como fazer lista de convidados para casamento

Feche os olhos e pense em quais pessoas você gostaria de ver ao caminhar até o altar. Muitas, poucas, todas? É, saber como fazer lista de convidados de casamento é um verdadeiro jogo de raciocínio, mas com muita emoção.

O que fazer nesta hora? Ser completamente racional e utilizar estratégias práticas? Ouvir o coração e seja o que Deus quiser?

Bom, se você já está planejando vários itens do casamento deve ter notado que desde o como escolher o vestido de noiva ideal, drinks e até mesmo as dicas de maquiagem para casamento são itens que precisam equilibrar o racional com o emocional.

“Meu sonho é casar com um vestido de noiva Vera Wang, mas com um

budget de R$ 3.000”.

Missão impossível, já que ela é uma das melhores estilistas de vestidos de noiva do mundo, não é?!

O como organizar lista de convidados de casamento segue o mesmo princípio. Além das expectativas e desejos dos noivos, precisamos considerar inúmeros outros fatores que limitam certas decisões.

Neste post queremos mostrar como fazer a lista de convidados para casamento de uma forma prática, mas sem perder toda a magia do grande dia. Afinal, os noivos e convidados é que fazem a festa, certo?

Como fazer lista de convidados de casamento

como organizar lista de convidados para casamento

O planejamento de um casamento acaba nos mostrando que os gastos vão muito além do aluguel da igreja e do vestido de noiva. E grande parte dos itens do orçamento dependem da lista de convidados do casamento.

O buffet, por exemplo, precisa considerar as porções baseado no número de convidados. O tamanho do local da festa, a igreja, o número de cadeiras e convites também estão ligados diretamente a quem estará presente neste dia tão especial.

E, principalmente, a lista de presentes de casamento. Imagine selecionar um número de produtos inferior ao de convidados? Ou fazer uma lista enorme para um casamento mais intimista?

Vamos ensinar passo a passo de como organizar a lista de convidados de casamento e tornar esta etapa o menos estressante possível.

1 – Orçamento

lista de convidados

O primeiro passo de como fazer lista de convidados para casamento começa no seu

budget.

Quase todo orçamento dependente do estilo de festa de casamento. Se a sua ideia é fazer um grande evento, em um espaço para mais de 500 pessoas e com um limite de valor consideravelmente alto, a lista pode incluir todos os familiares, amigos e conhecidos.

Sabemos, no entanto, que estes casos são raros. Portanto, o primeiro passo para fazer a lista de convidados é compreender os custos per capita. Ou seja, quanto o buffet cobra por pessoa, tamanho do salão, lembrancinhas e bebidas.

Desta forma você vai conseguir encontrar um intervalo numérico de quantos convidados poderão estar na lista. E, claro, fazer uma congruência entre os tipos de festa de casamento da sua pasta do Pinterest e a realidade do orçamento.

2 – Pessoas indispensáveis

dicas lista de casamento

Você sabe quanto tempo leva para organizar um casamento, certo? É natural, portanto, que no decorrer do tempo de planejamento algumas coisas se alterem. Mas, é fundamental que você estipule quem é a sua lista VIP.

Ou seja, quais pessoas precisam estar presentes independentemente do que aconteça. A melhor amiga mudou para a Rússia? Whatever, você sabe que ela precisa estar presente e ela vai vir, com certeza!

Nesta lista vip de convidados para casamento inclua:

  • Pais dos noivos;
  • Madrinhas e padrinhos;
  • Família nuclear (irmãos e avós);
  • Melhores amigos.

Beta Lotti, do blog Véu de Noiva, fez um vídeo incrível sobre este item. Com certeza, ele vai te dar um norte importante, veja só:

3 – Estabeleça uma metodologia para os demais convidados

Planejar um casamento é quase uma fórmula matemática de segundo grau, né? Inúmeros fatores e suas consequências. Mas não se desespere! Precisamos ser francos e quanto antes você souber disso melhor:

Não existe um casamento na face da terra que não tenha desagradado em algum aspecto!

E isso normalmente está relacionado aos convidados e aos não convidados. Não tem como fugir do descontentamento, então, tire essa responsabilidade dos seus ombros.

O que podemos fazer é minimizar as chances de decepcionar pessoas que estão realmente no nosso convívio. Nossa dica de metodologia de como fazer lista de convidados para casamento é: Subdivida seus amigos e conhecidos por frequência e importância do contato. Como:

  • Vocês se vêm com frequência, a pessoa participa ativamente da sua vida?
  • Existe um contato rotineiro através de telefone ou mensagens?
  • O contato é um pouco escasso, mas essa pessoa esteve presente em momentos muito marcantes?
  • Vocês se falam raramente, natal, aniversário e ano novo?
  • Conheceu uma vez, trocaram mensagens e nunca mais se falaram?

Percebe que você consegue enxugar sua lista de convidados para o casamento utilizando uma metodologia de contato e ainda assim garantir que as pessoas mais importantes não serão esquecidas?

Um pouco ansiosa? Então, só para desestressar um pouquinho: Sessão pipoca para as noivinhas: filmes de casamento.

4 – Separe uma cota para convidados dos convidados

Continuando…

Se o orçamento do casamento é um presente dos seus pais, ou dos pais do(a) companheiro (a) algumas vontades devem ser consideradas. Apesar de ser um presente, é legal você perguntar quais pessoas eles gostariam que estivessem no casamento.

Isso vale também se os noivos vão se responsabilizar pelos gastos. Afinal, os pais são peças importantes neste dia tão especial, é muito carinhoso dar a eles a opção de participar dessa etapa.

Outro item relevante neste passo é considerar acompanhantes, mesmo que você não tenha tanto contato com eles. Afinal, é normal que existam grupinhos que não têm contato, como o pessoal do trabalho e o da faculdade, por exemplo. E, alguns talvez não conheçam ninguém.

É deselegante impor que essa pessoa vá sozinha, por isso os convites de casamento costumam incluir a pessoa e a opção de um acompanhante. Se a sua lista é mais intimista vale perguntar se o convidado precisa deste convite extra.

O diálogo com as pessoas que são realmente importantes pode evitar a maioria das dores de cabeça na hora de organizar a lista de convidados de casamento.

Ainda em dúvida sobre quem incluir na lista de convidados para o seu casamento? O site iCasei fez um infográfico que pode te ajudar, veja só:

molde lista de convidados casamento
Fonte: Acervo iCasei

Agora que você já sabe como fazer lista de convidados para casamento que tal conhecer um profissional incrível para o seu dia de noiva? Saiba mais sobre os nossos serviços!

Além da comodidade e segurança, você ganha tempo, evita trânsito e a demora do salão. Baixe nosso aplicativo:

APP STORE PLAY STORE

Você pode agendar penteados, maquiagem e manicure:

 

– resposta em até 20 minutos;

 

– serviço padronizado de qualidade;

 

– profissionais com treinamento de etiqueta e conduta.

 

Agende atendimentos pelo aplicativo, de segunda a domingo, das 7h às 22h e relaxe. Nós vamos até você!