No nosso grande dia, queremos tudo perfeito, não é mesmo? Da decoração ao vestido, todos os detalhes devem estar alinhados para uma cerimônia e festa inesquecíveis. Mas você sabia que escolher o estilo do seu casamento pode ajudar você a organizar tudo?

Cada estilo tem algumas diretrizes, que ajudam os noivos na hora de decidir cada aspecto da celebração. Da tradicional até as tendências mais modernas, há uma grande variedade para você encontrar aquele que mais combina com os dois.

É importante, então, descobrir como é cada estilo, entender as diferenças entre cada modalidade e pesquisar bem, para que tudo saia conforme vocês sonharam nessa cerimônia inesquecível.

Ficou curiosa? Continue a leitura e encontre o estilo de casamento ideal para você!

Clássico

O casamento clássico é aquele que vem à nossa mente sempre que pensamos nessa cerimônia. É todo tradição e glamour: a noiva usa véu, grinalda e vestido com cauda, os pais são os anfitriões, a decoração é predominantemente branca, a cerimônia religiosa é em uma igreja grandiosa, a recepção é em um luxuoso salão, há a valsa dos noivos e chuva de arroz ao sair da igreja.

São muitos detalhes a serem observados: por exemplo, a gravata dos padrinhos precisam combinar com a tonalidade dos vestidos das madrinhas. Além disso, o cuidado começa no convite, opte por modelos bem tradicionais e em cores claras.

Rústico

Para os noivos que gostam mais da simplicidade e do campo, o rústico é o estilo ideal. A recepção geralmente é feita em sítios, lembrando um “casamento do interior”, a decoração abusa de flores do campo e tons amadeirados, além de materiais como a madeira, bandeirinhas e fitas coloridas.

Mas rústico não quer dizer descuidado: com velas, objetos transparentes, muita renda, juta e vestidos bem leves, o casamento será simples, mas esbanjará bom gosto.

Minimalista

O casamento minimalista agrada muito aos casais mais discretos e elegantes, trazendo ângulos retos, branco, objetos metálicos e poucos elementos na decoração, mas todos elegantemente harmonizados.

Também conhecido como “clean”, traz muito design, desde o vestido da noiva às peças em que é servido o jantar da recepção. Poucas flores e muito requinte, com louças brancas e taças transparentes.

Moderno

O casamento moderno traz elementos contemporâneos à recepção e tudo o que fugir ao tradicional, como luminárias divertidas, luzinhas e o que mais a imaginação mandar. O lugar da cerimônia e da festa pode ser um bistrô, casas antigas, onde você quiser! Já no jantar, opte por “finger food” e coquetéis.

No traje dos noivos, a criatividade também impera: enquanto ela pode optar por vestidos mais justos ou curtos, ele pode deixar de lado o tradicional e trajar gravata borboleta ou um charmoso suspensório.

Na praia

Além de ser feito no litoral, o casamento na praia ainda tem outros aspectos relevantes: geralmente os noivos estão descalços, as roupas são bem leves e saltos são evitados. A decoração acompanha o clima dando um toque bem tropical à recepção e, para o cardápio, frutos do mar e vinho branco.

O cuidado maior é com a previsão do tempo: os noivos precisam ter bastante certeza ao marcar a data para evitar que o grande dia seja estragado por uma chuva, que acaba com todo o clima praieiro.

Romântico

No casamento romântico, toda a delicadeza e doçura dessa celebração são realçadas. Porcelanas floridas, flores a caminho do altar, desenhos de pássaros, cores claras, memórias do casal: tudo isso pode ser usado na decoração para passar o romantismo da cerimônia. No vestido, opte por tecidos diáfanos, como o tule.

Tonalidades como o rosa, o nude, o lilás e o salmão devem ser priorizadas, assim como o uso abundante de flores e pérolas, elementos que remetem diretamente ao amor e romantismo.

DIY

Os casais mais “mão na massa”, ou que estão com o orçamento curto para a cerimônia, se encaixam bastante com esse estilo de casamento. DIY significa “do it yourself” ou “faça você mesmo”, em inglês.

Ou seja, da decoração às lembrancinhas, tudo é feito pelos noivos e pela família. O resultado é um clima aconchegante, e diversos recadinhos do casal para os convidados, escritos a giz em quadros-negros, podem ajudar a deixar o clima ainda mais gostoso.

Mini wedding

Mais uma opção para os casais de orçamento curto, mas que não querem abrir mão do requinte, o mini wedding é bem comum na Europa e tem se tornado uma tendência em terras brasileiras, com uma proposta de cerimônia mais íntima e enxuta, também chamada de “petit comité”.

Poucos convidados, escolhidos a dedo, algum ambiente aconchegante na recepção e um capricho maior com os fornecedores são as principais características desse estilo. O clima intimista já começa no convite, que deixa claro o quanto o convidado é especial por fazer parte desse grupo seleto.

Vintage

Como uma variação do casamento romântico, o vintage vem sendo uma forte tendência nas cerimônias atuais. Tudo remete a uma época passada, com móveis antigos, porcelanas “da vovó” e um vestido inspirado nas décadas da primeira metade do século XX.

Broches, gramofones, relógios antigos, retratos antigos da família e até mesmo a música tocada na recepção ajudam a compor o clima nostálgico e muito romântico. Vale a pena pedir uma ajuda aos avós do casal e encontrar relíquias que estão na família para compor o ambiente ou até mesmo a indumentária dos noivos.

Temático

Outra tendência muito forte é a realização de casamentos temáticos. Escolhe-se algum tema para orientar todos os detalhes da recepção: seja um filme, uma série, uma época ou até mesmo um estilo musical.

Star Wars, Senhor dos Anéis, contos de fadas, circo, rock… o que mais combinar com os noivos estará presente nas músicas, vestido e decoração. Esse é um estilo bem divertido, que tem tudo a ver com casais mais descolados!

Conhecer os diferentes tipos de recepção vai ajudar você a fazer um casamento mais alinhado e elegante. Além de causar uma bela impressão nos convidados, você viverá momentos inesquecíveis!

Conseguiu decidir qual estilo de casamento mais combina com você? Aproveite então para saber mais sobre outro aspecto importantíssimo do grande dia: a maquiagem! Leia nosso artigo e fique por dentro.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.