contorno-cada-tipo-rosto

A maquiagem tem uma grande importância no visual para todos os tipos de ocasião, desde aquela festa de gala bastante esperada até um dia normal de trabalho. Entre as técnicas utilizadas para uma boa make estão os tipos de contorno para cada tipo de rosto.

Porém, para ter um resultado bem legal é importante ter atenção às técnicas adequadas para cada formato de rosto. Assim, é possível ter uma make natural e adequada para cada mulher.

Neste post vamos dar todas as dicas sobre os tipos de contorno para cada tipo de rosto para você não errar nunca mais. Continue lendo!

Por que fazer o contorno facial na maquiagem?

O contorno facial é uma técnica importante na maquiagem que, a cada dia, vem sendo mais valorizada na construção da make ideal.

A proposta é valorizar as diferentes características que os rostos femininos podem apresentar, principalmente no que diz respeito aos seus distintos formatos.

Na hora de escolher a melhor maquiagem é preciso observar as particularidades da face como o formato das maçãs, a testa, o nariz, os lábios e cada detalhe que dê a ela uma aparência única.

É justamente trabalhando em cima dessas características que vai ser possível ter um bom resultado com os tipos de contorno para cada tipo de rosto.

Para fazer um bom contorno, é preciso pensar na make como um realce do rosto, mas também “suavizador” de algum tipo de imperfeição ou característica mais fortes.

É justamente esse equilíbrio que vai trazer a beleza com um contorno de rosto que consiga trazer esses reforços e disfarces.

Maquiagem para transformar

Seguir os tipos de contorno para cada tipo de rosto traz uma proposta de make moderna, onde o foco não é somente deixar a mulher mais bonita, mas também de suavizar suas imperfeições e traços indesejados.

É muito comum não estar plenamente satisfeita com a aparência e a maquiagem pode ajudar!

Nessa técnica é possível dar um formato diferente para o nariz, deixar as maçãs do rosto mais marcadas e destacadas, suavizar a amplitude da testa e deixar o queixo com o tamanho ideal.

O contorno facial foca basicamente em aplicar produtos nessas áreas, de diferentes formas, para conseguir resultados distintos.

Tipos de contorno para cada tipo de rosto: as técnicas

Fazer um contorno facial não é difícil e, se você já tem o costume de fazer a sua própria maquiagem, vai conseguir tranquilamente trabalhar com essa técnica.

O que faz toda diferença é somente o formato do rosto, que é a base de tudo para conseguir os realces e as suavizações.

Cada tipo de rosto vai apresentar características diferentes, e para cada um deles a make vai se desenvolver de uma maneira a fim de obter um resultado com maior equilíbrio e, de fato, bonito.

Você certamente já conhece o seu tipo de rosto, afinal, são anos em frente ao espelho antes de fazer uma maquiagem, não é mesmo?

Agora, caso nunca tenha reparado isso, não tem muito mistério, basta prender seus cabelos, deixando o rosto livre diante do espelho. Dessa forma será possível observar suas características com atenção e saber qual dos tipos de contorno para cada tipo de rosto é o ideal para você .

O que você vai precisar para fazer a make

Descoberto qual dos tipos de contorno para cada tipo de rosto é o certo para você, é importante ter o material adequado para conseguir os resultados que você espera.

Em se tratando do contorno facial é indispensável ter um corretivo de cor mais escura que a sua pele e um iluminador. Para conduzir esse processo, o pincel é a ferramenta de trabalho!

O uso desses produtos é muito simples, mas fundamentais para entender como funciona a base da técnica de contorno do rosto.

O corretivo vai ser usado em todas aquelas características e locais que você queira esconder ou suavizar, enquanto o iluminador fica com a função de destacar e realçar o que você quer valorizar no seu rosto.

O pincel tem papel fundamental no uso do iluminador e do corretivo, servindo para espalhar bem os produtos pelo rosto, fazendo aquele efeito esfumado que é muito importante para ter um bom resultado.

Lembre-se sempre: as cores não devem ficar marcadas! É preciso fazer uma transição natural de um tom para o outro, como se uma cor diminuísse para dar lugar à outra, quase como um degradê.

Agora é a hora de saber como conduzir a sua make ideal, considerando cada um dos tipos de contorno para cada tipo de rosto. Mãos à obra!

1. Técnica de contorno para rosto redondo

O rosto redondo é muito tradicional e sua principal característica é a ausência de ângulos mais marcantes, já que ele é cheio de curvas.

Olhando de frente, as partes mais acentuadas para fora, ou seja, mais largas, são as áreas das maçãs e das bochechas, que pode transmitir a ideia de que é um rosto gordinho, o que não necessariamente é uma verdade, já que muitas mulheres magras têm essa característica.

