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As noivas têm muitas preocupações — e perder peso talvez seja a principal delas! O foco é grande no vestido, além da boa forma influenciar diretamente a autoestima de quem vai casar. As fotos serão as lembranças e se ver linda é importante.

Por mais que esse seja um objetivo, é preciso emagrecer com saúde. As dietas mirabolantes são sempre prejudiciais. Elas causam déficit de nutrientes e ainda resultam no temido efeito sanfona.

Esqueça essas fórmulas mágicas: é possível emagrecer para o casamento com uma rotina equilibrada e sem sacrifícios. Este post vai mostrar como!

Coma de três em três horas

Essa é uma das dicas mais comuns e que apresenta grandes resultados. Intervalos muito grandes entre as refeições tendem a fazer você se sentir mais faminta. Aí fica difícil preparar um prato menor e mais equilibrado, não é mesmo?

Aquela clássica regrinha de se alimentar de três em três horas é fundamental para manter bons hábitos. Ainda que você não sinta fome, mantenha essa frequência. Dessa forma, seu organismo vai se adaptar naturalmente e exigir menos comida.

Você não estará mais com aquela fome grande, o que vai refletir nas refeições que você faz. É melhor comer mais vezes, mas em quantidades menores. Pratique essa dica na sua rotina!

Beba muitos líquidos

A água é fundamental em qualquer dieta — e ainda mais quando a proposta é perder peso para o casamento. Ela atua em duas frentes. A primeira é reduzir a sensação de fome. Quanto mais água você consome, mais ela interfere positivamente na saciedade.

O consumo também reflete diretamente na quantidade de vezes que você vai ao banheiro. Prepare-se para ir com mais frequência, mas para uma boa causa. Você vai diminuir a retenção de líquidos e acabar com aquele inchaço que prejudica a hora de colocar o vestido. Viu como é bem útil?

O ideal é ingerir dois litros por dia — chegando a três nos dias mais quentes de verão — e o mais legal é que você não precisa ficar só na água! Chás, sucos naturais sem açúcar e água de coco são ótimas alternativas para dar variedade ao hábito.

Elimine os açúcares e as gorduras

Não dá para negar que muitas comidas que engordam são deliciosas, não é mesmo? No entanto, lembre-se de que você tem um objetivo maior. Assim, elimine completamente da sua dieta os alimentos ricos em açúcares e gorduras. Eles são prejudiciais à saúde e são ricos em calorias.

Para lidar com essas mudanças, o ideal é que você leve as frutas para o cardápio. Elas são alternativas saudáveis em relação ao açúcar, contam com uma variedade grande e agradam a diversos paladares. Os alimentos gordurosos não podem ser substituídos. O ideal é que você realmente faça uma reeducação quanto a isso.

As frituras também são prejudiciais e entram nesse rol de comidas que você deve cortar. Evite esse tipo de preparo, já que ele traz consigo farinhas e óleos, os quais são prejudiciais e aumentam o colesterol. Opte por grelhados com pouco azeite.

Mantenha o corpo em movimento com exercícios

É preciso se movimentar para perder peso! As atividades físicas têm importante papel no emagrecimento, levando mais saúde para seu dia a dia e indo muito além da estética. Esses hábitos vão ajudar você a se concentrar melhor e a se dedicar a uma rotina voltada ao emagrecimento.

Se combinados com a alimentação correta, os exercícios produzem efeitos muito potentes no emagrecimento. A matemática é simples: menos calorias ingeridas + maior movimentação para a queima de gorduras = perda de peso! Não há fórmula mágica. É preciso, literalmente, suar a camisa.

Entretanto, as atividades não devem ser sinônimo de sofrimento! Você pode optar pelo que seja mais agradável. Danças, como a zumba e o jazz, musculação, natação, lutas, corridas, caminhadas, bicicleta e diversas outras práticas mantêm o corpo em movimento e ajudam a perder peso.

Durma bem

A hora de dormir é importante também no controle de como seu corpo lida com a regulação da glicose, das gorduras e do açúcar presente no organismo. Se você tem uma noite de sono ruim, nada funciona direito — e a tendência é o acúmulo dessas substâncias e o ganho de peso.

É preciso entender que a hora de dormir não pode ser adiada ou negligenciada, certo? Alguns hábitos são muito prejudiciais e cada vez mais comuns. Você costuma mexer no celular antes de dormir? Saiba que essa prática atrapalha muito o seu sono.

Tente se manter desconectada por, pelo menos, uma hora antes de se deitar. Além disso, cumpra com uma rotina correta e frequente. Se você vai para a cama no mesmo horário todos os dias, seu corpo se acostuma e entende esse comando.

Faça todas as refeições do dia

A correria do cotidiano faz você pular refeições? Saiba que esse hábito é muito prejudicial! Você já viu neste conteúdo a importância de comer de três em três horas. Assim, se não dá para ficar muito tempo de estômago vazio, o mesmo se aplica quando você deixa, por exemplo, de fazer o lanche da tarde.

A tendência é que você esteja com mais fome na próxima refeição. O café da manhã, por exemplo, é extremamente importante. Quando você não o faz, passa todo o período que antecede o almoço com muita fome. Aí já viu: seu prato será maior do que deveria!

Café da manhã, almoço e jantar são as refeições principais. Entre elas, faça um pequeno lanche pela manhã (pode ser uma fruta ou grãos), outro lanche durante a tarde (também algo leve, como queijos magros) e a ceia (sementes ou uma fruta leve) antes de se deitar.

Coma carnes magras, verduras e legumes

As carnes são fontes de proteína que muitas pessoas não conseguem deixar de ingerir. No entanto, é necessário evitar as que são ricas em gordura. As carnes vermelhas devem ser deixadas de lado e ser substituídas pelas magras. Frango e peixe são as melhores opções, pois aliam sabor e baixas calorias.

O preparo pode ser realizado de diferentes formas, como assadas, cozidas ou grelhadas. Evite o uso de óleos para fritar, já que eles são prejudiciais aos bons hábitos alimentares.

As verduras também devem aparecer sempre, assim como os legumes. Esses dois tipos de alimentos originam as saladas, que são indispensáveis para uma dieta rica em nutrientes e de baixa caloria. Você pode abusar de tudo o que for verde e vegetal!

Com essas dicas valiosas, você vai perder peso para o seu casamento e aparecer linda no vestido escolhido. Todo o esforço vale a pena, principalmente se você mantiver esses bons hábitos para o resto da vida.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite e confira 13 penteados de noiva para se inspirar e usar no grande dia!