Brook Preloader

Protetor solar para a pele negra: entenda a importância e como escolher

Protetor solar para a pele negra: entenda a importância e como escolher

Você já deve ter ouvido por aí muita gente questionando a necessidade de proteção solar da pele negra, né? Mas, ao contrário do que se pensa, ainda que a pele negra tenha maior concentração de melanina, ela precisa, sim, de proteção contra os raios UV. Por isso, para esclarecer todas as dúvidas, batemos um papo com a médica especialista em dermatologia, Dra. Victória Andrade (@dra.victoriaandrade), que reforçou a importância de proteger a pele negra e ainda deu dicas de produtos. Confira abaixo:

Leia também: Máscaras caseiras: 13 receitas para o rosto simples e eficazes

A importância do protetor solar na pele negra

Antes de mais nada, é importante reforçar a importância do uso do protetor solar nas peles negras, principalmente no combate as doenças de pele frequentes. “A pele negra, assim como a pele branca, também pode ter melanoma e desenvolver outros tipos de câncer de pele, então, por isso, é muito importante se proteger do sol”, afirma Dra. Victória. Além disso, a médica também chama atenção para o fotoenvelhecimento acelerado pela exposição aos raios solares, que atinge a pele negra, mas que pode ser controlado com o uso regular do protetor solar.

Fonte: Shutterstock

Qual o fator de proteção solar para pele negra?

Vic esclarece que o fator de proteção solar para peles negras deve variar entre 15 e 30. “Se for para um dia nublado, o FPS pode ser de até 15. Já para dias ensolarados, a pele negra precisa de um FPS 30.” Ela lembra que a proteção da pele negra é muito importante, principalmente por causa de manchas, que segundo ela, tendem a ser mais difíceis de tratar. “É essencial usar o protetor solar para evitar manchas na pele negra, já que o tratamento é mais difícil nesse tipo de pele”.

Você vai gostar de ler: Dicas de maquiagem para pele negra: como escolher a melhor make

Opções de protetor solar com cor para pele negra

Para quem não gosta muito das opções de protetor solar brancas, por causa do resíduo que pode ficar  —  e acontece, mesmo  —  a dica da Dra. Victória é investir nos protetores com cor, que vêm sendo muito bem trabalhados pelas marcas. “Hoje em dia tem várias marcas com protetores solar com cor para pele negra, muitas, inclusive, com opções de mistura de pigmentos, como o Color Dose, da La Roche Posay”, lembra Vic.

Color Dose (Fonte: La Roche Posay)
Fonte: La Roche Posay

Protetor solar antioleosidade

Outro ponto que a Dra. Victória chama atenção, é a textura dos protetores para quem tem a pele negra. “Normalmente, a característica da pele negra apresenta mais oleosidade, então, é legal prestar atenção e optar por protetores que sejam antioleosidade, oil free, com textura mais sequinha, que vai proporcionar uma sensação mais gostosa para pele.” E para completar, a médica lembra o tempo de reaplicação do protetor solar  —  aqui, válido para peles negras e brancas. “A reaplicação em peles negras e brancas não muda, tem que ser sempre de 3 em 3 horas, porque isso é referente é à oxidação do produto, ou seja, o tempo de ação do produto na pele”, finaliza Vic.

Leia também: 6 dicas de como cuidar das Box Braids

(Por Jéssica Cipriano)