Quer ver bons exemplos de mulheres que têm esse formato de rosto fácil de identificar? No Brasil, Isis Valverde é uma que tem essa característica de forma muito explícita, enquanto, lá fora, a cantora Miley Cyrus é o melhor destaque.

contorno-rosto-redondo-isis-valverde

Naturalmente, na hora de fazer o contorno desse tipo de rosto a ideia é deixar ele mais alongando, dando mais ângulos e marcando-o mais. Assim, ele fica com uma aparência menos gordinha e com marcações que reforçam partes importantes.

Para conseguir isso você precisa escurecer a lateral do rosto com o corretivo, ou seja, todo o seu contorno, enquanto ilumina o eixo central, composto por queixo, nariz e testa.

Assim, você precisa usar o corretivo na lateral da testa, nas têmporas e nas bochechas, sem entrar na maçã do rosto. O iluminador é de forma mais simples, passando pelas áreas que falamos. Basta esfumar tudo com o pincel, suavizando a aplicação e evitando linhas marcadas e aparentes.

2. Técnica de contorno para rosto quadrado

O rosto quadrado tem como característica linhas fortes e é marcado pela sua simetria. A largura e a altura são bem proporcionais, com a lateral sendo bastante reta, sem nenhum tipo de curva, o mesmo acontecendo com o maxilar, que é bem marcado. Mulheres como Alinne Moraes e Angelina Jolie têm esse modelo de rosto.

contorno-rosto-quadrado-angelina-jolie

A proposta da make de contorno facial nesse tipo de rosto é simples: suavizar esses traços e dar mais formas ovais.

Assim, olhando de frente, o rosto não vai ficar tão reto em suas laterais, já que as maçãs vão ficar destacadas, como se as bochechas ganhassem entradas.

Para conseguir atingir um bom resultado é preciso aplicar o corretivo nas laterais e o iluminador no eixo central, porém, tendo atenção a alguns detalhes que vão ajudar a chegar ao resultado ideal: é fundamental se ater às marcações exatas de onde a maquiagem deve ser aplicada.

O corretivo, na parte de cima do rosto, deve ser aplicado nas quinas da testa, dos dois lados, em uma área de um espaço de dois dedos a partir do início da raiz do cabelo, fazendo isso na diagonal até o início da têmpora.

O mesmo deve ser feito na parte de baixo, partindo da região embaixo da orelha até a quina do queixo, usando o corretivo em toda a área do maxilar, na lateral do rosto.

Já o iluminador é mais fácil, somente no eixo central. Na testa, faça um triângulo invertido e vá esfumando com o pincel.

Repita o mesmo efeito no queixo, com uma aplicação redonda, abaixo dos olhos, de forma bem suave e, no nariz, basta fazer uma linha reta na parte do osso, de cima para baixo.

3. Técnica de contorno para rosto oval

Linhas bem definidas e arredondadas e com formato amplo. Quem tem um rosto oval tem pouco trabalho a ser feito, já que eles são mais fáceis de maquiar, conseguindo realçar as características de forma simples, fazendo um bom trabalho de maneira mais simples.

Mulheres de destaque como Megan Fox e Beyoncé têm essas características bem fáceis de identificar, então se você tem alguma dúvida sobre o formato do seu rosto, basta comparar com elas. É parecido? Então, essas dicas são para você. Fique atenta!

contorno-rosto-oval-megan-fox

O rosto oval tem as maçãs bem marcadas, com uma curva que vai afinando seu formato até o queixo de forma suave, sem traços muito firmes e deixando explícito um maxilar mais arredondado.

Na hora de aplicar os produtos, a ideia é fazer com que as maçãs do rosto fiquem mais escuras, assim o destaque dessa área será suavizado, deixando o local com mais uniformidade e simetria.

Por isso, o corretivo deve ser aplicado nessa região e nas bochechas, bem como nas têmporas e na lateral da testa.

Já o iluminador deve estar na parte da testa e do queixo, com aplicações redondas usando o pincel para chegar no efeito desejado.

4. Técnica de contorno para rosto coração

Ao ler o nome, talvez seja difícil imaginar como é esse formato, não é mesmo? Mas sabendo as características você vai poder reconhecer um facilmente.

Suas principais marcas são uma testa mais larga em comparação à lateral do rosto e ao maxilar, que também é bem mais marcado, quase como o de um rosto quadrado, mas ficando menor em comparação à parte de cima da cabeça.

Enquanto isso, o queixo é levemente mais pontudinho. A cantora americana Selena Gomez é um exemplo perfeito desse formato!

contorno-rosto-coracao-selena-gomez

Para deixar o rosto mais harmonioso e equilibrado, o contorno facial vai prezar por equalizar esse formato. Sendo assim, o trabalho vai ser para esconder essas diferenças na parte superior, na têmpora e testa.

