

Além do tratamento dermatológico, também deve ser feito um acompanhamento psicológico, pois o estado emocional tem relação direta com a evolução do vitiligo. 

Manchas na pele preta

11. Melanoma (c√Ęncer de pele)

cancer-de-pele-mancha

Pintas, verrugas e tipos de manchas de nascença na pele são totalmente normais e naturais da derme humana. 

Por√©m, quando apresentam mudan√ßa de tamanho, colora√ß√Ķes estranhas, formatos irregulares, coceira ou dificuldade de cicatriza√ß√£o por mais de um m√™s podem significar um problema maior como c√Ęncer de pele.

Essa doen√ßa √© causada principalmente pela a√ß√£o dos raios ultravioletas. Al√©m disso, pessoas mais claras ou com hist√≥rico familiar t√™m maiores chances de desenvolver esse tipo de c√Ęncer durante sua vida.

Ele pode ser benigno ou maligno (melanoma). Em qualquer dos casos, é sempre recomendado procurar um dermatologista para avaliar.

Seu tratamento costuma envolver cirurgias para a retirada do tumor, bem como o acompanhamento médico. 

Por isso, n√£o seja negligente com o uso de filtro solar e n√£o deixe de utiliz√°-lo mesmo em dias nublados.

Aprenda os tipos de mudanças que uma mancha preta deve ter para ser considerada maligna:

12. Nevo

mancha-preta-nevo

Nevo √© o nome dado √†s pintas pretas. Elas s√£o manchas na pele benignas, em sua maioria, e n√£o oferecem riscos √† sa√ļde.

Mas é fundamental observá-las, pois se elas mudarem a forma ou tamanho é um indicativo de que pode haver algum problema.

Quem tem muitas pintas no corpo, pode fazer uma avaliação com o dermatologista para identificar se há algum risco vindo de algum dos nevos.

O tratamento indicado será compatível com a necessidade. O médico também orienta a possibilidade ou não de remoção, principalmente quando há um desconforto estético ou se a pinta está localizada em um lugar em que as roupas incomodam.

13. Nevo congênito

nevo-congenito-mancha-preta

O nevo congênito é um tipo de mancha na pele que surge entre o momento do nascimento até os dois anos de idade. 

Surgem no meio do rosto ou nas laterais, podendo atingir as orelhas. S√£o manchas benignas, mas que devem ser avaliadas pelo dermatologista.

Não há como evitar o problema e nem um tratamento específico para clarear a mancha. De acordo com a avaliação médica, pode-se verificar a possibilidade de removê-la.

Manchas na pele roxa

14. Hematomas

hematoma-mancha-roxa

Os hematomas s√£o manchas na pele de cor roxa que surgem ocasionalmente quando batemos algum lugar por acidente.

Existem pessoas que têm mais sensibilidade e ficam roxas facilmente, esse é um traço genético. Reforçar a vitamina C na dieta contribui para driblar esse problema.

O hematoma se ‚Äúcura‚ÄĚ sozinho e desaparece em alguns dias. Para aliviar a regi√£o dolorida e a cor podem ser feitas compressas de √°gua morna que devem ser aplicadas por 20 minutos.¬†

15. P√ļrpura senil

purpura-senil-mancha-pele

A pele dos idosos √© mais sens√≠vel e fina e nessa idade √© que a p√ļrpura senil tende a aparecer.

S√£o manchas pequenas que surgem no bra√ßo de pessoas mais velhas. √Č um efeito natural do envelhecimento da pele.

Um dermatologista pode avaliar as manchas, mas não existe especificamente um tratamento para eliminá-las 100%. 

Cremes a base de vitamina K podem melhorar o aspecto das manchas roxas e até diminuí-las.

Manchas na pele: n√£o deixe os sinais passarem!

Não deixe de procurar um especialista caso identifique qualquer um dos tipos de mancha na pele citados acima. Somente ele será capaz de fazer o diagnóstico e de receitar o tratamento correto, se for necessário.

Al√©m disso, sempre cuide da sa√ļde da sua derme. Para isso, utilize protetor solar e hidratante diariamente, retire a maquiagem e mantenha uma dieta balanceada.¬†

Dessa maneira, √© poss√≠vel cuidar da sa√ļde e manter a est√©tica conservada!

Agora que você já sabe os tipos de manchas na pele e o que pode ser, conheça nosso aplicativo de beleza delivery. 

Nosso salão de beleza delivery conta com serviços de maquiagem, penteados, manicure, design de sobrancelha e massagem tudo a domicílio.

Al√©m da comodidade e seguran√ßa, voc√™ ganha tempo, evita tr√Ęnsito e a demora do sal√£o no conforto da sua casa!

Baixe nosso aplicativo agora:

‚Üí APP STORE ¬†| PLAY STORE ‚Üź¬†

Na Make You, você conta com um padrão exclusivo de atendimento:

  • resposta em at√© 20 minutos;
  • servi√ßo padronizado de qualidade;
  • profissionais com treinamento de etiqueta e conduta.

Baixe agora o aplicativo, agende seu atendimento e se prepare para uma experi√™ncia √ļnica de bem-estar e beleza!