Brook Preloader

Máscaras caseiras: 13 receitas para o rosto simples e eficazes

Máscaras caseiras: 13 receitas para o rosto simples e eficazes

As máscaras caseiras para o rosto são opções simples e fáceis que podem ajudar na rotina de cuidados com a sua pele, sem precisar de um investimento muito alto nem de perder horas no salão. Para manter a pele do rosto com um aspecto saudável — limpar, tonificar e hidratar — é preciso atenção e disciplina. Além de usar dermocosméticos de boa qualidade e contar com um salão ou clínica de confiança, ter uma rotina diária de cuidados em casa faz uma diferença incrível.

No entanto, com a correria entre a vida pessoal e profissional, às vezes, fica difícil seguir a risca a rotina de skincare. Mas a boa notícia é que existem soluções práticas e eficientes que podem nos ajudar (ufa!) como receitas de máscara caseiras.

Por isso, neste post, vamos ensinar receitas de máscaras caseiras fáceis, simples, rápidas e eficazes, para seus cuidados da semana. Todas à base de ingredientes naturais, ou seja, super baratas de fazer.

As máscaras mais comuns são as de hidratação, nutrição e reconstrução, mas cada combinação é específica para uma necessidade como tratar espinha e cravo. Então, a dica é fazer o teste e verificar qual das máscaras caseiras  abaixo vai potencializar a beleza de seu rosto.

Confira nossas dicas de máscaras abaixo:

máscaras caseiras

1. Máscara para o rosto caseira para pele oleosa

mascara-para-rosto-caseira-para-pele-oleosa

A oleosidade é uma característica bem comum da pele de quem vive no Brasil que é um país de clima tropical e com verão intenso. 

Então mesmo que você não tenha uma pele caracterizada como oleosa, o probleminha do excesso de óleo ou brilho pode aparecer vez ou outra, em especial na “zona T” formada pelo testa, nariz e queixo.

Para você cuidar dessa questão na rotina, o amido de milho usado na pele ajuda bastante, secando a oleosidade e retirando a gordura residual.

As máscaras caseiras para pele feita com esse ingrediente pode ser usada de duas a três vezes na semana. Aprenda como fazer:

Ingredientes

2 colheres (sopa) de amido de milho;

água (o quanto baste).

Modo de fazer

Misture o amido com uma quantidade de água suficiente para formar uma pasta. Aplique-a no rosto, fazendo movimentos circulares e deixe a máscara agir por alguns minutos até secar. Remova-a com água corrente.

2. Máscara para clarear manchas

mascara-para-clarear-manchas

Exposição ao sol, acne e a ação de radicais livres estão entre os principais motivos que causam manchas e cicatrizes na pele.

Esses pequenos sinais podem se tornar grandes incômodos, principalmente, para quem gosta de cuidar da pele e procura deixá-la sempre com uma aparência impecável.

Para amenizar o problema, uma das máscaras caseiras mais poderosas é feita com a combinação de mel, aveia e limão. A máscara feita com esses três ingredientes produz um efeito antioxidante, clareador, suavizante e hidratante.

Porém, devido à acidez, o ideal é usá-la apenas de uma a duas vezes na semana — e sempre à noite (o limão pode causar manchas na presença do sol). Confira o preparo:

Ingredientes

2 colheres (chá) de mel;

porção de aveia;

1/2 colher (chá) de suco de limão.

Modo de fazer

Combine os ingredientes até que o resultado seja um líquido homogêneo. Aplique a máscara com um pincel e deixe-a agir por cerca de 20 minutos. Remova-a enxaguando bem com água e sabão neutro.

3. Máscaras para o rosto com acne (espinhas e cravo)

mascaras-para-rosto-com-acne-espinhas-cravo

Apesar de serem mais comuns em peles mais jovens, os cravos e as espinhas podem incomodar durante toda a vida adulta. 

Porém, você pode aprender a lidar com essa situação sem tanto sofrimento, principalmente sabendo como fazer boas máscaras caseiras para pele.

Um exemplo é a máscara à base de açafrão. Essa especiaria de forte tradição oriental está cada vez mais presente em nossa cozinha.