Assim, a maquiagem vai contar com o corretivo sendo aplicado, sempre pela lateral do rosto, de baixo para cima, a partir da região abaixo das maçãs, passando pela têmpora e chegando na testa, área em que você pode ir mais para o centro em um movimento circular, de meia-lua, sem chegar no meio, de fato.

O iluminador vai ficar novamente na faixa central do rosto, sendo aplicado em triângulo invertido na testa, na região vertical do osso do nariz, abaixo dos olhos e também no queixo, em movimento circular.

5. Técnica de contorno para rosto diamante

O rosto diamante é aquele em que as maçãs são mais alongadas para a parte externa, fazendo com que a testa e o maxilar pareçam mais estreitos, o que dá uma aparência assimétrica para o rosto.

Essas mulheres costumam ter muito destaque em seus sorrisos, graças a essas características. Sabe a atriz Halle Berry? Ela é um ótimo exemplo de quem tem esses traços!

contorno-rosto-diamante-halley-barry

O queixo também é pontudinho e vai afinando a partir do maxilar, em uma semelhança grande com a mesma área no rosto com formato de coração.

A proposta aqui é equilibrar essas formas, então a ideia deve ser tirar um pouco da atenção da lateral do rosto na região das maçãs.

Para atingir esse resultado você deve trabalhar com o corretivo nessa área, partindo da região abaixo da têmpora e indo até abaixo das maçãs do rosto, preenchendo também a parte mais central, em que há a elevação do osso dessa área.

O equilíbrio vem justamente com o uso do iluminador. O queixo recebe a aplicação em movimento circular, assim como na testa que, nesse formato de rosto, não tem o uso de corretivo.

O nariz também tem o iluminador do modo tradicional, de maneira vertical e somente na região do osso.

6. Técnica de contorno para rosto oblongo

O rosto oblongo é marcado por características bem fáceis de identificar: ele é estreito e alongado, simples assim.

Por isso, a intenção é dar mais curvas e um formato diferenciado ao rosto, fazendo com que ele tenha características mais bonitas, já que o seu formato o deixa com traços muito retos e simples.

Uma mulher de muito destaque e que tem essas características bem claras é a top model Gisele Bündchen. É comum ver a modelo usando makes adequadas ao seu modelo de rosto, com áreas mais destacadas, que deixam as feições mais delicadas e bonitas.

contorno-rosto-oblongo-gisele-bundchen

Para um bom resultado e valorização de áreas específicas, é importante investir no destaque das maçãs do rosto, aplicando o corretivo nessa região de forma diagonal, como se estivesse fazendo um triângulo deitado, de lado.

A testa também recebe a aplicação do corretivo para ter uma área menor, com uma faixa de aproximadamente dois dedos a partir do início da raiz do cabelo, de uma extremidade à outra, esfumando para baixo.

Logo abaixo começa a aplicação do iluminador na faixa central, em triângulo invertido. O centro do nariz na vertical, abaixo dos olhos e o queixo também contam com esse efeito.

Erros que você deve evitar ao fazer o contorno facial

A maquiagem é uma arte, por isso há cada vez mais gente se capacitando para atuar nessa área. Porém, não dá para contratar um maquiador profissional para cada vez que você precise de uma make, não é mesmo? Um trabalho feito em casa, com muito cuidado, já vai bastar para a maioria das ocasiões.

Uma maquiagem para o dia, por exemplo, é bem mais simples e leve, não exigindo a mesma estética do que uma make de festa. Sendo assim, o fundamental é focar nessas dicas de tipos de contorno para cada tipo de rosto para não cometer erros!

Imagine não aplicar uma técnica adequada em uma maquiagem para trabalho? São ocasiões importantes em que você precisa acertar em cheio!

Alguns equívocos podem arruinar a sua maquiagem ou, até mesmo, fazer com que ela fique menos bonita do que poderia. Então, para evitar isso, confira a seguir os principais erros cometidos na hora de fazer uma make e veja como evitá-los da maneira certa!

Maquiar sem considerar o formato do rosto

Viu toda essa explicação sobre os diferentes tipos de contorno para cada tipo de rosto? Detalhamos e mostramos todos os detalhes por um só motivo: é fundamental para acertar na hora de fazer a sua make.

Para atingir o resultado ideal, ressaltando características e suavizando imperfeições, é fundamental identificar o formato do rosto e trabalhar em cima disso.

Assim, você consegue equilibrar todos os detalhes da face, ficando com uma ótima aparência como resultado.

