lavar-seus-pinceis-de-maquiagem-make-you-app

Cuidar da saúde da pele é tão importante quanto lavar pincéis de maquiagem. Embora muitas pessoas não tenham esse hábito, ele é essencial.

O uso frequente de pincéis faz com que haja acúmulo de poeira e resquícios de maquiagem nas cerdas, o que contribui para a propagação de fungos e bactérias. Desse modo, alergias e irritações na pele podem surgir. Os pincéis contaminados podem causar conjuntivite, micose, dermatites e herpes. Por isso, a limpeza é indispensável para garantir a saúde da pele.

Para não danificar os pincéis, é fundamental saber se eles têm cerdas naturais ou sintéticas. Afinal, cada um deve ser limpo de uma maneira diferente. Enquanto as cerdas sintéticas podem ser higienizadas com produtos como o demaquilante, as cerdas naturais devem ser limpas com mais delicadeza, utilizando produtos como o shampoo neutro.

Se você quer lavar os seus pincéis e esponjas de forma adequada mas não sabe como, confira as 7 dicas valiosas que separamos para você!

1. Usar shampoo com PH neutro

Os shampoos de bebê são os mais indicados para realizar a higienização dos pincéis. Eles não têm álcool em sua composição e o seu PH é balanceado, o que contribui para não danificar as cerdas.

Para realizar a limpeza, o primeiro passo deve ser umedecer os pincéis na água e colocar shampoo na palma da mão. Em seguida, faça movimentos circulares, mas com muito cuidado para não danificar as cerdas. Após, enxágue bem o pincel em água corrente.

Se o pincel estiver muito sujo, repita o processo quantas vezes achar necessário. Retire o excesso de água, modele as cerdas para que elas fiquem retinhas e deixe secar em cima de um papel toalha.

2. Limpar os pincéis com demaquilante

Se preferir, você pode usar o demaquilante para lavar pincéis de maquiagem. Basta aplicar o produto nas cerdas e deixar agir por alguns minutos. O próximo passo é lavá-los embaixo da torneira para retirar todo o produto. Tome cuidado para não molhar o cabo dos pincéis. Depois de limpos, deixe secar por, pelo menos, 24 horas.

3. Lavar as esponjas de maquiagem com sabonete em barra

Para lavar as esponjas de maquiagem, é necessário um pouco mais de paciência. Por acumular muito produto, é preciso repetir o processo várias vezes.

O primeiro passo é umedecer as esponjas, isso facilitará a limpeza. Em seguida, esfregue-as no sabonete neutro em barra. Após, é só lavar em água corrente e deixar secar.

Outra maneira de higienizar as esponjas é afundá-las em um recipiente com água e shampoo neutro. Depois, é só apertar bem para retirar as impurezas até que elas fiquem totalmente limpas. Além disso, é importante fazer o descarte das esponjas periodicamente, já que elas têm data de validade.

4. Utilizar solução higienizadora

Uma maneira rápida e prática de limpar os pincéis é utilizar uma solução higienizadora. Basta borrifar o produto no pincel até ele ficar bem úmido e depois esfregar delicadamente com uma toalha ou lenço.

Para os pincéis mais sujos, o ideal é borrifar novamente a solução higienizadora a fim de eliminar toda a sujeira. Espere secar por aproximadamente 30 minutos e já está pronto para usar.

5. Usar álcool isopropílico

Essa dica é só para casos extremos. O álcool vai limpar bem os pincéis e esterilizá-los. O problema dessa técnica é que ela resseca as cerdas do pincel. Por isso, se você não tiver outra opção, borrife um pouco de álcool no pincel e espere secar. Como o produto seca rapidamente, não há riscos de fazer mal para a sua pele.

6. Utilizar esponja de silicone

Existem vários modelos de esponjas de silicone que auxiliam na limpeza dos pincéis de maquiagem. Para fazer a limpeza, basta esfregar as cerdas do pincel sobre a superfície da esponja, fazendo movimentos de vai e vem. Por fim, enxágue em água corrente.

7. Limpar com lenços removedores de maquiagem

Se você precisa de pincéis limpos na hora, usar os lenços removedores de maquiagem pode ser uma ótima opção. Basta passar o lenço nos pincéis e, em seguida, retirar o excesso com um lenço seco.

Como secar os pincéis após a lavagem?

É imprescindível que você deixe os pincéis de maquiagem secarem naturalmente. Utilizar secador de cabelo ou deixá-los expostos ao sol não é uma boa alternativa. Afinal, esses métodos podem ressecar as cerdas. O ideal é deixar os pincéis sobre uma toalha limpa em um lugar arejado. Após a lavagem das esponjas, você deve fazer o mesmo. Mas lembre-se de não torcer o material para não danificá-lo.

Como aumentar a durabilidade dos pincéis?

Se os seus pincéis de maquiagem não duram muito tempo, saiba que existem algumas formas de conservar essas ferramentas tão importantes para a aplicação de make. Quer saber quais são elas? Então continue acompanhando o post!

Evite deixar os pincéis de maquiagem em locais úmidos

Após a secagem dos pincéis, é de extrema importância guardá-los em um local arejado. De preferência, em um armário seco e fresco, para evitar que a poeira entre em contato com as cerdas. Nunca deixe os pincéis no banheiro, pois é um ambiente muito úmido, que pode ser propício para o desenvolvimento de bactérias e mofo nas cerdas.

Utilize um pote para guardar os seus pincéis

Para que as cerdas dos pincéis de maquiagem não fiquem deformadas ou amassadas, o ideal é que você guarde eles em um pote. Dessa forma, as cerdas não correm riscos de serem danificadas. Ou, se preferir, você também pode optar por um estojo de maquiagem, que facilita muito o transporte em caso de viagens.

Manter os pincéis limpos também contribui para a durabilidade. Mas é claro que a higienização não precisa ser diária, afinal, se feita muitas vezes, pode danificar as cerdas. Por isso, o ideal é lavar pincéis de maquiagem a cada quinze dias ou uma vez por semana se o uso deles for frequente.

Agora que você já sabe a maneira correta de lavar pincéis de maquiagem, que tal conferir também os 6 erros que você deve evitar na maquiagem da sua formatura?