Brook Preloader

Alergia à maquiagem, o que fazer? Dicas para cuidar e evitar

Alergia à maquiagem, o que fazer? Dicas para cuidar e evitar

Você já teve alguma alergia à maquiagem? A única solução é parar de usar?

Imagine fazer uma make linda, toda caprichada e, de repente, começar a sentir sintomas de alergia à maquiagem. Como:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Descamação;
  • Irritação;
  • Manchas ou pequenas bolhas avermelhadas ou brancas..

E, pior, nem sempre a alergia à maquiagem é devida a produtos ruins, de marcas baratas ou desconhecidas.

Você, com certeza, deve ter acompanhado recentemente algumas marcas super conhecidas que precisaram recolher seus produtos devido a sintomas claros de alergia à maquiagem. Infelizmente, isso é mais comum do que imaginamos. Seja por descuido de algumas marcas, produtos vencidos ou por intolerância em relação a alguns componentes.

Mas, não precisa se preocupar, pois, com alguns cuidados simples é possível reduzir o risco desses efeitos e usar maquiagem para o dia, noite, festas e eventos.

Pensando em te ajudar a descobrir o que fazer com alergia à maquiagem, neste post, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto:

  • principais causas;
  • sintomas;
  • cuidados necessários e muito mais.

Se você ficou curioso para saber o que fazer em casos de alergia à maquiagem, continue a leitura e confira nossas dicas!

alergia a maquiagem

Quais são as causas da alergia à maquiagem?

Primeiramente, devemos entender que existem os casos de irritação pelo contato e os casos em que há de fato uma patologia.

Na primeira situação, o problema decorre da sensibilidade da pele e os sintomas da alergia à maquiagem surgem alguns minutos após a aplicação do produto.

No geral, os efeitos desaparecem logo após a limpeza total da região, não havendo grandes complicações.

Já nos casos mais severos, os sintomas podem também ser imediatos ou levar horas para aparecer.

Além disso, eles costumam ser mais intensos e podem se espalhar para outras regiões do corpo, além da área em que o produto foi aplicado.

Nesses casos, devemos ter mais atenção e é aconselhável procurar ajuda médica. Principalmente se a alergia a maquiagem for nos olhos, ou na boca, com inchaço nestas áreas.

As causas da alergia à maquiagem são decorrentes do contato da pele com alguns componentes da fórmula dos produtos, como:

  • conservantes;
  • fragrâncias;
  • corantes;
  • parabenos, entre outros.

Confira a entrevista com o alergista Dr. Enio Zyman, que falou um pouco melhor sobre sintomas, predisposição e o que fazer quando verificamos sinais de alergia à maquiagem. Veja só:

O que a maquiagem pode causar na pele?

A maquiagem é uma invenção fantástica para salientar ainda mais a nossa beleza, mas, precisamos admitir que colocar camadas e camadas de produtos todos os dias não é exatamente benéfico para a pele, não é mesmo?

O uso contínuo da maquiagem pode causar na pele, em algumas situações, impactos nocivos diretos e indiretos. Veja alguns dos principais contextos:

  • Pincéis e esponjas que não são limpos com a frequência indicada por causar irritações e alergias na pele devido a fungos e bactérias;
  • A maquiagem vencida deixa de ser um produto recomendado a uso depois da data de vencimento. Afinal, os testes realizados garantem a segurança do produto por determinado tempo. A insistência no uso pode irritar sua pele;
  • Quando usamos maquiagem dificultamos a respiração natural da pele, alguns produtos, inclusive, impedem a saída de água. Esquecer de retirar a make no final do dia podem entupir os poros, facilitando o aparecimento de cravos e espinhas;
  • Muitas mulher trocam o protetor solar pela base, acreditando que ela já cumpre com a função de proteger do raios solares. O que não é verdade, o ideal é utilizar o protetor com o fator de proteção indicado pelo seu dermatologista. Seja ele com cor, ou sem;
  • E, claro, por fim, o uso de maquiagem pode causar problemas à pele quando os produtos não possuem os testes adequados e são de baixa qualidade. O uso destas makes podem causar alergias, irritações, entupir poros, etc.

Mas, não se assuste, antes de correr e trocar todo o kit de maquiagens, saiba como saber se tem alergia à maquiagem e quais as recomendações corretas nestes casos.