Por isso, não deixe de observar bem o seu rosto antes de pensar em um bom contorno facial para a sua maquiagem. Isso vai garantir uma beleza ressaltada e detalhes suavizados, principalmente aqueles que você não gosta tanto.

Aplicar os produtos sem esfumar

Os diferentes produtos aplicados, especialmente corretivo e iluminador, precisam estar em harmonia no seu rosto. Isso garante uma boa aparência e um acabamento ideal, que é conseguido por meio da técnica de esfumar com o pincel após aplicar os produtos.

Abrir mão disso pode fazer com que sua make fique muito marcada, trazendo peso para a aparência. Sem esfumar vai ser fácil perceber as linhas das regiões em que você começou a aplicar os produtos, ficando claro onde começa o corretivo e onde começa o iluminador.

Fazer o contorno facial é um trabalho de paciência, então você precisa esfumar após aplicar os produtos no rosto. Isso vai garantir a transição ideal entre iluminador e corretivo, de modo que eles se misturem em um degradê perfeito.

Além disso, a maquiagem vai espalhar bem, sem carregar muito, ficando com uma aparência mais leve e natural.

Usar texturas diferentes no contorno facial

Há basicamente duas opções de produtos que você pode usar para fazer o seu contorno facial: corretivo em pó ou cremoso.

Não há uma regra para o uso, pois eles têm a mesma função, apesar de ficarem ligeiramente diferentes no rosto. Independentemente da sua escolha, os outros produtos também devem segui-la.

O pó compacto, por exemplo, é uma escolha muito comum e, se ele também for sua preferência, opte por um corretivo com a mesma textura. Siga sempre um padrão para conseguir uma aparência única e bastante natural para a sua make.

Errar no contorno do nariz

Todo cuidado com o contorno do nariz é pouco! Muitas mulheres gostam de investir nessa área para conseguir dar uma afinada, o problema é que como é uma região que fica em bastante destaque, qualquer erro pode deixar a make pesada demais.

Geralmente a combinação ideal é o iluminador na parte do osso, enquanto o corretivo vem nas laterais. Esfumar com muito cuidado é fundamental para conseguir o degradê bem suave e natural, sem que os dois tons se misturem e marquem demais o seu nariz, certo?

Dê toda atenção a essa parte, maquiando com toda paciência possível. Fazendo da maneira certa você vai conseguir o resultado ideal, mesmo que exija mais tempo para concluir!

Deixar de usar o iluminador

Uma maquiagem ideal, conforme você viu, foca em suavizar, mas também em destacar. Afinal, é importante valorizar os detalhes mais bonitos do rosto, não é mesmo?

É justamente esse o efeito que o iluminador consegue trazer para a sua make, dando maior destaque a determinadas áreas, enquanto o corretivo faz o trabalho de deixar as imperfeições e outras características mais “escondidas”.

Sua maquiagem vai perder muito se você não destacar as partes adequadas de acordo com o seu formato do rosto. O resultado final não será ruim, mas fica aquela sensação de que está faltando algo.

Encare o iluminador como o toque essencial para fazer você se destacar com a make. Portanto, não deixe de usá-lo!

Errar no tom do corretivo

De acordo com a sua função em um contorno facial, o corretivo precisa ser forte, já que vai deixar algumas áreas mais equilibradas, escondendo imperfeições e impedindo que elas tenham mais destaque do que deveriam no rosto.

É por conta disso que a sua escolha deve considerar o tom da pele, até porque, se o corretivo fosse da mesma cor, não teria como fazer esse trabalho, não é mesmo?

Por isso, você precisa buscar um produto que seja cerca de dois tons acima do que a sua pele apresenta. Assim, ele vai conseguir encobrir as regiões, dando a opacidade na medida certa, deixando a região mais “chapada”.

O seu tipo de rosto vai parecer ainda mais bonito quando você começar a aplicar a técnica de contorno facial adequada para ele! Com essas dicas ficou mais fácil, não é?

E não se esqueça: fazer um teste de maquiagem antes vai ajudar a entender como funcionam esses processos, permitindo que você consiga bons resultados.

Agora que você já sabe tipos de contorno para cada tipo de rosto, conheça um pouco mais sobre os nossos serviços! Além da comodidade e segurança, você ganha tempo, evita trânsito e a demora do salão. Baixe nosso aplicativo:

APP STORE PLAY STORE

Você pode agendar penteados, maquiagem e manicure:

– resposta em até 20 minutos;

– serviço padronizado de qualidade;

– profissionais com treinamento de etiqueta e conduta.

Agende atendimentos pelo aplicativo, de segunda à domingo, das 7h às 22h e relaxe. Nós vamos até você!