Por ser um poderoso antioxidante, o ingrediente ajuda a combater bactérias e processos inflamatórios, diminuindo os problemas que causam cravos e espinhas.

Além disso, a máscara de açafrão também é um excelente aliado para manchas de olheiras. Outra opção é a máscara de açafrão com mel.

As variações dessas receitas de máscara para o rosto podem ser usadas até uma vez por semana. Saiba como preparar:

Ingredientes

1 colher (chá) de açafrão em pó;

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

4 colheres (sopa) de leite;

1 colher (sopa) de óleo de amêndoas.

Modo de fazer

Misture o açafrão com a farinha e depois adicione o leite e o óleo de amêndoas. Passe a mistura obtida em todo o rosto com o auxílio de um pincel. Depois de 20 minutos, retire a máscara com água corrente e sabão neutro.

Aprenda mais receitas de máscaras caseiras para cuidar da pele com acne no vídeo abaixo:

Leia também: Alimentos contra acne: 8 tipos de alimentos para incluir na alimentação.

4. Máscara para hidratar a pele

mascara-para-hidratar-pele-abacate

Principalmente nas estações mais frias do ano, é normal que a pele apresente sinais de ressecamento. Por isso, é fundamental saber como cuidar da pele no inverno

Mas além disso, há pessoas com a pele do rosto naturalmente mais sequinha, o que pede um constante cuidado com a hidratação.

Para ajudar a pele nesses momentos, o mel é um grande aliado. Ele tem a capacidade não só de hidratar, mas também de eliminar toxinas e conservar a elasticidade.

Na receita de máscara para o rosto de hidratação, nutrição e reconstrução que vamos dar a seguir, o mel vem acompanhado de dois ingredientes que vão agir para deixar sua pele mais macia e oferecer um efeito calmante. Repita o processo uma vez por semana.

Ingredientes

1 colher (sopa) de mel;

1/4 de abacate amassado;

1 colher (sopa) de farinha de linhaça.

Modo de fazer

Combine todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea e cremosa. Aplique-a suavemente no rosto e deixe agir por 20 minutos. Remova-a com água e sabão neutro.

5. Máscara para combater o envelhecimento

mascara-para- combater-envelhecimento-banana

Com o passar do tempo, é natural que qualquer pele perca o brilho, o viço e a firmeza. Isso ocorre graças à diminuição dos níveis de colágeno.

Mas alguns descuidos como o abuso do álcool, o estresse excessivo e a exposição ao sol, também são fatores que levam ao aparecimento de rugas.

Assim como em outras das máscaras caseiras para pele que você viu acima, o mel vai ajudar. Esse ingrediente é rico em antioxidantes, protegendo a pele e reduzindo os efeitos dos radicais livres.

Porém, nesta receita quem brilha mesmo é a banana, rica em sais minerais (como o potássio), além de vitaminas e carboidratos. Combinada com o mel, essa máscara fácil de fazer revitaliza e nutre a pele.

A mistura pode ser aplicada uma vez por semana.

Ingredientes

1/2 banana (prata ou nanica);

1 colher (chá) de mel.

Modo de fazer

Amasse a banana com um garfo e misture-a ao mel, obtendo uma pastinha. A mistura deve agir no rosto por até 15 minutos e depois ser retirada com água fria.

6. Máscara para o rosto com maizena

mascara-para-rosto-com-maizena

A maizena é outro ingrediente versátil na criação de máscaras caseiras baratas de fazer em casa. Afinal, é difícil não ter esse ingrediente no armário, não é mesmo?

A maizena auxilia na limpeza dos poros, o que ajuda a amenizar a oleosidade da cútis, pois os poros ficam mais fechados. Além disso, contribui para acabar com a sensação de ardor e coceira.

Assim como as outras máscaras fáceis de fazer aqui da lista, você vai precisar de só mais um ingrediente: o soro fisiológico. 

Ingredientes

1 colher de sopa de maizena;

2 colheres de sopa de soro fisiológico gelado.

Modo de fazer

Misture os dois ingredientes em um potinho até obter uma pastinha homogênea. Aplique na pele limpa e deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água corrente. 