Como saber se tenho alergia à maquiagem?

Se tenho uma reação depois de usar a maquiagem é alergia, certo? Não exatamente! Pode ser uma sensibilidade, ou até mesmo irritação. Recentemente, o alergista José Carlos Perini esteve no programa Bem Estar e falou um pouco sobre as diferenças entre alergia e irritação. E a primeira dica de como saber se tem alergia à maquiagem, portanto, é verificar as seguintes diferenças entre uma e outra.

Quais os tipos de alergia no rosto?

A maior parte das irritações no rosto, causadas por maquiagem, podem ser divididas em dois tipos de alergia no rosto. Ou, seguindo o nome técnico, tipos de dermatite. São elas:

Dermatite de contato alérgica

Prazo para o aparecimento dos sintomas: Horas ou dias depois do contato;

Local: Pode começar no local da aplicação do produto e se estender para outras regiões do corpo;

Número de contatos: A dermatite alérgica pode se apresentar no primeiro contato com a substância ou após anos. Mas, assim que ocorrer a alergia à maquiagem, desta forma, a pessoa será sempre alérgica.

Dermatite de contato irritativa

Prazo para o aparecimento dos sintomas: Imediatamente após o contato, ou algumas horas depois;

Local: Normalmente, no local da aplicação;

Número de contatos: Depende do grau de sensibilidade da pele no momento do contato e a irritação pode ser pontual.

Se há dúvida ou os sintomas não cessarem após a lavagem, a indicação para saber se você tem alergia a maquiagem é fazer um teste com um médico alergista. Afinal, alguns sintomas de irritação e alergia podem ser muito parecidos a ponto de gerar confusão em relação a estas duas condições.

Como as maquiagens normalmente têm uma série de componentes, dificilmente você consegue identificar com certeza se é alergia à maquiagem e, principalmente, a qual componente você é de fato alérgica.

Por isso, dica de ouro, caso você perceba a alergia de maquiagem através de sintomas básicos, consulte primeiro um dermatologista e, se necessário, um alergista. Não sabe exatamente quais sintomas são estes? Então, acompanhe abaixo!

Quais são os sintomas de alergia de maquiagem?

Atenção, as imagens a seguir podem causar algum incômodo em pessoas mais sensíveis, se for o seu caso passe para o tópico seguinte. Entre os principais sintomas da alergia à maquiagem, podemos destacar:

Coceira

Vermelhidão

Fonte: OPAS

Inchaço

Fonte: tuasaude.com

Erupções

Sensação de que a pele está “pinicando”

Veja o conjunto de alguns desses sintomas de alergia à maquiagem no vídeo abaixo.

A alergia à maquiagem nos olhos, pálpebras, lábios, olhos e bochechas; são mais comuns. Por isso, é bom estar sempre atento a qualquer um desses sinais e suspender o uso do produto caso algum deles apareça.

O que fazer para evitar a alergia à maquiagem?

Atualmente, as principais marcas do setor já desenvolveram produtos de maquiagem para pessoas alérgicas, ou sensíveis. Esses produtos são chamados de hipoalergênicos e minimizam os riscos de intolerância e de reações alérgicas.

Nesses casos, os produtos são formulados com o menor número possível de substâncias irritantes e comedogênicas — componentes que obstruem os poros. Como, por exemplo, parabenos e corantes artificiais.

Há também, além do uso dos cosméticos hipoalergênicos, outras  dicas sobre o que fazer para evitar a alergia à maquiagem. Vejamos alguns deles logo abaixo:

1 – Consulte os rótulos

Busque ler atentamente os rótulos dos produtos que você utiliza, pois neles estão informações importantes.

Fique atento à composição, às indicações e ao modo de uso dos cosméticos.

Uma dica essencial é sempre verificar se o produto foi testado dermatologicamente e se apresenta o selo da ANVISA.

2 – Use maquiagens minerais

Para quem quer minimizar os riscos de alergias à maquiagem no rosto ou outras regiões, deve usar produtos do tipo mineral.

A grande vantagem desses produtos é que eles não têm pigmentos sintéticos e, em sua maioria, não contêm parabenos. Assim, você pode experimentar e observar como a sua pele reage a eles.

