Brook Preloader

Vitamina para unhas fracas e queda de cabelo: papo com especialista

Vitamina para unhas fracas e queda de cabelo: papo com especialista

Unhas fracas e queda de cabelo costumam ser queixas comuns nos consultórios médicos. Além de fatores físicos, condições psicológicas também podem levar ao enfraquecimento de unhas e a queda de cabelo. Conversamos com a médica dermatologista Raquel Carvalho (@raquelmcarvalho_dermato) que explicou algumas causas para unhas fracas, a relação da COVID-19 com a queda de cabelo e mais. Confira tudo abaixo.

Unhas fracas

 

Make You: Quais são as principais causas do enfraquecimento dos fios de cabelo das unhas?

Dra. Raquel: Existem muitas causas de queda de cabelo e unhas frágeis, mas dentre as brasileiras, as causas externas são muito importantes em relação ao enfraquecimento de ambos. Somos vaidosas e muitas vezes abusamos das químicas (tintura, descoloração e alisamento), secador, prancha, babyliss. Já em relação às unhas, a esmaltação frequente e técnicas para alongar também podem enfraquecer a lâmina ungueal.

Make You: Qual a relação do cabelo com a unha?

Dra. Raquel: Os cabelos e as unhas são considerados anexos da pele e, embriologicamente, têm a mesma origem. Ambos são formados em grande parte por queratina, uma proteína fibrosa composta por aminoácidos.

Make You: Existem fatores psicológicos que afetam a saúde do cabelo e das unhas? Se sim, poderia citar quais e como controlá-los?

Dra. Raquel: Existem muitas doenças do corpo que podem se manifestar através de alterações nos cabelos e unhas, inclusive as de fundo psicológico. A ansiedade e estresse emocional podem ser gatilhos para um quadro de alopecia areata, eflúvio telógeno, psoríase, dentre outros. Sempre abordo esse tema com os pacientes durante a consulta, oriento-as a realizarem atividades prazerosas e, quando é o caso, as encaminho para especialistas como psiquiatra e psicólogo.

Leia também: Papo de Especialista: Como manter a saúde mental em tempos de pandemia

Make You: Tem como cuidar das unhas e cabelos com métodos naturais, sem a utilização de remédios ou manipulados?

Dra. Raquel: Quando o enfraquecimento dos cabelos e unhas tem como causa uma doença, devemos tratá-la com medicamentos, sejam manipulados ou convencionais. Sobre os tratamentos naturais, os óleos essenciais podem ser um tratamento complementar e uma alimentação equilibrada é fundamental.

Make You: Qual tipo de vitamina você recomenda?

Dra. Raquel: Apenas recomendo suplementação de vitaminas em caso de pacientes com alguma restrição alimentar (veganos, vegetarianos, intolerantes ao glúten e/ou lactose, por exemplo), pacientes que foram submetidos a cirurgia bariátrica ou os que apresentam deficiência comprovada de alguma vitamina ou mineral. Temos que tomar cuidado com as vitaminas vendidas de maneira desenfreada, pois também possuem efeitos colaterais.

Make You: É verdade que o Covid-19 influencia a queda de cabelo? Como tratar?

Dra. Raquel: A queda de cabelo pós Covid-19 é uma realidade em 30% dos casos, também chamado de eflúvio telógeno. Pode surgir de 3 semanas a 3 meses após a doença e, felizmente, é autolimitada e não necessita de tratamento. Porém é muito comum que o paciente nos procure com esse quadro e, ao examinar, identifiquemos outras causas de queda de cabelo. Por isso é tão importante consultar um médico dermatologista.

Make You: O enfraquecimento das unhas e a queda de cabelo são questões recorrente das mulheres que você atende?

Dra. Raquel: Como dermatologista e tricologista, atendo muitas mulheres com queixa de unhas frágeis e queda de cabelo. A consulta demanda tempo e conversa, fazemos uma anamnese detalhada, dermatoscopia das unhas e tricoscopia do couro cabeludo e fios (um exame que aumenta até 700x), além de solicitar exames laboratoriais para investigar possíveis causas hormonais, sistêmicas ou escassez de vitaminas e minerais.

Leia também: Fortalecedor de unhas caseiro: como dar adeus às unhas fracas