No vídeo abaixo tem mais um passo a passo máscaras naturais com maizena para você aprender:

7. Máscara de café e mel para esfoliar a pele

mascara-cafe-mel-esfoliar-pele

O café não podia faltar na nossa lista de máscaras faciais para o rosto. Junto com o mel, o ingrediente se transforma em um ótimo esfoliante facial (e corporal também!).

A esfoliação faz uma renovação celular, pois remove a camada de células mortas da pele. O café, por sua vez, tem ação anti-inflamatória, acalma a pele e limpa profundamente.  

Essa é uma das receitas de máscara para o rosto que deve ser feita apenas uma vez por semana, pois não é recomendado fazer esfoliação facial com frequência. 

Ingredientes

3 colheres de sopa de café;

Mel.

Modo de fazer

Misture a quantidade de mel necessária para obter uma pastinha maleável. Aplique na pele em movimentos circulares suaves (não esfregue para não ferir a pele) por alguns minutos. Pode estender a máscara até o pescoço e colo. Depois enxague em água corrente. 

8. Máscara de argila verde ou branca

mascara-argila-verde-branca

As argilas são ingredientes naturais excelentes para fazer máscaras faciais em casa. Você pode comprá-la a granel e guardar para usar quando quiser.

Neste tópico vamos ensinar como fazer máscara para o rosto caseira com dois tipos de argila: a verde e a branca.

A argila branca tem ação cicatrizante, impede a contaminação, combate a infecção. Também hidrata, suaviza e revitaliza a pele. 

Já a argila verde é uma aliadas das peles acneicas com com excesso de oleosidade. Tem efeito calmante, refrescante, descongestionante de poros e ação cicatrizante.

A base das máscaras faciais é a mesma, alterando, é claro, o tipo de argila. É recomendado alterar o uso entre as argilas e fazer a máscara de 15 em 15 dias

Ingredientes

1 colher de sopa de argila branca ou verde;

Água ou chá de camomila.

Modo de fazer

Misture os dois ingredientes até obter uma pasta homogênea. Aplique no rosto limpo, evitando a área ao redor dos olhos, e deixe na pele até secar. Retire em água corrente. 

9. Máscara preta para tirar cravos (argila preta)

mascara-preta-tirar-cravos-argila-preta

Os cravos são um incômodo frequente na pele de quase todo mundo. Eles são causados em grande parte por causa da falta de limpeza, excesso de oleosidade, dentre outro fatores.

Mas fique calma que também existem opções de máscaras caseiras para tirar os cravos.

O ingrediente natural que pode ser usado aqui é a argila preta. Ela ajuda a eliminar as toxinas que obstruem a pele e causa a acne (cravos e espinhas). Também melhora a circulação sanguínea e combate rugas, linhas de expressão e flacidez. 

Ingredientes

1 colher de sopa de argila preta;

Água ou chá de camomila.

Modo de fazer

Misture os dois ingredientes até obter uma pasta homogênea. Aplique no rosto limpo, evitando a área ao redor dos olhos, e deixe na pele até secar. Retire em água corrente.

Aprenda ‘Como lavar o rosto corretamente: 7 passos para seguir na rotina todos os dias’.

10. Máscara de arroz clareadora

mascara-arroz-clareadora

Quem já teve acne pode ter ficado com algumas manchinhas na pele de uma espinha ou outra que espremeu.

Uma das máscaras caseiras que ajuda a clarear a pele é a de arroz. Esse ingrediente auxilia na circulação sanguínea da face, reduz manchas e tonifica a pele.

A receita é fácil e pode ser usada uma vez por semana.

Ingredientes

1 colher de farinha de arroz

leite

gel de limpeza facial

Modo de fazer

Coloque um pouco de gel na farinha e misture o leite aos poucos até obter uma pastinha. Aplique suavemente no rosto e deixe agir até secar. Retire a máscara em água corrente com movimentos circulares para fazer uma esfoliação suave.

Confira no vídeo abaixo o passo a passo dessa receita caseira.

11. Máscara de aloe vera para pele sensível

mascara-aloe-vera-para-pele-sensivel

O aloe vera, popularmente conhecido como babosa, é um excelente ingrediente para cuidar dos cabelos, mas também é ótimo para máscaras faciais.

