dicas-make-noivas-make-you-app

Um dos momentos mais importantes no dia de uma noiva é a hora em que ela se prepara para fazer sua maquiagem. Tudo precisa ficar perfeito, afinal, ela quer estar linda na cerimônia, na festa e nas fotos.

Ter a habilidade de fazer uma maquiagem perfeita evita possíveis erros e excessos, que nem sempre são vistos a olho nu, mas podem causar um resultado negativo.

Uma base mais clara ou mais escura que a pele, o corretivo craquelando, um blush em tom errado ou pigmentado demais são exemplos de erros cometidos na maquiagem da noiva, capazes de desarmonizar todo o rosto.

Aprender sobre maquiagem é uma das melhores maneiras de evitar esses erros, por isso, não perca as dicas maravilhosas que preparamos para você. Confira!

Cuide da sua pele diariamente

O segredo de uma maquiagem perfeita começa antes mesmo de aplicar qualquer produto na pele. É muito importante manter uma rotina de cuidados diários para que a pele esteja saudável e preparada para receber a maquiagem.

Lembre-se de usar produtos específicos para seu tipo de pele. Isso evita que seu rosto fique oleoso ou ressecado demais. Lavar o rosto todos os dias e não dormir com maquiagem auxilia a manter a pele limpa e fresca, sem cravos e espinhas.

Além disso, é importante tonificar o rosto, hidratá-lo, usar o protetor solar e frequentar um esteticista para realizar limpezas de pele a cada 30 dias.

Prepare a pele antes da maquiagem

Com os cuidados certos, sua pele estará muito mais preparada para receber a maquiagem, mas é importante fazer uma preparação antes da aplicação dos produtos. Isso vai potencializar os resultados e garantir um efeito muito mais profissional.

  • comece pela limpeza: lave o rosto com seu sabonete de costume. A água não pode estar muito quente nem muito fria;
  • tonifique a pele: o tônico é capaz de remover as impurezas mais profundas no rosto. Ele auxiliará no fechamento dos poros;
  • use o protetor: além de proteger sua pele da ação do sol, o protetor vai ajudar a controlar a oleosidade da pele;
  • faça uma hidratação: um rosto ressecado favorece o craquelamento da maquiagem, por isso, não deixe a hidratação de lado;
  • hora do primer: para fechar os poros de vez, aposte no primer. Não esqueça de usar o primer certo para cada área do rosto.

Escolha produtos no tom certo

Você pode se dedicar ao máximo a uma maquiagem, mas se o tom dos produtos não estiver de acordo com sua pele será impossível ter um resultado satisfatório.

Para não errar, a melhor estratégia é testar. Os produtos de pele geralmente apresentam 3 tons básicos: os de fundo rosado, os de fundo amarelado e o neutro.

Peles quentes e com veias esverdeadas casam melhor com bases de fundo amarelado. Já as peles frias e com veias azuladas podem apostar nas bases de fundo rosado. Caso sua pele seja mista, com veias verdes e azuis, aposte nas bases de tom neutro.

Na hora do teste, experimente os três tons e observe qual deles se espalha e some na pele. Prefira fazer essa observação em luz natural e sempre arraste a base para o pescoço e orelhas.

A mesma regra vale para o corretivo, que pode te deixar com o famoso olho de panda invertido quando o flash de uma câmera estoura no rosto. Evite tons mais claros e procure por produtos que foram feitos para você.

Aposte no contorno facial

O contorno facial é uma técnica muito famosa atualmente, mas não é de hoje que as mulheres usam esse truque para harmonizar as formas do rosto. Tudo o que você precisa fazer é “esconder” as partes do seu rosto que precisam de menos destaque e iluminar tudo que precisa ser exaltado.

Engana-se quem acha que existe apenas um contorno para todos os tipos de rosto. Cada pessoa é única e é preciso fazer uma análise do que precisa de mais harmonia para ter um resultado eficiente.

Algumas características como testa grande, rosto muito longo, bochechas redondas ou nariz sem formato podem ser corrigidas com o contorno escuro. Já as têmporas, o meio da testa, o topo do nariz, a parte abaixo das sobrancelhas e a área das olheiras podem ser iluminadas.

Outro ponto importante é não escolher produtos que sejam muito mais claros ou muito mais escuros que sua pele. O ideal é apenas um tom mais ou a menos.

A textura do produto também faz toda a diferença. Produtos em pó garantem um resultado muito mais natural, mas duram menos. Já o contorno cremoso, feito com base ou corretivo, ficará um pouco mais pesado, mas será mais duradouro.

Escolha o estilo da maquiagem

Para fazer a aplicação de todos os outros produtos, como blush, sombras e batom, é preciso definir qual será o estilo da maquiagem. Assim, é possível seguir uma linha e combinar todos os elementos.

As noivas mais românticas gostam de maquiagens mais naturais. Se você segue esse estilo, aposte em sombras nude, sem brilho. O blush pode ser bem natural e a boca pode levar o batom nude, rosa ou apenas um gloss.

As noivas clássicas gostam de valorizar os olhos, mas sem exageros. Um esfumado marrom mais dramático, com um pouco de preto e cílios postiços costuma agradar quem é adepta desse estilo. O blush pode ter efeito bronzeador e o batom mais adequado é o nude.

Já as mais modernas gostam de inovar. As noivas mais ousadas preferem aquela maquiagem que estamos acostumadas a ver na internet. Olhos bem marcados, esfumados e com muito brilho. O blush pêssego acompanha o contorno e o batom fica a critério da noiva.

Analise os detalhes da cerimônia

Alguns detalhes sobre a cerimônia fazem toda a diferença na hora de preparar a maquiagem. Você deve analisar o clima, o horário e o local escolhido. Se o casamento acontecer em um local muito quente ou durante o dia, é preciso tomar algumas providências para que a maquiagem não derreter antes da hora. Veja a seguir:

  • escolha produtos que não tenham óleo em sua composição;
  • aplique pó translúcido para conter o brilho;
  • use um fixador de sombras;
  • prefira produtos a prova d’água;
  • use um fixador de maquiagem.

Mesmo dominando as melhores técnicas para uma maquiagem perfeita, é essencial contar com a ajuda de um profissional no dia da cerimônia de casamento. O teste de make também é parte importante desse processo, já que você consegue ter uma ideia real de como será o resultado na sua pele.

Não deixe de procurar por profissionais especializados. A pessoa certa será capaz de fazer uma boa análise dos seus traços e indicar o que ressalta suas melhores características.

E se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o teste de maquiagem, leia nosso post sobre esse tema![/column]