Não importa o tipo de festa de casamento. Este é um momento para selar a união entre duas pessoas que se amam e, ainda, celebrar junto aos amigos comendo, bebendo e se divertindo muito. Esse deve ser um dia único e inesquecível para o casal e todos os envolvidos.

Para isso, é necessário escolher o estilo de festa de casamento que mais combina com você, seu noivo e, até mesmo, seus convidados principais.

Além disso, é preciso ter atenção para não deixar nada de fora. Dessa forma, você pode ter uma celebração inesquecível e um álbum de fotos para lembrar desse momento para o resto da sua vida.

Quer uma ajudinha para escolher entre os diferentes tipos de festa de casamento? Continue lendo para conferir o que preparamos para você!

Tipos de festa de casamento

1. Festa de casamento no campo

O campo é um dos temas para festa de casamento mais tradicionais. É realizado ao ar livre, com a luz natural do dia, aproveitando o pôr do sol e com a decoração repleta de flores e outros elementos da natureza.

Apesar disso, ele pode ser tão chique e incrível quanto um casamento na igreja ou em um espaço para festas que seja decorado de acordo com a sua escolha.

festa-casamento-campo-fiorella-matheis
Fiorella Mattheis se casou no sítio dos pais em Petrópolis/RJ (Foto: Reprodução – Instagram)

O casamento no campo pode ser simples sem deixar de ser elegante. Dois excelentes exemplos disso foram os casamentos dos casais Pedro Bial e Maria Prata e Fiorella Mattheis e Flávio Canto.

2. Festa de casamento minimalista ou Mini wedding

O mini wedding é um dos tipos de festa de casamento ideal para quem quer curtir e apreciar esse momento com convidados mais íntimos e de forma mais próxima e aconchegante, além de aproveitar a presença de cada convidado.

Para ser caracterizada como um mini wedding, é necessário que a cerimônia tenha no mínimo dez convidados e no máximo cem.

Por ser um tipo de casamento diferente, ele permite que a comemoração seja realizada em espaços que você aprecia, mas que outros tipos de casamentos não suportariam, como um restaurante, o jardim de casa, uma casa de verão, entre outros.

Angelina Jolie e Brad Pitt formam um famoso exemplo de casal que optou por um casamento menor e apenas com a presença de familiares e amigos próximos.

Além disso, por ser menor, esse tipo de evento permite maior investimento e atenção na decoração, no buffet e em outros serviços. Ainda assim, é um estilo de casamento que pode sair mais em conta.

3. Festa de casamento diferente: Bar wedding

Todos os tipos de casamento exigem diversos investimentos para tornar a celebração bonita, gostosa e aconchegante. Geralmente, são contratados buffets com serviços de garçon para servir os convidados.

No entanto, muitos casais, principalmente os famosos, já estão optando pelo estilo bar, pois dessa forma cada convidado pode escolher melhor sua bebida.

Porém, é necessário cuidado ao montar o bar. Afinal, você não quer que ele fique de qualquer jeito.

bar-wedding-casamento
Foto: Catie Coyle Photography

Sendo assim, é bom investir tanto em garçons — para aqueles que desejam bebidas mais simples no conforto de suas mesas — quanto no bar — para os convidados que desejarem algo mais elaborado e específico.

Além disso, o bar deve ser bem decorado e combinar com um casamento, sem parecer um espaço qualquer de balada, e ser capaz de suportar a quantidade de convidados, de maneira a evitar que filas enormes se formem.

4. Festa de casamento simples ou Elopement wedding

Para fugir de grandes custos, estresse, planejamento da festa, entre outras questões que envolvem casamentos típicos, muitos casais optam pelo elopement wedding, como fizeram Marina Ruy Barbosa e Xande Negrão e Rafa Brites e Felipe Andreoli.

Esse tipo de festa de casamento permite que os noivos fujam para longe para que tenham um momento mais íntimo e a sós. É uma excelente opção para aqueles que não dão tanta importância para a festa e desejam investir em uma boa hospedagem, restaurante e roteiro de viagem.

