como fazer lista de presente de casamento

Alguns noivos amam a festa, outros preferem os preparativos, mas existe casal que não ame fazer lista de presentes de casamento?

Aquela pipoqueira oil free que você namora há meses? Põe na lista! Aquela panela laranjinha que você sempre sonhou? Também!

Você deve estar pensando: Bom, é só por tudo que eu sempre quis na lista e disponibilizar nos melhores sites de casamento, certo?

ERRADO!

A lista de convidados de casamento e a de presentes precisam de muito cuidado. Afinal, é uma celebração que dá início a uma nova jornada e queremos que tudo seja perfeito.

Por mais que seja uma etapa divertida e muito lúdica, o ideal é montar um cronograma para que suas expectativas estejam de acordo com as necessidades do casal e a realidade dos convidados.

Mas calma! Não é nenhuma fórmula matemática! Com nossas dicas de como fazer lista de presentes de casamento você vai tirar de letra. Pode acreditar!

Como fazer lista de presentes de casamento

como montar lista de presentes de casamento

 

Os preparativos para casamentos costumam enlouquecer muita gente. Não é à toa que existem tantas empresas que assessoram e acompanham os noivos neste percurso. Mas, algumas das etapas dependem exclusivamente dos pombinhos, não dá para fugir.

E a lista de presentes de casamento é uma destas.

Como já adiantamos, não dá para selecionar todo o estoque da sua loja favorita e torcer para receber estes produtos. E, outra questão que muitos noivinhos esquecem, é que o bonito nem sempre é funcional.

Principalmente se o casal ainda não mora junto. Então, antes de partir para a prática, vamos organizar o processo da lista de presentes de casamento.

1 – Tipo da lista de presentes

A prática mais antiga é fazer uma lista de presentes e deixar em duas ou mais lojas. O que pode funcionar muito bem, principalmente em cidades pequenas.

Atualmente, é mais comum que os noivos forneçam a lista de presentes no site de casamento. Com o bônus de algumas empresas forneceram a conversão dos presentes em dinheiro.

Ou seja, o convidado seleciona o item, paga e você pode fazer o resgate do valor descontando a tarifa. É uma ótima opção para quem já tem os itens principais de casa.

Dessa forma o valor pode ser utilizado na lua de mel, na compra de itens decorativos, ou abono nos gastos do casamento. A empresa iCasei fez um vídeo deste formato de lista de presentes, veja só:

Resumidamente, o primeiro passo de como fazer uma lista de presentes de casamento é escolher o formato da sua lista. Que pode ser:

  • Lista fictícia – com produtos aleatórios, que você pode resgatar o valor, posteriormente;
  • Em dinheiro – os convidados recebem um envelope e podem presentear os noivos com o valor que quiserem;
  • Convencional – é a lista com os produtos reais, escolhidos pelos noivos. Que podem ser enviados pela loja, ou entregues pelo próprio convidado.

Já sabe qual o formato da sua lista? Então, vamos para o próximo passo.

2 – Como divulgar

Há um enorme debate sobre o que é elegante ou não ao fazer uma lista de presentes de casamento. Para nós, isso depende muito do gosto dos noivos. Mas, a forma como você vai contar para seus convidados merece uma atenção especial.

Se a sua ideia é ser mais low profile, tenha uma lista de presentes de casamento montada no site, e espere que o convidado pergunte sobre. Desta forma, você transfere para ele o desejo, ou não, de presentar os noivos. A forma de divulgação, inclusive, pode combinar com o estilo de festa de casamento que vocês escolheram.

Outra opção é inserir a URL da lista de presentes no próprio convite de casamento. Nossa dica é colocar logo abaixo do site. Isso, é claro, se você criou um site especial para o grande dia. Listamos recentemente quais são os melhores sites de casamento para te ajudar!

Caso contrário, pode especificar quais lojas possuem a lista de presentes de casamento.

Alguns sites, inclusive, possuem parcerias com grandes marcas e disponibilizam um endereço especial para os noivos cadastrarem sua lista de casamento de forma gratuita. Como é o caso do Quero de Casamento e Magazine Luiza. Veja só que ideia legal:

Muito prático, não? E eles fazem, inclusive a divulgação.

Você também vai gostar: Tipos de festa de casamento: 8 ideias para se inspirar.

3 – Como organizar um enxoval de casamento

dicas listas de presentes para casamento

Agora que você sabe exatamente como quer a sua lista de presentes, e a forma que ela será apresentada para a sua lista de convidados, vamos à parte mais funcional desta etapa. É aqui que muitos noivos acabam se perdendo e esquecendo de itens básicos.

3.1 – Anote!

Nossa primeira dica é que os noivos coloquem no papel o que gostariam e o que precisam de fato para a casa nova. Afinal, se a ideia é inserir uma lista real, você corre o risco dos convidados selecionarem apenas itens decorativos, ou secundários.

Por exemplo, o noivo queria muito um garfo especial para churrasco, mas vocês simplesmente não colocaram a churrasqueira elétrica na hora de organizar o enxoval de casamento.

Ah! E é legal fazer essa organização mesmo com o resgate do valor. Assim, ninguém fica perdido no momento de utilizar o cartão, não é mesmo?!

3.2 – Subdivida

Para organizar um enxoval de casamento bem completo divida a casa por cômodos e analise quais itens você já tem, ou sabe que vai receber de algum dos convidados. Sabe aquela ideia de subdividir algo para olhar os detalhes. Na lista de presentes de casamento isso é uma dica de ouro.

3.3 – Faça o check com uma lista de enxoval

A internet é, realmente, uma benção divina, não é?! Conseguimos encontrar exemplos e modelos para todas as etapas do planejamento do casamento. Desde a aba salva do vestido de noiva ideal para o seu corpo, até os melhores lugares para passar a lua de mel. A lista de enxoval não é diferente.

Depois de listar os presentes, vale conferir se nenhum item ficou para trás. Alguns sites especializados em casamentos costumam fornecer uma planilha básica de itens para fazer a lista de presentes. Como essa:

molde lista de presentes para casamento
Fonte: Dicas de Mulher

Mais algumas listas para você fazer o checklist:

Agora que você já sabe como fazer lista de presentes de casamento, que tal pensar em um profissional para cuidar do seu dia de noiva?

Conheça um pouco mais sobre os nossos serviços! Além da comodidade e segurança, você ganha tempo, evita trânsito e a demora do salão. Baixe nosso aplicativo:

APP STORE PLAY STORE

Você pode agendar penteados, maquiagem e manicure:

– resposta em até 20 minutos;

– serviço padronizado de qualidade;

– profissionais com treinamento de etiqueta e conduta.

Agende atendimentos pelo aplicativo, de segunda a domingo, das 7h às 22h e relaxe. Nós vamos até você!