A autoestima é um valor que aprendemos e trabalhamos durante toda a nossa vida. São novos aprendizados todos os dias que nos levam a entender nosso corpo, personalidade e opiniões e que nos ensinam a entender o real sentido da autoestima.

Mas se tem uma grande aliada da mulher nesse longo caminho de descobertas e conhecimento próprio, é a maquiagem. É claro que todas nós devemos nos sentir lindas como somos, com ou sem make, mas basta uma pele bem feita, um delineado gatinho e um batom que algo maior nasce: nossa força desperta e aí ninguém segura!

Sim, é comprovado que a maquiagem tem papel fundamental no que se refere à autoestima feminina. Por trás de cada contorno, existe uma história, de cada tom de batom, um humor diferente.

A maquiagem é, sem dúvidas, a expressão mais fiel da personalidade de uma mulher, e quando isso acontece, quando as mulheres conseguem transmitir o que são, a as palavras poder e feminino casam em perfeita sintonia.

A maquiagem assume responsabilidades super importantes na sociedade como definição de personalidade, empoderamento, confiança e inclusão social. Acompanhe abaixo:

Personalidade

Das clássicas às modernas, passando pelas ousadas e divertidas… os estilos de maquiagem dizem muito sobre a personalidade da mulher. Ah! E não pense que todos os dias a maquiagem será a mesma.

É claro que cada mulher tem suas características autênticas que são bastante visíveis através da da make, mas o legal é que você pode ser quem você quiser quando quiser, sempre de acordo com o humor e energia. Várias em uma! Demais, né?

Empoderamento

Who run the world? Girls! Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu muito mais poderosa depois deu uma maquiagem daquelas! Essa sensação é inevitável.

Além de se sentirem poderosas por um motivo estético, a maquiagem vai além: o mundo das bases, sombras, corretivos delineadores e etc permitem às mulheres serem quem elas são. O momento da maquiagem, é um momento íntimo da mulher com ela mesma, onde ela pode fazer as escolhas que quiser.

Confiança

Pele bem feita, delineado no ponto e voilà: mulheres ainda mais confiantes desfilando beleza e poder por aí. A confiança é só um pedacinho do caminho até a autoestima nas alturas! E é claro que a maquiagem, mais uma vez, é uma aliada e tanto.

Com o tempo, uma espinha aqui e outra ali até deixam de ser um terror, porque além de mais confiantes, as mulheres já dominam algumas técnicas de maquiagem e saber usá-las ao seu favor.

 

Inclusão

Tá aí uma das responsabilidades sociais mais importantes representadas pela maquiagem. Já caiu por terra, há tempos, a ideia de que make só tem ligação com beleza e estética. Podemos ver isso no processo de empoderamento feminino e também de inclusão.

Muitas meninas sofrem durante a adolescência, por exemplo, com a pele oleosa e acnéica e encontram na maquiagem uma solução para reduzir os efeitos desses problemas na pele, possibilitando a autoaceitação – tão importante – e reduz a exposição a olhares externos.