importancia-de-lavar-o-rosto-make-you-app

Você faz a limpeza da pele do rosto todos os dias? Se a sua resposta foi “sim”, parabéns! Você está entre as 58% das mulheres que dedicam pelo menos 30 minutos diários cuidando da beleza. Mas será que você sabe lavar o rosto do jeito certo? A lavagem com água durante o banho conta?

Os cuidados com o rosto vão muito além do que se pensa. Manter a saúde da pele em dia é sinônimo de envelhecimento tardio, hidratação, brilho e muito bem-estar. Afinal, que mulher fica feliz com a pele oleosa, cheia de cravos e espinhas?

Aprender a lavar o rosto do jeito certo vai garantir a você todos os requisitos básicos para ter uma pele macia, bonita e cheia de vida. Quer aprender? Então acompanhe essas dicas!

Qual a importância de lavar o rosto todos os dias?

A pele da face enfrenta muitos “desafios” ao longo do dia. Usamos cremes, maquiagens e passamos a mão no rosto constantemente. Além disso, ela ainda encara a poluição, as células mortas e todos os tipos de sujeira que entram em contato facilmente com o rosto exposto.

O resultado? Poros obstruídos, oleosidade, cravos, espinhas e até mesmo linhas de expressão e envelhecimento precoce. Esse é o resultado quando não lavamos o rosto corretamente todos os dias.

Apesar de existirem ótimos tratamentos no mercado, alguns danos à pele são irreparáveis. Com a ação do tempo, fica ainda mais difícil recuperar a beleza que o rosto já teve um dia. Por isso, a solução mais eficaz é investir em uma boa higienização.

Como aderir aos cuidados na prática?

O primeiro passo para fazer uma boa lavagem do rosto é não exagerar. O ideal é ter esse cuidado apenas duas vezes ao dia: ao acordar e antes de deitar. Do contrário, a pele tentará compensar o excesso de limpeza e produzirá ainda mais sebo, o que gera a oleosidade. Veja mais dicas:

Faça uma limpeza leve ao acordar

Durante a noite, a pele pode produzir um pouco de sebo e será mais difícil aplicar outros produtos pela manhã. O ideal é fazer uma limpeza leve, já que o rosto não está sujo. Um sabonete de limpeza será suficiente para deixar sua pele pronta.

Aumente os cuidados à noite

No fim do dia, a pele já encarou todos aqueles desafios que nós falamos no começo do post, por isso, você precisa investir em uma limpeza profunda. Comece removendo a maquiagem com uma solução demaquilante ou água micelar.

Em seguida, lave o rosto com um sabonete de limpeza — pode ser o mesmo usado pela manhã — e finalize com um tônico facial, que ajudará a remover as impurezas mais profundas.

Invista na hidratação

Mesmo quem sofre com a oleosidade precisa manter a pele hidratada. Ela é responsável pelo brilho e maciez, por isso, não pule essa etapa.

Evite a água quente

A água muito quente é capaz de remover a barreira protetora da pele e deixá-la com aspecto seco. Para compensar, a pele produz mais sebo e ela volta a ficar engordurada. Além disso, a água quente acelera o processo de envelhecimento da pele.

Seque a pele corretamente

Esfregar o rosto com muita força prejudica a elastina da pele e pode deixá-la flácida. O ideal é apenas apertar com leveza. Também é importante usar uma toalha exclusivamente para secar o rosto.

Invista na esfoliação

A esfoliação ajuda a remover as células mortas e promove a regeneração da pele, mas deve ser feita apenas duas vezes na semana. Aposte em produtos menos abrasivos e não exagere!

Use proteção solar

Uma das dicas mais importantes, o uso da proteção solar garante que a pele fique protegida da luz do sol e da luz artificial. Além disso, é muito importante ter esse cuidado para a prevenção do câncer de pele.

Como escolher os produtos certos?

Você sabia que apostar nos produtos errados pode prejudicar sua pele tanto quanto não ter cuidado algum? Fique atenta ao seu tipo de pele e escolha produtos que serão benéficos para sua saúde.

Pele oleosa

A pele oleosa produz mais sebo e, consequentemente, é propícia ao aparecimento de cravos e espinhas. O ideal é investir em produtos que tenham uma base em gel e livres de óleo em sua composição. Faça limpezas mais profundas com loções adequadas e invista na água fria.

Na hora da maquiagem, o pó compacto é o seu melhor aliado para controlar o brilho. A versão translúcida é a mais indicada.

Pele seca

A pele seca é uma pele mais frágil, que tende a descamar e causar a sensação de ser repuxada. É uma pele mais vulnerável ao aparecimento de rugas e marcas de expressão, por isso, invista em produtos anti-idade.

A hidratação também é essencial, assim como a nutrição. Use protetor solar, prefira o sabonete líquido e procure por produtos que contenham mais óleo do que água em sua composição.

Pele mista

Quem tem a pele mista carrega duas texturas no rosto: na zona T, que abrange testa, nariz e queixo, a pele é oleosa, enquanto o resto do rosto tende a descamar. A melhor solução é hidratar o rosto e ficar longe de produtos compostos por óleo. Os produtos em gel garantem bons resultados para esse tipo de pele.

Dica bônus: independente do seu tipo de pele, manter alguns cuidados com a saúde será tão benéfico quanto investir em cuidados externos. Cultive o hábito de beber água, afinal, 64% da sua pele apresenta esse elemento.

Além disso, mantenha uma alimentação equilibrada e com pouco açúcar. Incluir alimentos como tomate, cenoura, iogurte, abacate e linhaça na dieta será excelente para sua pele!

Viu só como é importante lavar o rosto da forma correta? A saúde e a beleza da sua pele dependem diretamente desses cuidados. E não se esqueça de procurar a ajuda de profissionais capacitados, só eles serão capazes de orientar você de forma personalizada e exclusiva!

Para acompanhar nossas novidades, dicas e serviços, curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e dá uma olhadinha em nosso canal no Youtube!