Alô, makeup lovers e profissionais de maquiagem! O post de hoje traz dicas bem legais de como montar uma maleta de make completa e organizada. O primeiro passo é pensar no tamanho da maleta que você precisar e também para qual motivo vai usá-la? É para organizar as suas maquiagens pessoais ou é para sua carreira profissional? No primeiro caso, a sugestão é organizar os seus produtos em uma malinha menor, já se você se encaixa no perfil profissional, o ideal é investir em uma maleta mesmo.

O principal benefício em ter uma maleta é a organização e funcionalidade, afinal não dá para deixar os produtos soltos e perder tempo procurando por eles. Além disso, as maletas são práticas e ótimas para os profissionais que precisam se locomover com os seus materiais.

Agora que já sabe em qual tamanho de maleta investir e seus benefícios, é hora de pensar em como montá-la, em quais produtos irão preenchê-la. Pense, principalmente, na recorrência desses produtos. Mas como? Simples! Analise o público o qual atende ou, enfim, as suas necessidades pessoais. Lembre-se sempre de considerar o seu orçamento. Esteja consciente do quanto pode gastar: caso a verba seja menor, vá completando a sua maleta aos poucos.

Para, finalmente, escolher os produtos que irão para sua maleta de maquiagem, pense nos itens mais importantes:

Demaquilante

Seja para uso pessoal ou então com atendimento à cliente, é fundamental limpar a pele antes de começar qualquer passo da make. Por isso, sempre ande com um bom demaquilante em sua maleta. Para uso pessoal, o ideal é ter um demaquilante específico para o seu tipo de pele. No caso de uso profissional, a sugestão é ter ao menos três tipos, para adequar à pele das clientes. Uma dica boa são os demaquilantes da Bioré. A marca é referência no produto, e possui um catálogo vasto: demaquilante em gel, óleo e lencinhos.

OIL CLEANSING GEL

MOISTURE CLEANSING GEL

CLEANSING COTTON RICH MOISTURE

Hidratante

Antes de começar uma maquiagem, depois de limpar a pele, é super importante hidratá-la. Por isso, sua maleta tem que ter sempre um hidratante facial. Se for possível, tenha um hidratante para o rosto e um especial para os lábios.

Primer

O primer vem logo após o hidratante e é fundamental para deixar o aspecto da pele melhor. Então já sabe, é item básico da sua maleta. O primer é indicado para todos os tipos de pele, é ótimo no controle da oleosidade, ajuda a disfarçar as imperfeições da pele e o melhor: aumenta a durabilidade da make. Além disso, é super fácil de aplicar.

Base

Aqui, talvez, esteja o maior investimento da sua maleta de maquiagem. A base é o principal produto na hora de fazer uma pele impecável. Neste caso, vale um investimento mais pesado no caso dos profissionais, afinal, existem vários diferentes acabamentos e tons. É muito importante ter diferentes tons para chegar ao tom ideal da pele de cada cliente. Não esqueça de variar o tipo de base que entra na sua maleta. Os tipos são: cremosas, líquidas, compacta e mousse. Tanto a líquida quando a compacta possuem um acabamento mais natural, as cremosas têm uma cobertura maior, deixando um aspecto um pouco mais “pesado” mas ótima para esconder as imperfeições. Já a base mousse é mais recomendada para as peles oleosas, mas atente-se à quantidade, pois a cobertura é mais pesada.

Paleta de corretivo

Outro produto que vai direto para sua maleta: o corretivo. Mais uma vez, para o uso pessoal é um pouco mais simples: é só testar o tom que dá match com a sua pele e voilà! Para os profissionais, a indicação é uma ter sempre uma paleta de corretivos, assim fica muito mais fácil adequá-los aos diferentes tipos de pele. A paleta também vai te ajudar bastante na hora de fazer contornos e efeitos. Então, é um item que tem que ter.

Pó facial

O pó facial é o produto que dá aquela finalização mara na pele, então, é mais uma vez, indispensável. O pó translúcido, mais soltinho é ideal para finalização de qualquer tipo de pele, já que se adapta. Além do translúcido, encontramos no mercado também o compacto, os compostos por minerais e os mais soltinhos.

Bronzer ou Blush

Chegou a hora de iluminar os pontos estratégicos do rosto ou então dar aquela corzinha nas maçãs do rosto, para a pele ficar completa! O blush é o queridinho para deixar as bochechas coradas e deixa essa área do rosto em mais destaque. O bronzer é ótimo para transmitir aquele efeito de pele bronzeada do sol, bem natural, com pontos estratégicos do rosto bem iluminados.

Paleta de Sombra

Okay! Não é sempre que você vai utilizá-la, principalmente se você, em particular, for uma pessoa que gosta de maquiagens mais naturais no dia a dia ou, então, tem clientes que seguem essa máxima. Mas, eventualmente, você vai usar, sim, a sua paleta de sombras. Afinal, festas e eventos estão aí e nesses momentos em que olhos impactantes aparecem com tudo. Então, tenha sempre uma paleta de sombras de cores mais sóbrias e, de preferência, outra cores mais alegres. E lembre-se sempre, vá adquirindo e atualizando os seus produtos com calma!

Máscara de Cílios e Delineador

Estão aí dois produtos que fazem total diferença na maquiagem e que, nunca podem faltar na sua maleta. Para olhos mais expressivos, a máscara de cílios é quase que uma regra: deixa os cílios mais definidos e levanta o olhar. As máscaras de volume são as preferidas. Já o delineador é coringa para um olhar bem charmoso. Ícone da era pin up, o gatinho é a ápice da maquiagem e é super cobiçado pelas mulheres.

Batom

Item inquestionável de qualquer maleta de maquiagem ideal! Se tem um produto que jamais desaparecerá do seu kit, é o batom. Ele se atualiza a cada temporada, aparece com diferentes acabamentos e se encaixa em qualquer situação, variando as cores e texturas. Um dos investimentos mais certeiros. Afinal, nada como uma “boca tudo” para deixar o beauty look ainda mais bonito.

Fixador

O grand finale da maquiagem! Os fixadores garantem que a make dure o tempo que precisa durar e potencializa o resultado final. Para as maquiagens de festa, é mais que fundamental finalizar com um bom fixador. Dentre as opções de fixadores estão os de jato seco, jato molhado e em pó.

Leia mais: Primer e fixador de maquiagem: quais as funções de cada um deles?

Pincéis corretos

Já temos uma maleta bem recheada e com itens básicos e necessários para fazer uma maquiagem, mas atenção: adquira os pincéis corretos. Aqui, tem uma matéria bem legal que funciona como um manual dos pincéis, com os tipos e funções.

Leia Mais: Manual do pincel: tipos de pincéis de maquiagem e suas funções