Brook Preloader

Como retirar a maquiagem sem agredir pele

Como retirar a maquiagem sem agredir pele

Que a maquiagem é uma paixão entre as mulheres, não é nenhuma novidade, né? Já falamos, aqui, sobre como ela interfere na autoestima feminina, além de ser uma forte ferramenta de comunicação e expressão.

A maquiagem está presente em vários momentos da vida das mulheres: trabalho, eventos, encontros e mais uma lista (bem grande) aí! Mas, se a pele não tiver o cuidado e a limpeza adequada, a maquiagem pode se tornar uma vilã, afinal, os resíduos de produtos podem causar vários problemas.

Já que sabemos que a limpeza da pele é fundamental para mantê-la saudável, conversamos com a maquiadora Aline Custódio (@maquiadora.alinecustodio) para entender, de vez, qual o passo a passo na hora de remover a maquiagem e os tipos de demaquilantes disponíveis.

Leia também: Como lavar o rosto corretamente: passo a passo para ter uma rotina de cuidados

O passo a passo para remover a maquiagem

Antes de mais nada, Aline alerta para o produto demaquilante queridinho do momento, que é a chave para uma limpeza eficaz: o cleasing oil. “O cleasing oil é uma ótima opção, pois ele não derrete apenas a maquiagem, mas, também, toda a sujeira e poluição acumuladas no rosto.” Este tipo de demaquilante já vêm sendo produzido por várias marcas, em diferentes versões e, na sua fórmula, contém um blend de óleos que são hidratantes, até para a pele mista e oleosa.

Outro ponto importante, lembrado pela maquiadora é que, apesar dos diversos tipos de demaquilantes, ela sempre indica os produtos menos abrasivos, que, na maioria das vezes, precisam ser aplicados em discos de algodão ou lenços umedecidos.

Os 3 principais passos para remover a maquiagem, listados por Aline, são:

1- Aplicar o demaquilante

“A minha sugestão é usar o cleasing oil. Coloque uma pequena quantidade nas mãos, esquente um pouco e aplique no rosto em movimentos leves.”

2- Lavar o rosto com sabonete ou gel de limpeza

O sabonete ou gel facial vai de acordo com seu tipo de pele e suas necessidades, então, sempre tire as dúvidas com um médico dermatologista.

3- Usar a água micelar

“Umedeça um disco de algodão e aplique a água micelar no rosto de dentro pra fora, até que o algodão saia limpo. Não se esqueça de usar os dois lados.” Aline indica a água micelar da Simple (aqui) ou Bioderma (aqui).

A maquiadora explicou um pouco sobre os produtos desse passo a passo. O gel ou espuma facial usado para a limpeza diária não tem o poder de retirar a maquiagem por completo. Se você costuma remover a maquiagem no banho, por exemplo, é necessário usar um sabonete demaquilante ou demaquilante de banho.

A famosa água micelar é super democrática e uma ótima opção para retirar a maquiagem, além de se adaptar a todos os tipos de pele. Mas cuidado! Para maquiagem à prova d’água, ela pode não ser eficiente. A água micelar, em casos de make mais pesada ou à prova d’água, é indica para remover os resquícios de sujeira, como um passo final da limpeza.

Você deve estar se perguntando: “mas é a hidratação?” Calma, que a gente já vai falar dela aqui, afinal, ela é super importante, não só antes de aplicar a maquiagem, mas também, depois de removê-la.

Movimentos adequados para remover a maquiagem

A nossa maquiadora lembra que, os movimentos para remover a maquiagem da pele, devem ser leves, circulares e no sentido horário. Então, nada de forçar o atrito entre o algodão e a pele, isso só vai machucar e não garante uma remoção mais rápida e eficaz.

Maquiagem leve x Maquiagem pesada

Muitas mulheres têm dúvida se o processo para remover a maquiagem mais pesada, com mais produtos, é o mesmo que para remover a maquiagem levinha, do dia a dia. E a resposta é: sim! “O processo de limpeza é o mesmo, mas se você estiver com uma make mais forte ou a prova d´água, talvez precise repetir o processo”, explica Aline.

Hidratação depois da limpeza

A gente disse que ela ia aparecer aqui ainda, né? A hidratação é fundamental antes de aplicar a maquiagem e na hora de retirá-la. Aline explica que, antes de fazer a maquiagem, a hidratação garante a durabilidade e acabamento dos produtos e, depois, na hora de remover, para recuperar a pele, já que a maquiagem a agride.

Guia do demaquilante

Dica de ouro da nossa expert em maquiagem: “Fiquem atentas aos demaquilantes do mercado, pois alguns são indicados para determinados tipos de pele. Então, sempre leia a indicação no rótulo e, também, se será necessário lavar seu rosto depois ou retirar resíduos com água micelar.