Brook Preloader

Maquiadora dá dicas para acertar na make em pele madura

Maquiadora dá dicas para acertar na make em pele madura

A pele do rosto e do corpo precisam de cuidados durante toda a vida, mas com o avanço da idade, os cuidados devem ser redobrados. A partir dos 45 anos, a pele, principalmente do rosto, inicia um ciclo de transformações que envolvem perda de viço, flacidez e rugas. Por isso, é extremamente importante dar uma atenção – ainda mais especial – para a pele, que a partir dessa idade, já passa a ser considerada pele madura.

Além dos cuidados essenciais do dia a dia como o uso de protetor solar, cremes hidratantes e produtos antissinais, a nossa boa e velha companheira, a maquiagem, também pode ser um agente importante no cuidado e valorização das peles maduras. Por isso, batemos um papo com nossa beauty artist, Patrícia Refinetti (@patriciarefinetti), que deu algumas dicas para acertar na make em peles maduras. Confira:

A primeira dica da Patty é para anotar no bloco de notas: quando se trata de pele madura, menos é mais! “É um equívoco achar que, com o passar dos anos, é necessário o uso de mais maquiagem para cobrir as imperfeições”. A maquiadora lembra que em peles mais maduras, a quantidade excessiva de maquiagem pode causar um efeito de cobertura pesada e craquelada.

Skincare

Já estamos cansados de saber que a rotina de skincare é super importante para manter uma pele bonita e saudável, por isso, a Patty chama atenção para os cuidados com a pele, principalmente antes de se maquiar. Investir em máscaras faciais, roller de jade ou massagens faciais rápidas já ajudam a diminuir inchaços e melhoram o aspectos das olheiras.

Fonte: Shutterstock

 

Dicas para acertar na maquiagem em pele madura

Pele: base e corretivo

A função da base na maquiagem é dar uniformidade, então, não dá para exagerar na quantidade. Nossa beauty artist explica que um pump, do tamanho de uma moeda de 25 centavos, é o suficiente para preencher o rosto todo. Se preferir uma textura mais leve e natural, substitua a base por um BB cream

Leia também: Pinceis para base: tipos e funções

A pele madura pode apresentar manchas e melasmas de cor acastanhada. Por isso, para corrigir essas manchas, em peles mais claras, o ideal é aplicar um corretivo colorido coral e, para as peles negras, o corretivo deve ser um pouco mais intenso, de cor laranja, por exemplo. Lembrando que, neste caso, para corrigir manchas, o corretivo é aplicado antes da base.

Blush e bronzer

O blush é uma forma de deixar a pele com o aspecto de saudável e corada naturalmente. A dica, aqui, é aplicar o blush no alto das bochechas, usando uma cor que combine com o seu tom de pele – mas não exagere, para o produto não ficar muito marcado.

É natural que, com o tempo, a pele do rosto vá ficando mais flácida, então, opte pelo bronzer na linha abaixo das bochechas. A técnica vai dar profundidade ao rosto. Aplique um pouco do produto no queixo e no alto da testa – ou na região em que quiser que pareça menor.

Olhos e sobrancelhas

Quando for maquiar os olhos, dê preferência para sombras mais neutras, no máximo acetinadas em tons de nude e marrom. Para aplicar o delineador, opte por usar uma linha fina que vai do meio para o fim do olho e depois finalize esfumando o traço com sombra preta ou marrom escura. Na linha d’água, aplique um lápis nude ou marrom e aplique a máscara de cílios para finalizar.

Com uma escovinha, penteie os fios das sobrancelhas para cima e preencha as falhas dos pelos com sombra, lápis ou gel – aplique aos poucos para ir acompanhando o resultado e sempre use o produto no mesmo tom dos pelos. Depois, escove novamente as sobrancelhas para esfumar e, por fim, use máscara de cílios transparente para garantir os fios no lugar.

Leia também: Passo a passo: como corrigir as sobrancelhas usando sombra

Boca

Mais uma característica das peles maduras é que os lábios tendem a ficar mais finos e com algumas ruguinhas. Por isso, hidrate bem e use lápis para contornar os lábios e valorizá-los. Para os batons, opte por texturas mais cremosas e, se quiser um volume extra, aplique gloss no centro da boca.

Finalização

Para finalizar a maquiagem na pele madura e arrasar, opte por um pó translúcido em toda a pele do rosto – principalmente na zona T – para selar a pele e dar um acabamento mais leve.

(Por Jéssica Cipriano)