3 – Armazene as maquiagens de forma adequada

As maquiagens devem ser armazenadas em locais apropriados, longe da umidade. Portanto, colocar suas maquiagens ao lado da pia do banheiro, por exemplo, não é adequado.

A umidade, além de ter o poder de estragar as suas maquiagens, favorece a proliferação de fungos e bactérias.

Por isso, deixe suas makes em locais secos e arejados.

4 – Verifique os prazos de validade

Quantas vezes você já deu uma olhadinha na validade de seus produtos de maquiagem?

Muita gente pensa que usar produtos vencidos não dará problemas, mas, o fato é que os riscos são muito maiores.

Dermatites e alergias são alguns dos principais riscos que você pode ter ao utilizá-los. Portanto, descarte-os assim que vencerem!

5 – Retire a maquiagem no fim do dia

A maquiagem foi desenvolvida para ser usada durante algumas horas do seu dia e deve ser removida completamente, e de forma adequada, antes de dormir.

Se você tem um histórico de alergias, os cuidados devem ser redobrados.

O melhor é fazer a limpeza total da pele, assim que chegar em casa, e deixar a pele “respirar”.

Para saber realmente como fazer isso, sugerimos que leia o tutorial; “Removedor de maquiagem: como limpar a pele sem irritá-la?”

6 – Higienize os pincéis

É importante cuidar da limpeza de todos os tipos de pincéis e demais acessórios que você utiliza para fazer a maquiagem.

Tudo precisa ser limpo com frequência para não acumular resíduos, que favorecem o surgimento de fungos e bactérias.

Por isso, muitos processos alérgicos podem ocorrer devido a não higienização dos pincéis, esponjas e aplicadores.

7 – Procure bons profissionais

Quando contratar um maquiador profissional , fique atento aos produtos que são utilizados por ele. Verifique se são produtos de boa procedência e de marcas confiáveis.

Além disso, observe se os profissionais têm os cuidados de armazenamento e higiene necessários com as maquiagens e os acessórios.

Escolha pessoas que oferecem toda a segurança para evitar esse tipo de risco.

8 – Faça o teste

Quando nossas clientes perguntam: Mas e como saber se tenho alergia à maquiagem antes de aplicá-la na minha pele?

Bom, a nossa primeira dica é: nunca deixe para experimentar um produto novo no dia de uma festa ou qualquer outro evento importante.

Busque sempre testá-lo antes para ver como sua pele reagirá, assim, você evita ter qualquer tipo de desconforto ou alergias em datas importantes. Muitos produtos que contém qualquer tipo de química costumam sugerir que os clientes testem no pulso, ou pescoço para verificar se haverá irritação.

Imagina descobrir 1 hora antes da formatura que você tem alergia de base? Desesperador, não? Então, não deixe de fazer o teste, ok?

9 – Não compartilhe maquiagem

Evite usar a maquiagem e os pincéis das amigas, porque esses produtos podem ser facilmente contaminados. Afinal, você não sabe, por exemplo, se a sua colega sabe como limpar esponja de maquiagem, não é mesmo? Imagine desenvolver alergia à maquiagem nas pálpebras pelo uso de uma beauty blender mal higienizada.

Além da alergia à maquiagem nos olhos, lábios, rosto, esses compartilhamentos podem causar algumas doenças, como a herpes, a conjuntivite entre outras.

Por isso, o ideal é evitar e deixar cada uma usar o seu produto.

Melhores maquiagens para pessoas alérgicas

lista-maquiagem-profissional-completa

Como comentamos acima, as maquiagens naturais e hipoalergênicas possuem menor probabilidade de causar alergias. Afinal, o número de componentes que, normalmente, desencadeiam reações alérgicas são substituídos por outros menos agressivos.

Você, com certeza, já notou que muitas marcas começaram a se preocupar com isso, não apenas pela questão das alergias, mas também pela maior consciência ambiental. E, portanto, há algum tempo as marcas de make e cosméticos aboliram testes em animais, diminuíram o uso de químicos e componentes nocivos.

Mas, isso ainda é algo recente, ou seja, não são todas as marcas que realmente aplicam essa nova visão da indústria. Listamos abaixo 4 marcas que possuem alguns produtos de maquiagem para pessoas alérgicas, com pele sensível e, claro, para quem quer fugir de elementos pesados.

