Brook Preloader

3 práticas para ser um profissional sustentável

3 práticas para ser um profissional sustentável

Você sabe o que é sustentabilidade? Ser um profissional sustentável é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. 

No caso do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável é capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Na rotina do dia a dia é possível executar práticas sustentáveis e que ajudem o meio ambiente como por exemplo: fechar a torneira enquanto escova os dentes para evitar o desperdício de água, separar os lixos, apagar a luz de um cômodo da casa que não está sendo utilizado naquele momento ou então, até mesmo, a reutilização de plásticos e outros materiais nocivos ao meio ambiente. 

O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no mundo.  É imprescindível pensar em medidas práticas também na rotina profissional, dessa forma o impacto para o meio ambiente no futuro será menos danoso. Garantir um crescimento sustentado ao longo dos anos é ideal para qualquer profissional. E agregar valor a um serviço de um segmento tão competitivo como o mercado da beleza pode ser o seu diferencial. No entanto, o desafio é entender e implantar as práticas de sustentabilidade sem afetar a qualidade dos serviços prestados.

3 práticas para ser um profissional sustentável:

  1. Descarte corretamente resíduos nocivos (pilhas, baterias, lixo hospitalar, óleo e etc.).  Todos os resíduos que geramos devem ser descartados de forma correta, isto pode contribuir para a conservação do meio ambiente.

 

Pilhas

A natureza leva 2 a 6 semanas a decompor um jornal, 1 a 4 semanas as embalagens de papel, 3 meses as cascas de frutas, 3 meses os guardanapos de papel, 2 anos as bitucas de cigarros, 2 anos os fósforos, 5 anos as pastilhas elásticas, 30 a 40 anos o nylon, 200 a 450 anos os sacos e copos de plástico, 100 a 500 anos as pilhas, 100 a 500 anos as latas de alumínio e um milhão de anos o vidro.

Existem diversas práticas e ações que podem ser implementadas, uma das formas efetivas para estruturar a sustentabilidade no seu dia a dia profissional é usar os conceitos dos 3 R’s: redução, reutilização e reciclagem.

2.  Reutilizar a água de lavagem para lavar o chão; fechar as torneiras quando elas não estiverem sendo usadas; apagar as luzes quando não está utilizando são ações sustentáveis que qualquer pessoa pode fazer.   

Torneira

3. Opte por marcas sustentáveis. Hoje em dia, há no mercado uma série de marcas que tem o ambiente como preocupação e escolhem recursos na fabricação dos produtos sem tantos prejuízos ao meio ambiente. 

 

Sustentabilidade

Leia mais em:

Confira 3 dicas sobre organização semanal

15 itens básicos para maquiadores

Assista também: