Brook Preloader

Serviços de beleza em domicílio em tempos de pandemia

Serviços de beleza em domicílio em tempos de pandemia

O mercado de beleza e bem-estar foi um dos mais atingidos pela crise econômica, causada pelo avanço da COVID-19 no Brasil. Com os decretos de quarentena em todos os estados brasileiros, salões de beleza e clínicas de estética, por exemplo, se viram obrigados a diminuir o ritmo de atendimentos e, a certo momento, encerrarem a prestação dos seus serviços.

Com todas as restrições impostas por causa do novo coronavírus, o setor que movimenta bilhões de reais ao ano, só no Brasil, e que conta com mais de 600 mil profissionais autônomos, foi obrigado a se reinventar e apontar saídas para evitar danos mais drásticos.

No entanto, o resultado negativo e um desfecho inesperado foi inevitável, diante de meses seguidos com serviços interrompidos e, consequentemente, queda nas arrecadações.

Mudanças no setor de beleza

As portas fechadas dos salões de beleza colocou em risco os empregos e a renda de muitos profissionais. Já em março, manicures e cabeleireiros corriam o risco de perder até 75% dos seus salários.

Só na cidade de São Paulo, nos primeiros meses de quarentena, pelo menos 15 mil empresas de beleza decretaram falência, segundo a Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB). Ainda neste levantamento, a associação apontou cerca de 45 mil trabalhadores desempregados.

Diante da queda de faturamento, portas fechadas e desemprego, algumas alternativas presentes no universo digital deu força ao que, agora, chamamos de “novo normal” e concretizou mudanças que já vinham acontecendo há algum tempo.

Prova disso são os serviços de beleza em domicílio, através de aplicativos, por exemplo. Os serviços de beleza e bem-estar que, inicialmente eram prestados em salões, passaram a ser realizados na casa dos clientes ou, enfim, onde eles estiverem.

Os aplicativos que prestam serviços de beleza em domicílio, como a Make You, já eram uma tendência em ascensão nos últimos anos. Mas com o avanço de uma pandemia, em que a principal orientação era ficar em casa, acabaram se tornando a solução para muita gente.

Como os serviços de beleza em domicílio estão substituindo o salão?

A perda de clientes, queda na arrecadação e o fechamento de salões de beleza colocou muitos profissionais de beleza e bem-estar frente a frente à cruel realidade do desemprego. E, dentro desse cenário – diante de uma pandemia – muitos consumidores de serviços de beleza ainda buscam por atendimentos.

Como alternativa, estão os aplicativos de beleza delivery, que oferecem serviços de beleza em domicílio – a oportunidade que os profissionais, muitos desempregados, precisam para garantir renda e a solução dos consumidores.

Na Make You, entre os meses de março a julho houve um aumento expressivo na busca por serviços de manicure, pedicure e depilação e novos profissionais (cerca de seis vezes mais que a média) mostraram interesse em entrar para a plataforma.

Com a alta demanda de clientes interessados em receber os serviços e profissionais que precisam trabalhar, os aplicativos se reorganizaram e, quando permitido pelas ordens municipais e estaduais, puderam oferecer os serviços de beleza em domicílio garantindo a segurança do prestador de serviço do cliente.

É seguro receber um profissional de beleza em casa durante a pandemia?

Com uma pandemia instalada, em todo o mundo, organizações e instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveram recomendações de cuidados. Cada país, dentro de seus estados e municípios determinaram medidas de higiene e proteção, no propósito de conter o avanço da doença.

Na Make You, assim que as medidas de isolamento social foram determinadas em todo o país, foram implementadas mudanças imediatas em todos os serviços para zelar pela saúde e segurança de todos.

Os profissionais tiveram fácil acesso a materiais de biossegurança de alta qualidade e foram educados sobre as medidas de higienização. Tudo através de um passo a passo a ser cumprido em todos os atendimentos, que segue à risca todas as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Leia também: Entenda o posicionamento da Make You diante da pandemia do coronavírus

Como profissionais de beleza podem migrar do salão para e realizar serviços de beleza em domicílio?

Depois de muitas pesquisas e conversas com profissionais de beleza, ficou claro que a escolha por autonomia e liberdade de trabalho são elementos fundamentais nos projetos de carreira dos profissionais de beleza.

É levando em consideração, principalmente, esses atributos, que os aplicativos de beleza delivery, como a Make You, entram em jogo e apresentam ótimas condições para esses profissionais.

Para fazer migrar dos salões e realizar serviços de beleza em domicílio, através da Make You, é bem fácil: o profissional deve baixar o app e enviar o interesse de fazer parte. Em pouco tempo, a equipe de atendimento e curadoria entra em contato e dá continuidade a entrada de novos profissionais.