dicas-como-cuidar-pele

Quem é que não gosta de dicas de como cuidar da pele? Uma pele bem cuidada eleva a autoestima, aumenta a autoconfiança e retarda o aparecimento de rugas e manchas.

Atualmente, existe uma enorme gama de produtos estéticos, com multifunções e tecnologia avançada, que auxilia na manutenção dos cuidados para ter uma pele saudável.

No entanto, a gente fica em dúvida sobre o que realmente vale a pena usar e qual é a função de cada um produto.

Por esse motivo, neste post, traremos dicas de como cuidar da pele: o que é essencial incluir na rotina de beleza, quais são os produtos que não podem faltar e qual é a ordem certa na hora de aplicá-los.

Se você ficou curiosa para saber as dicas para uma pele saudável, continue a leitura e confira!

Importância dos cuidados com a pele

Para manter a pele jovem e bonita temos que estabelecer uma rotina diária de cuidados com o rosto e o corpo.

A gente esquece que a pele é constantemente agredida pelo sol, calor, frio e poluição, e que esses agentes são responsáveis por provocar o envelhecimento cutâneo, manchas e ressecamento.

A boa notícia, é que temos muitos recursos para evitar ou minimizar todos esses danos e, por meio deles, temos ótimos resultados.

Além da parte estética, existe também uma preocupação com as questões de saúde da pele como os casos de acne, as rosáceas, os cravos e tantos outros problemas que podem surgir em mulheres de todas as idades.

Conheça sua pele

Antes de saber quais são as dicas de como cuidar da pele, temos que descobrir qual é o nosso tipo de pele: seca, normal, mista, oleosa ou acneica.

Conhecer a nossa pele é fundamental, pois os dermocosméticos são formulados atendendo a características específicas de cada tipo.

É importante saber que, ao utilizarmos produtos incompatíveis com as necessidades da nossa pele, poderão ocorrer reações indesejáveis.

Vejamos um exemplo: uma pele oleosa poderá ter a oleosidade aumentada e até mesmo provocar o surgimento de espinhas com o uso de produtos destinados às peles secas.

Da mesma forma que a pele seca pode ficar ressecada se utilizarmos produtos para peles oleosas e acneicas.

Isso acontece porque a composição de cada um deles é diferente, alguns têm o poder de hidratação maior e outros controlam o brilho, por exemplo.

Portanto, fique atenta aos rótulos e só utilize produtos específicos para o seu tipo. A seguir veremos o passo a passo com dicas de como cuidar da pele que realmente farão diferença na sua rotina:

6 dicas de como cuidar da pele

1. Lave o rosto

A primeira dica de como cuidar da pele é lavar o rosto de manhã, assim retiramos o excesso de oleosidade natural da pele e removemos os resíduos de produtos usados à noite.

Você pode utilizar um sabonete líquido, em barra ou até mesmo uma espuma de limpeza facial, que tende a ressecar menos a pele. Nessa etapa, a gente prepara o rosto para os passos seguintes.

2. Passe um tônico

Depois de lavar o rosto, a pele está pronta para receber o tônico. Esse produto tem a função de promover uma limpeza mais profunda, retirando resíduos dos poros, que nem sempre os sabonetes conseguem remover por completo.

Dessa forma, com os poros limpos, ele favorece a penetração do hidratante que virá na etapa seguinte. Além disso, o tônico também equilibra o PH da pele, que pode ser alterado no processo de limpeza.

3. Use um hidratante

A hidratação é outra dica de como cuidar da pele para mantê-la sempre viçosa e com aspecto jovial.

Por meio da hidratação, conseguimos repor a água e as vitaminas essenciais para a renovação celular e síntese de colágeno.

Nunca é demais lembrar que a falta de hidratação é um dos principais causadores do envelhecimento precoce. Portanto, não deixe de passar um bom hidratante após a etapa de limpeza.

4. Aplique protetor solar

O filtro solar protege a pele da ação nociva dos raios solares que provocam o câncer de pele e o aparecimento de manchas.

Ao aplicar o produto, atente-se a seu FPS — fator de proteção. É recomendável utilizar no mínimo o fator 30.

O filtro solar deve ser reaplicado sempre ao longo do dia e, para facilitar, já existem protetores faciais em pó que, além de filtrarem os raios solares, uniformizam o tom da pele.

5. Utilize demaquilante

Se você usa maquiagem durante o dia, ao chegar à noite, ela deve ser removida completamente. A maquiagem, quando não retirada totalmente, pode entupir os poros e ocasionar cravos e acne.

Por esse motivo, o uso do demaquilante é uma dica de como cuidar da pele fundamental, pois ele é o produto específico para essa função. Em seguida, lave o rosto para retirar os resíduos do demaquilante. Agora, a pele está pronta para os cuidados noturnos.

6. Finalize com um creme noturno

Após a higienização da pele, chegou a hora de finalizar com um creme noturno, que pode ser um sérum com ativos renovadores e agentes anti-idade, ou até mesmo produtos clareadores.

É importante ressaltar que os dermocosméticos noturnos devem ser aplicados apenas à noite, pois têm em sua composição ativos fotossensíveis que podem ocasionar manchas se forem utilizados durante o dia.

Cuidados extras para ter uma pele linda

Depois de acompanhar as dicas de como cuidar da pele para de forma eficiente, você também pode incluir na rotina alguns cuidados extras, como as máscaras de argila, a água termal, os ácidos noturnos, os antioxidantes, entre outros produtos.

Procure sempre adicioná-los de acordo com as características e as necessidades da pele.

Outra dica de como cuidar da pele que precisamos ressaltar, são os cuidados com a pele do corpo, que assim como o rosto, precisa receber a devida atenção.

Sendo assim, não esqueça de passar, após o banho, o hidratante corporal e aplicar o protetor solar durante o dia, em todas as áreas expostas ao sol.

Seguindo todas essas dicas de como cuidar da pele você conseguirá mantê-la saudável e bonita por muito mais tempo.

Além dos cuidados com a pele em casa, é sempre bom consultar periodicamente um dermatologista, para fazer uma avaliação detalhada e receber orientações específicas de tratamentos.

Gostou das dicas de como cuidar da pele? Então aproveite e conte pra gente, nos comentários, como é a sua rotina de cuidados! Compartilhe suas experiências e ajude ainda mais pessoas a terem uma pele bonita e saudável.

Uma pele bonita é o primeiro passo para arrasar na maquiagem. Conheça o aplicativo da MakeYouApp e tenha atendimento de salão de beleza na sua casa!

Além da comodidade e segurança, você ganha tempo, evita trânsito e a demora do salão. Agende penteados, maquiagem e manicure:

  • resposta em até 20 minutos;
  • serviço padronizado;
  • profissionais com treinamento de etiqueta e conduta.

Agende atendimentos pelo aplicativo, de segunda à domingo, das 7h às 22h e relaxe. Nós vamos até você!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.