É rica em vitaminas e a máscara feita com o gel pode ser usada em qualquer tipo de pele. Aqui, vamos destacar seu uso em pele sensíveis.

Ingredientes

1 colher (sopa) de aloe vera;

1 colher (chá) de iogurte natural;

1 colher (chá) de suco de pepino.

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes e aplique na pele limpa, deixando agir por 15 minutos. Enxague o rosto em água fria corrente.

A máscara pode ser feita uma vez por semana.

12. Máscara de nutrição de iogurte

mascara-nutricao-iogurte

Achou que iríamos deixar as máscaras de nutrição de fora dessa lista? Pois temos uma das receitas de máscara para o rosto ótima e fácil de fazer.

O ingrediente base dessa máscara é o iogurte que ajuda a eliminar impurezas, fechar os poros e acalmar a pele. Outro coringa dessa mistura é a erva doce que purifica a pele e é ótima para a área dos olhos.

Ingredientes

2 colheres de sopa de Iogurte natural;

1 colher (chá) de erva doce.

Modo de fazer

Misture e aplique de forma homogênea no rosto, deixando agir 20 minutos. Faça antes do banho para retirá-la em água corrente morna. 

Você pode fazer esse ritual uma vez por semana.

13. Máscara detox de chá verde

mascara-detox-cha-verde

Fechando nossa lista de máscaras caseiras, temos uma receitinha de máscara detox feita a partir de chá verde

Conhecido por sua ação antibactericida, ajuda a diminuir as inflamações das espinhas em quem tem pele oleosa. Nas peles secas, combate coceiras e alergias. Faça uma vez por semana.

Ingredientes

Porção de chá verde (pode ser a versão em saquinho);

1 folha de gelatina incolor.

Modo de fazer

Prepare o chá e ainda quente acrescente a folha de gelatina. A máscara ficará com um textura de gel. Aplique na pele do centro do rosto para as laterais para obter um efeito lifting. Deixe agir por 15 minutos e enxágue. 

Cuidados antes de fazer receitas de máscara para o rosto

Antes de usar qualquer uma das máscaras caseiras para pele em seu rosto, faça um teste. Pingue um pouco da mistura no dorso do antebraço para ter certeza de que você não tem alergia a algum ingrediente.

Estando tudo certo, faça a aplicação, sempre evitando a área dos olhos, as sobrancelhas e o cabelo. Para finalizar, depois de remover muito bem as misturas, aplique seu hidratante de rotina sobre a pele limpa e seca.

Para a área dos olhos, indicamos que leia o artigo; “Como hidratar a área dos olhos: 6 dicas para cuidar da pele”.

Por fim, tenha em mente que as máscaras caseiras para pele não substituem os demais cuidados que você já tem. Então nada de abandonar sua rotina, combinado?

Mas saiba que essas receitinhas de máscaras caseiras fáceis de fazer são um belo complemento para a manutenção de uma pele saudável que vai ficar radiante com qualquer make natural

Portanto, vale a pena abrir um espacinho na agenda para um cuidado extra em casa!

Leia também: Alimentos para o cabelo: quais são os melhores para saúde dos fios?

E aí, qual dessas máscaras caseiras você vai testar?

Com essas dicas naturais e poderosas de máscaras caseiras para pele que tal influenciar mais pessoas? Para ajudar suas amigas a também terem uma pele linda, compartilhe este post nas redes sociais!

Uma pele bonita é o primeiro passo para arrasar na maquiagem. E já que o assunto é beauté, conheça nosso aplicativo de beleza delivery

Nosso salão de beleza delivery conta com serviços de maquiagem, penteados, manicure, design de sobrancelha e massagem, tudo a domicílio.

Além da comodidade e segurança, você ganha tempo, evita trânsito e a demora do salão, no conforto da sua casa!

Baixe nosso aplicativo agora:

APP STORE  | PLAY STORE

Na Make You, você conta com um padrão exclusivo de atendimento:

resposta em até 20 minutos;
serviço padronizado de qualidade;
profissionais com treinamento de etiqueta e conduta.

Baixe agora o aplicativo, agende seu atendimento e se prepare para uma experiência única de bem-estar e beleza!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *