festa antes do casamento

Chá de panela, noivado, chá de lingerie, despedida de solteiro… As festas antes do casamento são uma oportunidade de juntar os amigos e a família para celebrar o casal que logo se juntará em matrimônio.

Apesar de serem mais descontraídas que o casamento em si, também precisam de uma série de cuidados para que sejam divertidas e tenham tudo a ver com o casal homenageado.

Além disso, as festas pré-casamento tem, cada uma, sua própria tradição e algumas regrinhas específicas para serem seguidas.

Quer aprender como fazer ótimas festas antes do casamento?

Acompanhe nosso conteúdo com as principais comemorações pré-casamento e veja algumas dicas para organizá-las de maneira adequada, divertida e com a sua cara!

Noivado

Depois do pedido e do esperado “sim”, os noivos finalmente podem contar para todo mundo que, em breve, serão casados! É para isso que serve a festa de noivado, marcando o início das comemorações pré-casamento.

Você pode optar tanto por uma festa de noivado moderno, em que os noivos já recebem os convidados com as alianças, quanto pelo modelo tradicional, em que há um momento solene para o noivo falar algumas palavras após o jantar e o casal trocar as alianças.

Como o casamento já é uma festa grande, com um número maior de convidados e gastos mais elevados, o noivado pode ser um pouco mais simples, apenas para família e amigos próximos do casal.

Se a festa for para mais de 30 convidados, você pode investir em um convite impresso, lembrando que esse deve ser mais simples que o feito para o casamento.

Para o cardápio, você pode optar por jantar ou almoço, ou inovar com a tendência para noivados: o brunch!

Essa refeição acontece entre o almoço e o café da manhã e é regada a drinks, como mimosas e bloody marys. Além de dar um ar mais descontraído e requintado, ainda fica menos dispendiosa que organizar um jantar.

festa antes do casamento

festa antes do casamento

Chá de cozinha ou de panela

O que fazer antes do casamento? O chá de panela — conhecido também como chá de cozinha — é uma opção quase obrigatória, e uma das festas antes do casamento mais tradicionais.

Ele foi criado para ajudar os noivos a montarem sua cozinha com utensílios domésticos, como panelas, xícaras, panos de prato etc.

Para evitar presentes repetidos, a noiva pode organizar uma lista online e deixá-la disponível para seus convidados.

O convite pode ser feito por e-mail ou até com uma versão impressa mais simples, com a temática de cozinha.

Uma tradição dessa festa é vendar a noiva para que ela tente adivinhar por meio do tato o presente que ganhou.

Outras brincadeiras com os convidados ainda podem ser feitas para animar esse evento que tem um tom mais descontraído.

Tradicionalmente, essa festa é apenas para mulheres, como amigas, mãe e irmãs da noiva; porém, hoje em dia, alguns casais mais modernos costumam fazer uma comemoração mista, incluindo também o noivo e amigos homens do casal.

Por ser uma festa mais simples, o cardápio pode acompanhar essa clima, com:

  • canapés;
  • salgados;
  • mesa de frios;
  • bolo;
  • mesa de doces são uma boa pedida.

A noiva também pode organizar o evento em um bar ou restaurante mais descolado.

festa antes do casamento

Fonte: Pinterest

festa antes do casamento

Fonte: Pinterest

Chá de lingerie

O chá de lingerie é uma das tendências entre os casais mais modernos. Como o nome indica, nessa comemoração a noiva recebe lingeries de presente.

Nessa festa, uma brincadeira comum é o strip-tease da noiva, em que ela precisa retirar uma peça de roupa caso não adivinhe o presente.

Para evitar acabar sem roupa nenhuma durante o chá, muitas noivas vestem um grande número de peças, deixando a brincadeira bem divertida.

Se a anfitriã não se sente confortável com a brincadeira, pode pensar em outras opções, como chamar manicures e maquiadoras para organizar um dia de beleza com suas convidadas.

Ao contrário do chá de panela, essa festa pré-casamento é organizada apenas para o público feminino.

As convidadas são as amigas mais próximas da noiva, podendo comparecer também a mãe, a sogra, as tias, as primas e as cunhadas.

Entre as opções para a decoração e alimentação, você pode apostar em:

  • cupcakes divertidos com a temática do chá;
  • frutas e fondue;
  • finger food e outras alternativas leves também são uma boa pedida.

festa antes do casamento

Fonte: Pinterest

festa antes do casamento

Fonte: Pinterest

festa antes do casamento

Fonte: Pinterest

Chá bar

Juntando amigos e parentes de ambos os sexos, o chá bar é a mais democrática das festas antes do casamento.

Ele serve como chá de panela ao mesmo tempo em que também incorpora presentes que ajudem os noivos a compor seu bar pessoal, como:

  • vinhos;
  • whiskys;
  • vodkas e outras bebidas.

Por ser uma festa que envolve mais convidados, pode ser feita em bares ou espaços de festas maiores, mas ainda deve manter o ar descontraído dos chás. Evite formalidades e cardápios muito elaborados.

Os noivos podem soltar a imaginação e criar um tema divertido para a comemoração pré-casamento, como:

  • boteco;
  • mexicano;
  • churrasco;
  • retrô;
  • happy hour.

O importante é que tanto a decoração quanto o cardápio sejam coerentes com a proposta e o jeito dos noivos.

festa antes do casamento

Fonte: Pinterest 

festa antes do casamento

Fonte: Pinterest

festa antes do casamento

Fonte: Pinterest

Despedida de solteiro e de solteira

A última entres as festas antes do casamento é a despedida de solteiro e de solteira.

Ela serve para que os noivos tenham uma última festa com os amigos mais próximos antes de subir ao altar.

São festas bem descontraídas, feitas em bares ou baladas — o que mais combinar com a noiva e o noivo.

O importante aqui é se divertir o máximo possível, revivendo uma noitada com a turma.

Uma tendência que tem crescido é a viagem de despedida, em que a noiva viaja com suas amigas mais próximas por um fim de semana, escolhendo destinos badalados para muita diversão.

Geralmente, quem organiza essas comemorações são o padrinho e a madrinha, ou seja, depois de tanto trabalho preparando seu casamento e as festas pré-nupcias, é hora de relaxar e aproveitar!

festa antes do casamento

Fonte: Pinterest

festa antes do casamento

Fonte: Pinterest

festa antes do casamento

Fonte: Pinterest

Lembre-se de se divertir e aproveitar ao máximo as comemorações antes do casamento. Esse é um período muito especial, que vai marcar o início da vida compartilhada do casal.

Você também já deve estar buscando sobre o grande dia, não é mesmo? Sugerimos que leia o artigo; “4 razões para fazer seu Dia da Noiva em casa [aprenda como]”

Gostou de saber mais sobre o que fazer antes do casamento? Aproveite para continuar acompanhando nossas dicas para o grande dia! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.