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Acabar com as espinhas é um dos maiores objetivos na rotina de cuidados com a beleza. Afinal, que mulher não sonha em ter uma pele perfeita, livre de acne e oleosidade?

A verdade é que nem sempre é tão fácil conquistar todos esses benefícios e, por isso, é importante usar todas as armas possíveis em busca de mais saúde e beleza para a pele do rosto.

Uma dessas “armas” é a nossa alimentação. A forma como comemos está diretamente ligada à aparência da nossa pele, já que grande parte desses problemas surge a partir da falta de vitaminas, excesso de agentes prejudiciais e desequilíbrios hormonais.

Com as 8 dicas a seguir, você vai descobrir quais alimentos podem ajudar você a manter a saúde em dia, conquistar a pele perfeita e acabar com as espinhas! Ficou interessado? Então leia o post completo!

1. Alimentos que têm antioxidantes

Quando o assunto é a beleza da pele, pode ter certeza que a palavra “antioxidante” não pode ficar de fora. Essa substância é capaz de proteger nosso organismo da ação dos radicais livres — moléculas que podem causar danos nas células saudáveis quando são produzidas em excesso.

Esses danos revertem-se em vários tipos de problemas de saúde, entre eles, o envelhecimento precoce, o enfraquecimento do sistema imunológico e, consequentemente, a má aparência da pele.

Para garantir que seu organismo está recebendo boas quantidades de antioxidantes, invista nos seguintes alimentos:

  • açafrão;
  • azeite de oliva;
  • melão;
  • frutas cítricas;
  • sálvia;
  • suco de uva integral.

2. Alimentos ricos em vitamina A

A vitamina A é responsável por diversos benefícios em nosso corpo, principalmente na pele. Ela ajuda a manter o corpo hidratado e atua na produção de colágeno, que combate o aparecimento de rugas e sinais de envelhecimento.

Ela também contém os antioxidantes que apresentamos na dica anterior, combatendo os radicais livres. Veja em quais alimentos você pode investir:

  • cenoura;
  • abóbora;
  • brócolis;
  • batata doce;
  • fígado;
  • espinafre;
  • couve.

3. Alimentos que têm vitamina C

A vitamina C é um dos componentes mais usados em cosméticos para a pele do rosto, pois seus benefícios são bem conhecidos. Além de ser uma vitamina antioxidante, ela potencializa os efeitos de proteção da pele, criando uma barreira para os raios UVA/UVB.

Ela também é conhecida por estimular a produção de colágeno e elastina, e ajudar a clarear manchas de acne e melasma. Encontre a vitamina C nos seguintes alimentos:

  • laranja;
  • limão;
  • manga;
  • abacaxi;
  • goiaba;
  • kiwi;
  • morango;
  • caju;
  • tomate;
  • aspargos;
  • repolho.

4. Alimentos que contam com vitamina E

A vitamina E tem ação cicatrizante, o que é ótimo para regenerar a pele. Além disso, é um dos mais potentes antioxidantes, graças ao alfa-tocoferol. Ela é capaz de manter a firmeza da pele, combater o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico.

Assim, a produção de sebo e oleosidade mantém-se sob controle. A vitamina E pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

  • azeitonas;
  • sementes de girassol;
  • manteiga de amendoim;
  • abacate;
  • amendoim;
  • amoras;
  • damasco seco.

5. Alimentos com Ômega 3

O Ômega 3 é um ácido graxo, que pertence à família das gorduras poli-insaturadas. Isso significa que ele é uma gordura boa para o corpo e principalmente para a saúde e beleza da pele.

O Ômega 3 atua com propriedades anti-inflamatórias capazes de alcançar todas as camadas da pele, o que tira a vermelhidão e evita a acne. Ele também previne contra rugas e marcas de expressão, já que ajuda na perda de umidade, repõe os lipídeos e devolve o tônus.

Você encontra esse óleo poderoso em peixes de água fria e alguns óleos vegetais, como:

  • óleo de linhaça;
  • óleo de fígado de bacalhau;
  • óleo de peixe;
  • salmão;
  • sardinha;
  • arenque;
  • atum;
  • sementes de chia;
  • semente de linhaça.

6. Alimentos que sejam grãos integrais

Além de pensar nos benefícios que as vitaminas trazem para nosso corpo e nossa pele, é importante levar outros fatores em consideração. Os alimentos integrais contribuem para que o intestino funcione com regularidade e elimine todas as toxinas.

Isso é muito importante para manter a pele livre de impurezas que causam espinhas. Além disso, esse tipo de alimento também evita que o nível de insulina do corpo se eleve e cause inflamações nas células e, consequentemente, na pele do rosto. Você pode consumir:

  • aveia;
  • arroz integral;
  • cevada;
  • centeio;
  • quinoa;
  • amaranto;
  • chia.

7. Alimentos com zinco

O zinco é uma vitamina indispensável para o nosso organismo, já que age diretamente no sistema imunológico e ajuda a combater diversas doenças, vírus, fungos e bactérias.

Ele também é essencial para a pele, já que, muitas vezes, as bactérias e fungos são responsáveis pelo aparecimento de cravos e espinhas. Veja como você pode consumir o zinco no dia a dia:

  • ostras;
  • carnes;
  • feijão;
  • semente de abóbora;
  • leite integral;
  • farelo de aveia.

8. Alimentos que apresentam selênio

O selênio é um mineral encontrado no solo e na água. Apresenta uma alta ação antioxidante, aumenta a defesa do sistema imunológico e ajuda a tireoide a produzir seus hormônios, o que acaba sendo muito benéfico para a pele do corpo inteiro.

Apesar de o selênio oferecer esses benefícios, ele pode ser sinônimo de perigo caso ingerido em excesso. Aliás, qualquer vitamina, óleo ou mineral consumido em excesso pode representar um risco para o corpo.

Por isso, o ideal é consultar um médico e fazer exames específicos para descobrir quais nutrientes seu corpo mais precisa. Veja em quais alimentos você pode investir:

  • ovos;
  • salmão;
  • alho;
  • castanhas;
  • arroz integral;
  • atum;
  • gérmen de trigo;
  • queijos.

Por fim, nós preparamos um cardápio especial para você acabar com as espinhas de uma vez por todas. Lembrando que essas são dicas de alimentos que você pode incluir na sua alimentação e não uma dieta!

A melhor maneira de manter o corpo e a pele saudáveis é investir em uma variedade alimentos de qualidade e naturais. No café da manhã, invista em iogurtes integrais sem açúcar, aveia, frutas e sucos desintoxicantes — aproveite para usar as folhas e frutas que sugerimos aqui!

No almoço, aposte na ingestão de peixes (nunca fritos ou empanados), arroz integral, ovos, frutos do mar, espinafre, couve, abóbora, cenoura, brócolis e vegetais em geral. No café da tarde, você pode investir em castanhas, manteiga de amendoim e frutas em geral.

No jantar, prefira saladas leves, com folhas verdes e vegetais bem pigmentados. Ovos e sopas de vegetais também são uma ótima pedida. E que tal investir no chá-verde antes de dormir? Ele também é um potente antioxidante que deixa sua pele maravilhosa e pode ajudar a acabar com as espinhas!

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