como-organizar-casamento-passo-passo

Seu casamento provavelmente serĂĄ a maior festa que vocĂȘ vai fazer na vida e descobrir como organizar um casamento passo a passo pode ser assustador no começo.

Um ponto importante de planejar um casamento Ă© focar em uma tarefa de cada vez e ter a ajuda de um cerimonialista ou da famĂ­lia e amigos.

Independente de vocĂȘ ter muito ou pouco tempo para organizar, tenha calma e delegue funçÔes para nĂŁo se sobrecarregar.

Para te ajudar, criamos uma lista com os detalhes essenciais de como organizar um casamento passo a passo. 

Claro que vocĂȘ terĂĄ mais detalhes alĂ©m dos que estĂŁo aqui para decidir. Mas resolvendo esses pontos principais, os outros detalhes do seu estilo de festa de casamento surgirĂŁo naturalmente. Assim, vocĂȘ manterĂĄ o foco e montarĂĄ a festa perfeita!

To do list: como organizar um casamento passo a passo

como-planejar-casamento

1. Defina quanto vocĂȘ pode gastar

Vamos começar do começo e talvez não pela parte mais divertida de como organizar um casamento passo a passo, mas é fundamental decidir seu teto de orçamento.

Também vale a pena definir um limite måximo que o orçamento pode extrapolar.

Isso Ă© importante porque Ă© preciso alinhar as expectativas com a realidade. Sente-se com seu noivo e conversem sobre quanto irĂŁo gastar, se terĂŁo ajuda da famĂ­lia, etc.

Pense nos custos desde a cerimĂŽnia atĂ© a lua de mel. Faça uma lista e depois vĂĄ cortando para ajustar dentro do orçamento que vocĂȘs definiram.

2. Busque inspiraçÔes de estilos de casamento

Uma das partes mais gostosas de como organizar um casamento passo a passo é pesquisar inspiraçÔes.

Pinterest (nĂŁo pode ficar de fora!), Instagram, blogs, sites de cerimonial sĂŁo algumas dicas de fontes para pesquisar.

Aqui tambĂ©m Ă© importante que o noivo participe, afinal o casamento Ă© de vocĂȘs dois, certo?

VocĂȘs sĂŁo um casal mais clĂĄssico ou mais informais e rĂșsticos? ReĂșna as referĂȘncias de tipos de festa de casamento em uma pasta no Pinterest, por exemplo, e leve na reuniĂŁo com o seu cerimonialista.

Suas ideias vão ajudå-lo a selecionar os melhores fornecedores, sugerir locais e os detalhes da decoração, paleta de cores, etc.

3. Comece a montar a lista de convidados

O prĂłximo passo nessa etapa de como planejar um casamento Ă© fazer a lista de convidados para o casamento.

Faz muita diferença para vårios detalhes, mas especialmente para o orçamento, a festa ser para 60 ou 320 pessoas.

Uma dica Ă© vocĂȘ e seu noivo fazerem listas com pessoas que fazem questĂŁo de convidar entre famĂ­lia e amigos prĂłximos. Depois juntar e somar quantos pessoas sĂŁo no total.

Façam uma revisão geral dos nomes da lista juntos para definirem de que tamanho serå a festa.

Com a quantidade estimada de pessoas, vocĂȘ vai poder começar a visitar possĂ­veis locais para a festa que acomoda a quantidade de convidados que o casal terĂĄ.

4. Escolha o local e a data do casamento

Esse com certeza Ă© o momento mais esperado de como organizar um casamento passo a passo. Quando a cerimĂŽnia ganha uma data o evento Ă© oficial. VocĂȘs vĂŁo se casar!

Essa etapa se conecta com a terceira, pois com o nĂșmero de convidados definido vocĂȘ pode fechar o local do casamento e escolher a melhor data.

Dica: tenha em mente algumas datas que vocĂȘ e seu noivo gostariam. Pense nos parentes e amigos que vem de outras cidades, afinal muitos trabalham. 

A medida que vocĂȘ for visitando os locais, anote aqueles que estĂŁo disponĂ­veis para as datas que vocĂȘs separaram. Isso ajuda a eliminar algumas opçÔes.

Depois, a grande decisĂŁo Ă© escolher entre os locais que vocĂȘ mais gostou — outro ponto alto da lista de preparativos para casamento.

Fique atenta no momento de fechar o contrato e leia tudo com atenção, inclusive as letras miĂșdas. Esclareça o que pode e o que nĂŁo pode ser feito no local, capacidade para receber e organizar os fornecedores, etc.