Foi muito comum antigamente, quando os casais fugiam para casar sem o consentimento da família. No entanto, o conceito foi reinventado atualmente, já que geralmente o par tem o consentimento dos familiares, mas deseja tranquilidade nesse momento.

5. Festa de casamento em casa

O casamento em casa é, geralmente, uma cerimônia menor e de acordo com o espaço que você tem. É uma ótima opção para quem deseja uma celebração mais íntima no aconchego do lar.

É, sim, possível transformar a sua casa em um local adequado para um tipo de celebração de casamento, desde que com a ajuda de profissionais qualificados. Dessa forma, você economiza com o local e a festa pode durar a noite toda!

No entanto, esse tipo de festa de casamento só é indicado para aqueles que têm um bom espaço e um quintal adequado para receber a decoração, os convidados, o altar, as cadeiras e o buffet, entre outras coisas típicas de um bom casamento.

festa-de-casamento-em-casa
Decoração do casamento em casa da atriz Carol Castro em São Conrado, bairro carioca | Foto: Luiz Miranda Fotografia.

Sandy e Lucas Lima também foi outro casal famoso que adotou o tema e se casaram na casa dos pais da cantora em Campinas/SP.

6. Festa de casamento moderna

O casamento moderno é um dos tipos de festa de casamento mais criativos. Os noivos podem escolher temas para a festa, e a decoração costuma ser mais colorida e diferenciada em comparação aos casamentos tradicionais.

As opções de lugares para casar e fazer o evento também são inúmeras, podendo ser desde salões, casas antigas, vinícolas e bistrôs.

O importante é que, para ser caracterizado como moderno, o casamento precisa ser inusitado, apresentando detalhes geralmente não encontrados nos casamentos comuns.

No mundo dos famosos, Travis Barker, da banda Blink-182, e Shana Moakler estrearam um dos casamentos mais inusitados. Eles fizeram a festa inspirada no filme “O estranho mundo de Jack” e adotaram o cenário gótico para a cerimônia.

7. Destination wedding

O destination wedding é o tema para festa de casamento mais em alta nos últimos tempos. É quando o casamento é realizado em uma cidade diferente daquela na qual os noivos moram.

A escolha do lugar depende do casal: pode ser onde eles se conheceram ou apenas um local que acham bonito e que seja ideal para a cerimônia.

destination-weding
Brinde seus convidados com uma bela vista!

O interessante é que a viagem que os noivos e convidados fazem para chegar até o destino do casamento já é um evento agitado e empolgante.

Imagine só casar em outra cidade ou país junto de seus amigos e parentes, como fez a atriz Juliana Knust e Gustavo Machado em Bali!

8. Festa de casamento na praia

Casar na praia é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, a praia é um local aconchegante, remete a férias e proporciona um ambiente incrível.

Se você é uma dessas pessoas que sempre sonharam com esse tipo de festa de casamento, por que não fazer essa escolha de uma vez por todas?

Assim como Di Ferrero e Isabeli Fontana, você também pode ter um casamento a beira-mar, de forma elegante, tranquila, com vestidos e trajes mais descontraídos, maquiagem leve.

casamento-na-praia
Isabeli Fontana e Di Ferrero escolheram as Maldivas como cenário.

A decoração complementa a beleza natural da praia. Além disso, a experiência certamente renderá um incrível álbum de casamento.

Como você viu, escolher entre esses tipos de festa de casamento incríveis pode ser bem interessante e trazer para o casal doces surpresas! Afinal, todos esses estilos são incríveis e podem proporcionar a festa dos seus sonhos!

Gostou dos tipos de festa de casamento? Qual é o seu preferido? Compartilhe sua opinião conosco e deixe um comentário!

Conheça também nosso Pacote de Casamento. A equipe da Make You oferece serviços de beleza a altura da ocasião.

Disponibilizamos o melhor atendimento para as noivas em pacotes que incluem:

  • teste,
  • acompanhamento durante a festa
  • coordenação do Beauty Artist da equipe Make You.

Você vai ficar impecável do começo ao fim desse grande dia sem se preocupar com nada! Baixe o aplicativo da MakeYouApp no seu smartphone que nossos profissionais irão até você!