como escolher buque

O seu grande dia está chegando! Você já pensou em quase tudo para ficar ainda mais linda para esse momento tão especial: vestido, sapato, cabelo e maquiagem. Resta agora escolher o último item — mas não menos importante.

Acessório fundamental para toda noiva, o buquê de casamento completa e harmoniza seu visual. Mas, em meio a tantas opções, como não errar? Ele deve combinar com a decoração? Qual tamanho usar? O estilo do vestido influencia?

Calma! Muita calma! Para te ajudar nesse momento único, essas e várias outras dúvidas sobre o buquê de casamento ideal serão esclarecidas agora. Acompanhe!

A importância do buquê de casamento

São vários os detalhes que precisam ser levados em conta para que o dia do seu casamento seja perfeito como você sempre sonhou. São meses de planejamento, preparação e investimento para tirar os planos do papel e transformá-los em realidade, e para isso, cada detalhe conta.

Na maioria das vezes, você, a noiva, é a principal responsável por escolher todos os itens que vão compor seu grande dia: são fornecedores, decoradores, cores e sabores que farão parte, e quando estiverem todos juntos no mesmo lugar, precisam estar em plena harmonia.

Item fundamental para compor o visual de toda noiva, o buquê de casamento deve completar não só o seu visual, mas também harmonizar com todo o resto. Símbolo da vida e da fertilidade, não é só a sua beleza que deve ser levada em conta na hora da escolha.

O que considerar na escolha do buquê de casamento

Para te ajudar nessa tarefa prazerosa, mas que gera tantas incertezas, veja agora 7 dicas valiosas que não te deixarão errar:

1. Buquê X Vestido

Um fator que precisa ser levado em conta na hora de escolher o buquê de casamento é o vestido que você vai usar no seu grande dia.

Se optou por um vestido simples, um buquê colorido e mais ousado pode completar bem seu visual. Agora, se sua opção foi por algo bem tradicional, com véu e grinalda, um buquê em formato cascata, por exemplo, vai harmonizar perfeitamente, te deixando uma verdadeira princesa.

2. Buquê X Decoração

Talvez uma das maiores dúvidas das noivas com relação ao buquê seja: ele deve combinar com a decoração? A resposta é: não!

O buquê de casamento é um item complementar do seu visual e deve combinar com o seu vestido e o seu estilo. Por conta disso, ele não deve ter as mesmas flores, nem cores utilizadas na decoração. Ao contrário, flores completamente diferentes trarão ainda mais atenção para você.

3. Cor ideal

Como dito no item anterior, o buquê de casamento não deve ter as mesmas cores das flores usadas na decoração, porém, as cores dele devem estar em harmonia com as utilizadas em sua maquiagem.

Outra sugestão é que ele harmonize com a cor da sua pele. Antes de escolher, faça um teste e veja com qual combinação entre esses dois itens seu visual ficará mais harmonioso e bonito.

4. Tipos de flores

Outro ponto importante para ter uma escolha sem erro é o tipo de flor que vai compor seu buquê. Por mais que você tenha escolhido a cor perfeita, vale lembrar que nem todas as flores têm opções de cores e nem todas estão disponíveis durante as quatro estações do ano.

Para não ter problemas na confecção do seu buquê de casamento, verifique antes quais são as flores da estação. Isso vai garantir que haja material suficiente para a montagem do buquê com flores frescas e bonitas.

Outra dica importante é que você opte por flores com aromas leves, para evitar o risco de uma crise alérgica e uma sequência de espirros no momento mais importante da sua vida.

5. Tamanho certo

Para definir o tamanho do buquê de casamento, é preciso levar em conta sua estatura. Se você for do time das altas, flores grandes e buquês longos deixarão o visual perfeito sem disputar espaço com você. Já para o time das baixinhas, os redondos com flores pequenas são os ideais.

6. Local do casamento

local em que será realizado seu casamento também é um ponto importante a ser levado em conta na hora de escolher o buquê.

Casamentos que serão realizados em lugares abertos, como campo ou praia, combinam bem com um buquê de flores de vários estilos, tamanhos e cores. Locais fechados e mais tradicionais pedem a escolha de somente um tipo de flor, com cor única.

7. Como segurar

Agora que você finalmente escolheu o buquê de casamento perfeito para compor seu visual, ainda restou uma última dúvida: como segurá-lo de forma correta?

Se seu escolhido tem o estilo braçada, ele deve ficar apoiado — as flores no antebraço e o caule na mão. Para os de estilo cascata e redondos, a forma correta de segurar é bem junto ao corpo, de forma que sua mão fique apoiada no quadril, o que ajuda a mantê-la firme e até a esconder um pouco a tremedeira.

Outras sugestões importantes

Mesmo com a maioria das suas dúvidas esclarecidas, ainda tem mais algumas coisas que você pode fazer por esse dia tão especial e por seu buquê de casamento:

  • se for jogar o buquê durante a festa, faça uma amostra menor para isso, pois, assim, você pode guardar o original como uma bonita lembrança;
  • faça uma prova antes do grande dia, para evitar surpresas desagradáveis difíceis de serem resolvidas na hora;
  • pesquisar o que está na moda pode trazer boas referências na hora da escolha final.

Seja qual for o modelo de buquê de casamento que você escolher, leve em conta seus sonhos para esse grande momento, seu estilo e sua personalidade. Ele deve complementar seu visual de forma harmoniosa, mas também deve representar quem você é, pois isso te trará ainda mais confiança para ser o centro das atenções nesse dia tão sonhado.

Agora diga: essas dicas foram úteis? Então, que tal dividi-las com outras mulheres e ajudá-las a ter um casamento tão perfeito e maravilhoso quanto o seu? Compartilhe este post em suas redes sociais!