maquiagem para formatura blog make you

Alguns eventos marcam a nossa vida de um jeito especial, um deles é o dia da formatura. Data tão esperada que celebra o início de uma nova etapa de conquistas e sonhos. Nela, você será a estrela da noite!

Para complementar o visual e se sentir ainda mais linda, vale apostar em uma produção mais elaborada.

Pensando nisso, separamos neste post muitas tendências e dicas de maquiagem para formatura, para inspirá-la em suas escolhas. São sugestões para a missa, colação de grau e baile que combinam com o glamour do evento e se adequam ao clima quente do fim de ano. Confira!

Maquiagem Para a Missa

1. Pele natural e iluminador

Em vez de fazer aquela make pesada e opaca, por que não optar por uma bem leve e iluminada? Esse visual fresh e jovial traz mais naturalidade à maquiagem e valoriza a sua beleza, destacando pontos-chave do rosto.

Para quem não dispensa uma boa base matte de alta cobertura, pode adicionar facilmente o iluminador sobre ela. Assim, você pode caprichar nos toques de luz em partes como têmporas, nariz, canto dos olhos, abaixo da sobrancelha e logo acima da boca.

Kendall Jenner com maquiagem natural e iluminada
Kendall Jenner | Frederick M. Brown

2. Delineador

O delineado adiciona muito charme à produção. É uma ferramenta bem versátil que permite levantar, abrir ou diminuir o olhar.

Há opções para os mais variados gostos e estilos, como os mais discretos, com traços finos e rentes à linha dos cílios, como o delineado gatinho, e os mais ousados e marcantes, com traços mais grossos, como os delineados gráficos e “asas de anjo”.

Busque aquele que mais valoriza o seu olhar e expresse a sua personalidade em um visual cheio de encantos!

Bianca Balti maquiagem delineador gatinho
Bianca Balti | Getty Images

3. Contorno

No contorno, você pode utilizar as técnicas que trabalham luz e sombra. Elas permitem atribuir maior discrição a certas partes do rosto, suavizando seus traços.

Esse método pode ser aplicado através de produtos como base líquida, corretivos líquidos ou cremosos, blush cremoso ou pó compacto, sempre em um tom levemente mais escuro que o tom da pele ou de sua base usual.

Assim, você pode, por exemplo, reduzir o tamanho de sua testa ou a largura do nariz, bem como destacar as maçãs do rosto ou aumentar a profundidade aparente de seus lábios.

Para obter o melhor efeito, é importante estar atenta às suas feições, a fim de que as adaptações fiquem delicadas e respeitem a naturalidade de seus traços, bem como as aplicações sejam  feitas sempre bem esfumadas.

Natasha Poly com maquiagem contorno
Nathasha Poly | Rex

Maquiagem Para a Colação

1. Sombra degradê

A aplicação das sombras em uma composição degradê é uma opção que encanta pelo mistério e jogo de cores. Aqui, é importante fazer um bom esfumado para que o encontro de tons seja suave e delicado.

Escolha aqueles que combinam entre si ou se complementam e realize o efeito ombré, que pode aparecer para cima, em direção ao côncavo, ou para a lateral externa dos olhos.

Para uma produção mais clássica, o esfumado com tons neutros é muito elegante e sofisticado. Fica lindo com os mais diversos tons de batom e combina com qualquer cor de vestido. É aquela combinação que sempre está na moda.

Jessica Chastain com maquiagem
Jessica Chastain | Getty Images

2. Sombras coloridas

Já para quem quer variar nas cores da sombra, tons como lilás e laranja estão em alta. Elas são cativantes, leves e combinam muito com vestidos de cores claras, como branco e prata.

Viola Davis com maquiagem em tons laranja
Viola Davis | Getty Images

3. Batom cremoso lilás ou rosa pink

Para finalizar a maquiagem nos lábios em um estilo mais romântico, o batom cremoso lilás completa perfeitamente a produção. A cor deixa o visual moderno, chique e combina com todos os tons de pele.

Já para uma composição mais marcante, as cores vibrantes também são muito bem-vindas. Elas garantem um toque divertido à maquiagem.

Nessa proposta, o batom rosa pink fica lindo e dá destaque aos lábios, podendo ser combinado, por exemplo, com uma maquiagem neutra ou um delineado poderoso.

Diane Kruger maquiagem com batom pink
Diane Kruger | Jason Merritt

Maquiagem Para o Baile

1. Maquiagem com semi cut crease

O semi cut crease é uma técnica para uma maquiagem marcante, em que há o realce do côncavo, em uma proposta diferente do esfumado. A ideia é deixá-lo em destaque, dando profundidade aos olhos.

Para tanto, faz-se a marcação no início do côncavo com o final esfumado. Na parte interna do olho, podem ser usados pigmentos e glitter para iluminar e trazer ainda mais charme ao olhar.

Toni Garrn com maquiagem e técnica semi cut crease
Toni Garrn | Getty Images

2. Batom vinílico

O batom com efeito vinílico também é uma das tendências do momento. A cobertura transparente de textura similar à glossy pode dar aquele efeito ainda mais charmoso em sua maquiagem de formatura.

Como a missa e a colação de grau são momentos mais formais, a dica é apostar no seu batom queridinho do momento e, depois, na hora da festa, adicionar o top coat transparente, dando aquela ousada a mais no visual.

Jennifer Lawrence com batom vinho e vinílico
Jennifer Lawrence | www.refinery29.com

3. Ombré lips

Outra opção para uma maquiagem bem marcante e ousada é a transição de cores nos lábios chamada ombré lips. Normalmente, o tom mais claro concentra-se no centro dos lábios.

Seja em uma composição mais delicada e suave ou mais exótica, esse é um método que aumenta os lábios e certamente faz dele o centro das atenções do make.

Kerry Washignton com maquiagem batom ombré lips
Kerry Washigton | Getty Images

4. Batom vinho matte

Para um visual boca-tudo, o batom vinho matte também é uma ótima pedida. Ele dá um troque moderno à maquiagem e a cor fechada deixa os lábios bem definidos, combinando muito bem com produções noturnas.

Para deixar o look impecável, use um protetor labial antes da aplicação e faça previamente o desenho dos lábios com um lápis de boca em tom similar.

Nicole Kidman com maquiagem batom vinho matte
Nicole Kidman | Getty Images

5. Cílios postiços em dobro

Agora, para realçar o olhar e deixá-lo ainda mais impactante, vale fazer a aplicação da combinação de dois cílios postiços juntos. Esse é um truque que torna o volume dos cílios ainda mais marcante.

Barbara Palvin com cílios postiços
Barbara Palvin | Getty Images

Assim, com toda essa diversidade de opções de maquiagem para formatura, certamente você encontrará aquela que mais representa a sua personalidade e seu estilo. O mais importante é que faça as escolhas que a façam sentir bem, confiante e feliz, valorizando toda a sua beleza.

E aí, gostou as nossas dicas de maquiagem para formatura? Aproveite para compartilhar nas redes sociais e ajudar as amigas que também estão à procura da produção ideal para a formatura!