eliminar-rugas-make-you-app

Com o passar do tempo, é normal que apareçam certas marquinhas na pele — as rugas —, principalmente em decorrência do processo natural de envelhecimento e da repetição de expressões mímicas faciais e corporais. Elas fazem parte do evoluir espontâneo da vida e podem fazer com que algumas pessoas tentem encontrar as melhores maneiras de como eliminar rugas.

Esse plano de cuidados específicos e outros mais gerais de saúde podem suavizar ou até mesmo adiar seu aparecimento, já que observam os fatores que causam o envelhecimento precoce.

Foi pensando nisso que separamos, neste post, os principais hábitos que proporcionam uma pele saudável e bem hidratada, postergando, assim, os efeitos do tempo. Confira!

1. Mantenha a hidratação em dia

Água é vida. Ela consiste num dos principais componentes para a formação e funcionamento do corpo humano. Então, hidratar o corpo é essencial para a promoção da saúde como um todo, permitindo também que a pele possa combater as agressões com mais eficácia. Aqui a dica é ingerir muita água ao longo do dia e deixar uma garrafa cheia sempre por perto pode facilitar a lembrança.

2. Invista em cremes específicos

Feita a etapa interna, essa pode ser complementada com cremes específicos para que a pele se mantenha sempre nutrida e bem hidratada. Escolha um hidratante próprio para seu tipo de pele e aplique após a limpeza, complementando perfeitamente o seu ritual de cuidados.

3. Suavize as expressões faciais

A auto-observação é muito importante aqui, pois, muitas vezes, não percebemos o quão exageradas podem ser nossas expressões faciais. De fato, quanto maior a utilização da musculatura da face, maior a probabilidade de formação de vincos na pele e, consequentemente, de rugas.

Então, uma ótima dica é buscar outros recursos para usar a nossa expressividade, como o olhar e a voz. Assim, nosso gestual mímico fica suavizado e nossa pele passa por menos contrações.

Nessa mesma proposta, óculos de sol também são essenciais para evitar expressões em decorrência da exposição solar. Deixe-os próximos e acessíveis na rotina do dia a dia para que se lembre de usá-los sempre que necessário.

4. Evite a exposição exagerada ao sol

Expor-se ao sol é importante, principalmente para a síntese da vitamina D, composto que desempenha função vital no organismo ao facilitar a absorção de cálcio.

Acontece que essa exposição deve ser equilibrada, pois o excesso, ainda mais sem a devida proteção, causa o envelhecimento precoce da pele, manifestando-se por manchas, rugas e alteração do seu tônus.

Assim, é indispensável o uso de um bom protetor solar que faz a proteção dos efeitos não só da radiação solar, mas também de luzes, como a iluminação do computador e de ambientes interiores.

5. Retire a maquiagem e limpe bem a sua pele antes de dormir

A maquiagem pode ser usada na rotina, ajudando até a proteger a pele das radiações, já que cria uma camada a mais sobre o protetor solar. Contudo, é de grande importância retirá-la bem antes de dormir, já que qualquer resquício pode obstruir os poros e causar danos.

Da mesma forma, ao fim do dia se acumulam diversos vestígios de poluição, fumaça, dentre tantos outros componentes gerados por fatores externos, bem como aqueles por causas internas, como excesso de oleosidade. Assim, é indispensável investir em uma limpeza cuidadosa e completa da pele na rotina diária, para que esta esteja limpa e livre para respirar durante o sono.

6. Cuide das áreas mais delicadas, como o contorno dos olhos

A área ao redor dos olhos é bem delicada e exige um olhar mais atento na rotina de beleza. Isso porque a pele nessa região é mais fina e pode ser facilmente danificada com a exposição aos raios UV. Então, mantê-la sempre bem hidratada e nutrida com cremes específicos é essencial no ritual de como eliminar rugas.

Outra dica muito legal para ser feita até mesmo junto da aplicação de seu dermocosmético é a prática de uma automassagem suave com as pontas dos dedos para ativar a circulação, sempre conduzida do canto interno dos olhos para o externo e, ao fim, levemente para cima.

7. Controle a temperatura da água nos banhos

Tomar aquele banho quentinho ao fim do dia, principalmente em dias frios, é realmente uma delícia, mas a água quente, a longo prazo, também pode causar prejuízos à pele. Isso acontece pois ela danifica sua barreira de proteção natural. Assim, a dica é sempre optar por banhos mornos para proteger a pele e não irritá-la.

8. Cuide de todas as áreas do corpo: lembre-se das mãos e do pescoço

Algumas partes do corpo ficam bastante expostas no dia a dia, mas muitas vezes ficam esquecidas na hora dos cuidados. As mãos e o pescoço são exemplos de regiões onde podem facilmente aparecer rugas, já que negligenciá-las é uma ocorrência comum.

Então atente também para esses passos no ritual diário de como eliminar rugas para manter a pele sempre jovem e bonita todos os dias.

9. Pratique um estilo de vida saudável: alimentação equilibrada, exercícios e bom sono

Manter-se saudável com boas escolhas diárias é muito importante para o desenvolvimento da saúde como um todo. Então, optar por uma alimentação equilibrada rica em vegetais, leguminosas, frutas e hortaliças, praticar exercícios e cuidar da qualidade do sono é fundamental.

Hábitos como excesso de bebidas alcoólicas, cigarros e estresse são alguns dos fatores que aceleram consideravelmente o envelhecimento. Eles causam efeitos prejudiciais, como o aumento de radicais livres e a quebra das fibras colágenas e elásticas, resultando numa pele mais enrugada e sem vida.

10. Aposte nos antioxidantes

Os antioxidantes combatem os radicais livres, componentes responsáveis pelo envelhecimento precoce, e podem ser encontrados de forma natural nos próprios alimentos. Dessa forma, mantenha uma dieta rica em vegetais, como a couve e o espinafre, oleaginosas, como nozes e castanhas, e frutas por conta de seus tantos benefícios.

Um bom exemplo é o óleo de coco, que, além de contribuir para uma alimentação super saudável, funciona também como um hidratante natural. Ele apresenta emolientes que ajudam a amenizar as rugas já existentes. Pode ser aplicado na pele e nos cabelos e funciona ainda como um excelente demaquilante em óleo. Como hidratante, a dica é aplicar à noite e deixá-lo agir durante o repouso noturno.

Agora que você descobriu como eliminar rugas, invista nesses hábitos diários saudáveis e veja que os efeitos serão percebidos não só na sua saúde, mas também na beleza de sua pele. Assim, com alguns passos simples, é possível obter resultados incríveis que vão lhe trazer jovialidade e muito bem-estar.

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais para ajudar quem também está em busca de formas para melhorar a saúde e amenizar os efeitos do tempo![/column]