Brook Preloader

Está fazendo home office? Confira 5 dicas para se adaptar à nova rotina

Está fazendo home office? Confira 5 dicas para se adaptar à nova rotina

Com o avanço do coronavírus no Brasil e no mundo, muitas empresas acabaram adotando o método de trabalho em casa – o famoso home office – para evitar que a doença continue se espalhando em grandes proporções.

Muitas pessoas encaram o home office como um bicho de sete cabeças, já que estão acostumadas com uma rotina de trabalho no escritório. E, realmente, com tantas distrações que temos em casa – alô, galerinha da netflix – se concentrar no trabalho pode ser difícil. Mas, calma! Com algumas técnicas e muita organização, o home office funciona, pode ser muito produtivo e até prazeroso – pense pelo lado positivo, sempre.

Pensando em ajudar a galera do escritório e que está se adaptando à nova rotina de trabalhar em casa, separamos algumas dicas para fazer do home office, dias organizados e produtivos.

Leia também: Spa em casa: dicas para cuidar sua beleza e bem-estar 

Estabeleça um horário de trabalho

Assim como o seu dia a dia de trabalho no escritório, mantenha o seu horário de trabalho, estabeleça a hora certa de começar, almoçar, fazer uma pausa para o lanche e, então, encerrar as tarefas do dia. Essa é uma das principais regras para o home office não virar uma loucura. Acredite, sem horários bem definidos, você pode ter um dia de trabalho desorganizado e irá se perder na sua lista de tarefas do dia.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ♥ We Love Planner ♥ (@weloveplanner) em

Tire o pijama

Está aí mais uma regra super importante do home office: tirar o pijama. É claro que um dos benefícios de trabalhar em casa é poder vestir roupas confortáveis, mas é essencial que não sejam pijamas. Fica difícil para o cérebro entender que é hora de trabalhar e se concentrar nas tarefas se você estiver de pijamas, dentro do seu quarto. Então, assim que acordar, tome o café da manhã e troque de roupa para encarar o seu dia como se estivesse indo para o escritório. Essa mesma dica se aplica em trabalhar na cama, já sabe que não vai funcionar, né?

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Denise Tavares (@detavares) em

Respeite os intervalos de tempo

Sabe aquelas pausas estratégicas que você faz quando está no escritório? Então, elas também devem acontecer no home office. Respeite o seu horário de almoço, procure não passar muito tempo sentada, você pode ir até cozinha buscar um copo d´água, levantar para se alongar ou então ir até a área aberta da sua casa para ver um pouco o dia. Essas pausas são super importantes para retomar a concentração e manter a produtividade.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por N I L M A Q U A R I G U A S I (@nilmaquariguasi) em

Monte o seu espaço de trabalho

Lembram da história do pijama? A mesma lógica se aplica aqui. Pense como se você estivesse no escritório, então, estabeleça um local para trabalhar, todos os dias. Pode ser na mesa do seu quarto, na mesa da cozinha, enfim, o importante é que você entenda e absorva aquele local como seu ambiente de trabalho. Assim, as coisas fluirão melhor.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Planoly – Planner for Insta (@planoly) em

Fique longe das distrações

É muito fácil de distrair estando em casa, afinal, é televisão, celular, cachorro, gato e mais um milhão de coisas que podem desviar a nossa atenção do trabalho. Por isso, é importante manter o foco e treinar o autocontrole: procure montar seu espaço de trabalho longe da tv, deixe o celular no silencioso (senão, você vai passar o dia respondendo mensagem), e respeite os horários de pausa para dar um pouco de carinho para seu animalzinho, por exemplo. Agora é hora de focar ao máximo no trabalho e manter a produtividade lá em cima, como se você estivesse no escritório.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por BRU FIORETI (@brufioreti) em

(Por Jéssica Cipriano)