Marcas com produtos hipoalergênicos

1 – Clinique

Clinique é uma marca mais conhecida por produtos de skincare, mas com ótimas maquiagens para alérgicos. As maquiagens da marca seguem a filosofia de: sem parabenos, sem ftalatos, sem fragrância.

A sua pele agradece, não é mesmo?

2 – Boticário

O Boticário tem um conjunto de maquiagens hipoalergênicas com mais de 500 produtos, incluindo alguns veganos, que também apresentam menos incidência de sintomas alérgicos. A linha Make B. Mineral, por exemplo, é hipoalergênica e não comedogênica.

3 – Natura

O conceito da Natura, como já sabemos, é oferecer produtos mais naturais, com pouca química e aproveitando o máximo de compostos da natureza. Isso, naturalmente, diminui as chances de alergia à maquiagem e cosméticos da marca.

4 – Quintal Dermocosméticos

Se você ainda não ouviu falar sobre essa marca, vale dar uma pesquisada. Segundo a própria empresa seus produtos apresentam:

“(…) alquimia perfeita entre a medicina ancestral dos tratamentos naturais aliada à tecnologia dermocosmética moderna, entregando soluções multifuncionais específicas para sua pele.”

Uma sugestão nossa de produtinhos para quem tem alergia de maquiagem:

Vale lembrar que é preciso verificar nas embalagens se o produto é de fato hipoalergênico, afinal, algumas marcas mantém a sua linha normal e criam alguns produtos com componentes menos nocivos para alérgicos.

E, como já mencionamos, esse é um dos cuidados para minimizar as chances de alergia à maquiagem, mas não é uma garantia. Afinal, é uma condição muito pessoal e algumas pessoas podem ser alérgicas inclusive a produtos naturais.

Nessa linha, confira o depoimento da blogueira Karen Bachini:

Estou com alergia! E agora? É preciso consultar um dermatologista?

Como tratar alergia de maquiagem nos olhos e no rosto?

A primeira ação é lavar imediatamente o rosto com um sabonete de pH neutro, e suspender o uso dos produtos utilizados naquele dia. Se a alergia de maquiagem persistir o ideal  é consultar um médico, pois, em alguns casos os sintomas são mais severos, o que pode acarretar a necessidade de uso de medicamentos orais ou tópicos.

Se você tem alergias frequentes à maquiagem e demais cosméticos, existe um teste realizado em consultório que possibilita descobrir quais são os agentes causadores da alergia, em cada caso.

De maneira resumida o médico coloca em contato com a pele do paciente algumas amostras de substâncias e faz o acompanhamento por 24, ou até 48 horas para determinar o nível de sensibilidade em relação a cada uma delas.

Veja só:


Assim, quando for usar algum produto, é só olhar a composição no rótulo e verificar se ele está presente na fórmula.

Seguindo essas dicas, você terá riscos reduzidos de apresentar alergia de maquiagem e poderá continuar fazendo sua make com segurança.

É importante ressaltar que o produto que estiver causando alergia deve ter seu uso suspenso para evitar riscos a sua saúde.

Dica final para você que aprendeu sobre alergia à maquiagem!

Agora que você aprendeu bastante sobre como lidar com a alergia à maquiagem, que tal aprender um passo a passo com 9 dicas de maquiagem para o trabalho e ficar poderosa e linda, todos os dias?

Mas, se preferir, a gente também pode cuidar de você!

Já pensou em ter um atendimento de salão de beleza na sua casa, com especialistas que utilizam produtos da melhor qualidade? E melhor, agendando tudo pelo celular? Então, conheça nosso aplicativo de beleza delivery.

Além da comodidade e segurança, você ganha tempo, evita trânsito e a demora do salão, no conforto da sua casa!

Nosso salão de beleza delivery conta com serviços de maquiagem, penteados, manicure, design de sobrancelha e massagem tudo a domicílio.

Além da comodidade e segurança, você ganha tempo, evita trânsito e a demora do salão, no conforto da sua casa!

Baixe nosso aplicativo agora:

APP STORE  | PLAY STORE

Na Make You, você conta com um padrão exclusivo de atendimento:

  • resposta em até 20 minutos;
  • serviço padronizado de qualidade;
  • profissionais com treinamento de etiqueta e conduta.

Baixe agora o aplicativo, agende seu atendimento e se prepare para uma experiência única de bem-estar e beleza!