Brook Preloader

Como limpar esponja de maquiagem no microondas, água fria e com produtinhos especiais

Como limpar esponja de maquiagem no microondas, água fria e com produtinhos especiais

Dê uma rápida olhadinha para o seu porta-pincéis e esponjas, você consegue se lembrar de qual cor eles realmente são? Não? Então, em vamos aproveitar o período de isolamento em quarentena por causa do avanço do covid-19 e aprender já como limpar as esponjas de maquiagem e acabar com essa cor de pó/base/corretivo!

Não tem como negar, o processo de se maquiar é realmente divertido. Mas, existem alguns detalhes que a gente realmente esquece. E não estamos falando do protetor solar – falando nisso, já aplicou o seu hoje, né? Mesmo estando em casa, é super importante usar o protetor, afinal, as luzes artificiais também queimam a pele.

Algumas regrinhas que parecem besteira podem influenciar no acabamento e durabilidade da sua make e, principalmente, na saúde da sua pele.

Por exemplo, qual foi a última vez que você limpou suas esponjas? Ou você simplesmente espera elas esfarelarem e faz o descarte?

Como a dica principal de usar esponjas no acabamento da make é umedecê-las, além da sujeira e restos de produtos, você ainda corre o risco de ter um acessório cheio de fungos aí bem no seu potinho. ECA!

Ou seja, aquela alergia à maquiagem que não sabia o que fazer pode ser efeito de uma esponjinha mal higienizada.

Mas calma! Não precisa se desesperar, nós vamos te ensinar como limpar as esponjas de maquiagem e correr desses seres vivos indesejados. E, claro, arrasar naquele acabamento de pele perfeita digna de uma profissional de make!

Dicas de esponjas se você ainda não começou a sua coleção:

Como limpar esponja de maquiagem

Fonte: @beautyblender

Já falamos aqui sobre a importância de saber como lavar pincéis de maquiagem, montamos um passo a passo bem interessante. Vale dar uma conferida depois. Mas, e como lavar esponja de maquiagem com aquela base que parece não sair por nada no mundo? Nesse caso, existem algumas opções bem variadas de como lavar esponja de maquiagem. Olha só quais são as principais:

Logo que a esponja de maquiagem viralizou, muita gente torceu o nariz porque não era uma higienização muito simples. E, vamos combinar, a gente já morria de preguiça de lavar os pincéis.
Sem os produtos específicos a nossa única opção para lavar a esponja de maquiagem era a técnica da água fria.

Como limpar a esponja de maquiagem com água fria?

como limpar esponja de maquiagem
Essa é uma das maneiras de como limpar esponja de maquiagem que demanda um pouco mais de paciência e esforço. O primeiro passo é colocar a sua esponja sujinha em um recipiente com água gelada, deixe por alguns minutinhos, até que ela absorva bem.Vale dar aquelas apertadinhas para absorver bem a água gelada.

Depois, escolha um sabonete ou shampoo neutro. Pode ser aqueles de bebê, sabe? E derrame por todos os lados da esponja. Esfregue com os dedos, ou com alguma escovinha, até que a sujeira se solte. Então, passe em um papel toalha, ou algum paninho que possa sujar.

Repita esse processo até que ela fique completamente limpa. Spoiler: Dependendo do tempo de uso e quantidade de resíduos, o número de repetições pode ser bem maior.

Ainda assim é uma boa técnica de como limpar esponja de maquiagem para quem faz isso com frequência.
Outro produto caseiro que ajuda no processo de como limpar esponja de maquiagem é o sabão neutro em barra. Você pode esfregar o sabão direto na esponja e fazer o mesmo processo que falamos acima.

Como lavar esponja de maquiagem com produtos específicos

Com o tempo, as empresas perceberam que limpar a esponja de maquiagem era um processo demorado, e quase ninguém fazia de fato. Foi aí que surgiram alguns produtinhos e acessórios para ajudar na higienização. Como:

  • Soluções higienizadoras;
  • Sabonetes sólidos;
  • Sabonete líquidos e
  • “Tapetinhos” de silicone
limpar esponjas
Fonte: beautyblender.com

Hoje, poucos são focados exclusivamente para as esponjas. A ideia das principais marcas foi lançar produtos e soluções higienizadoras para limpeza de pincéis e esponjas. Uma delas é a marca mais famosa deste acessório de make: A beauty blender! A marca, não a esponja.

Olha só nossa mestra Camila Coelho dando algumas dicas do uso e cuidado com a nossa tão amada esponja:

Se você não tem esse produto específico, pode utilizar soluções higienizadoras de pincéis, como mencionamos acima. Olha só algumas dicas de produtos para te ajudar nessa missão de como limpar esponja de maquiagem:

Como limpar a esponja de maquiagem no microondas

Fonte: Thinkstock

Não, você não leu errado. Uma das técnicas de como lavar esponja de maquiagem é no microondas. E, acredite, é uma das mais eficientes e rápidas!

O primeiro passo de como limpar a esponja de maquiagem no microondas é separar um recipiente que, claro, possa ir neste eletrodoméstico. Coloque água até cobrir a esponja de maquiagem e despeje um pouco de detergente. A nossa dica é que você utilize um neutro, assim aumenta a durabilidade da esponjinha.

E, antes de colocar no micro, esprema a esponja na água para que ela absorva um pouco do produto. O próximo passo é colocar o recipiente no microondas por 1 minuto. Se, por acaso, você utilizar um pote pequeno, pare no meio do caminho para verificar se não transbordou e se está tudo ok com ele, certo?

No final de 1 minuto, retire o recipiente e ela já vai estar praticamente limpa. Então, é só espremer para tirar o excesso e deixar secar naturalmente.
Olha só esse tutorial de como limpar a esponja de maquiagem no microondas:


Pronto! A tão falada técnica de como limpar a esponja de maquiagem no microondas é muito mais simples do que você imaginava, não?