Um empresa de cerimonial Ă© muito Ăștil nesse momento para ajudar na negociação e evitar qualquer mal entendido no futuro.

5. Marque a data do casamento civil

A data da cerimÎnia civil também é uma decisão importante na lista de tarefas de como organizar um casamento passo a passo.

VocĂȘs querem se casar prĂłximo da data da festa? Ou antes? Talvez depois?

Combine com seu noivo esse detalhe e escolham um cartĂłrio na sua cidade onde vocĂȘs queiram fazer a oficialização.

Vale pedir indicaçÔes as amigas que jå casaram antes e para o seu cerimonialista. Cada cartório tem suas regrinhas como:

  • documentos necessĂĄrios; 
  • prazo para agendamento de datas; 
  • nĂșmero de pessoas que podem estar presentes, etc.

Informe-se de cada detalhe e anote no seu cronograma de casamento passo a passo para nĂŁo esquecer.

6. Selecione os fornecedores da cerimĂŽnia/festa

Outro ponto alto de como organizar um casamento passo a passo Ă© escolher os fornecedores.

Tanto para os casais que casam na igreja e depois fazem uma recepção quanto os que optam por uma cerimĂŽnia com um celebrante (sem cunho religioso) no mesmo local da recepção, a variação no nĂșmero de fornecedores Ă© pouca.

Aqui estĂŁo alguns dos principais fornecedores que vocĂȘ precisa contratar: 

  • Igreja ou celebrante;
  • FotĂłgrafo;
  • Filmagem;
  • Florista;
  • Buffet;
  • MĂłveis (mesas e cadeiras e para decoração);
  • MĂșsica da cerimĂŽnia;
  • DJ da festa;
  • Bolo;
  • GrĂĄfica para impressĂŁo dos convites/save the date;
  • Aluguel ou costureira para vestido da noiva e daminhas;
  • Aluguel ou alfaiate para o terno do noivo.

Se vocĂȘ tem um cerimonialista, ela pode ajudĂĄ-la nos detalhes tĂ©cnicos para a festa acontecer e vocĂȘ pode decidir com calma seu vestido, por exemplo. 

7. Crie um site para o seu casamento

Um item moderno do cronograma de como organizar um casamento passo a passo. 

Existem vĂĄrios sites de casamento que permite criar uma pĂĄgina para o seu enlace com todas as informaçÔes para os convidados. Nele vocĂȘ pode divulgar:

  • suas listas de presente de casamento (em lojas fĂ­sicas e online);
  • receber presentes em dinheiro;
  • colocar a data da cerimĂŽnia e o local;
  • fotos do casal;
  • mural de mensagens, etc.

Aproveite a onda digital e escolha a hashtag oficial do  casamento para os convidados marcarem nas suas fotos e vocĂȘs poderem ver depois.

8. Planeje a lua de mel

Estava faltando a melhor parte nessa lista de como organizar um casamento passo a passo, nĂŁo Ă© mesmo?

Se vocĂȘ planeja sair de lua de mel logo apĂłs o casamento, Ă© hora de escolher um local, reservar as passagens e acomodaçÔes e começar a planejar um itinerĂĄrio.

Tanto para um destino internacional ou nacional, quanto antes vocĂȘs começarem a planejar e reservar melhor.

Temos dicas perfeitas neste post: Melhores lugares para passar lua de mel: 5 lugares perfeitos!

9. [EXTRA] Beleza da noiva para a cerimĂŽnia

Quando chega o grande dia, o coração estĂĄ a mil e tudo o que vocĂȘ quer Ă© sossego para se arrumar e chegar deslumbrante na sua cerimĂŽnia.

Então outra tarefa indispensåvel de como organizar um casamento passo a passo é agendar os profissionais que farão sua maquiagem, unha, cabelo e, quem sabe, até uma massagem relaxante antes da cerimÎnia. 

A Make You é um salão de beleza delivery e conta com serviços de maquiagem, penteados, manicure, design de sobrancelha e massagem tudo a domicílio.

No serviço especial para Casamentos temos:

  • Atendimento exclusivo para noivas;
  • Madrinhas e familiares;
  • Convidadas;
  • Destination wedding ;
  • Beauty bar na festa e muito mais!

AlĂ©m da comodidade e segurança, vocĂȘ ganha tempo, evita trĂąnsito e a demora do salĂŁo no conforto da sua casa ou onde for seu casamento!

Baixe agora o aplicativo, agende seu atendimento e se prepare para uma experiĂȘncia Ășnica de bem-estar e beleza!

APP STORE PLAY STORE