make-para-olhos- make-you-app

A maquiagem para os olhos é parte fundamental da produção de uma boa make. Entretanto, por ser mais sensível, essa área demanda cuidados mais específicos para evitar qualquer tipo de irritação. Antes, durante e depois da maquiagem, é importante atentar para a proteção e limpeza dessa região, garantindo não só um ótimo resultado, mas também a saúde da área dos olhos.

Para lhe ajudar, este post vai trazer ótimas dicas! Siga a leitura e saiba como proteger e higienizar os olhos corretamente em todas as fases da maquiagem!

Por que devemos proteger os olhos na hora de fazer maquiagem?

Já planejando sua próxima maquiagem para os olhos? Por mais que ela seja indispensável para o seu visual, todo cuidado é pouco na hora de fazê-la. Não por acaso, essa região do rosto é naturalmente mais sensível, especialmente, quando se trata de produtos químicos.

Por mais que haja um crescente movimento de produção de cosméticos menos agressivos, ainda assim, vale a pena fazer uso com restrições. Esse cuidado evita irritações, inflamações e qualquer outro tipo de reação alérgica incômoda.

É sempre importante lembrar que esses problemas podem evoluir para situações de maior risco, então, não vale a pena pagar para ver. Tendo isso em vista, uma rotina de cuidados é o suficiente para ficar linda, sem deixar de proteger seus olhos.

Os principais problemas

Há diversos fatores que causam reações nos olhos, e alguns deles são causados pela agressividade de certos cosméticos, ou pelo uso daqueles que já estão fora da data de validade.

Há também questões ligadas a costumes, como o compartilhamento de maquiagens e pincéis, além da falta de higienização dos acessórios usados para a aplicação. Boas práticas são fundamentais para evitar qualquer tipo de problema.

De modo geral, independentemente da origem, os principais problemas que podem ocorrer nos olhos são:

  • coceira;
  • sensação de ressecamento;
  • vermelhidão;
  • obstrução do canal lacrimal (devido ao acúmulo de resíduos de maquiagem);
  • inflamação da pálpebra;
  • inflamação da córnea.

Em alguns quadros, a falta de cuidado no uso e maquiagem para os olhos pode resultar em problemas mais graves de visão. Porém, não precisa se desesperar! Esses casos são extremos, sendo facilmente evitados se você cuidar direitinho do antes e depois da sua maquiagem.

Como fazer a limpeza antes de maquiar?

Maquiar-se é um processo que envolve diversas etapas, do início ao fim. O antes é tão importante quanto a própria execução, em especial, no que diz respeito aos cuidados com os olhos. Alguns hábitos devem ser adotados como regras de preservação.

Antes mesmo de começar a aplicar a maquiagem, é preciso higienizar as mãos. Por mais que você esteja em casa e segura de que não manuseou nada infectado, lembre-se de que a região dos olhos é mais sensível que o normal.

Você pode lavar as mãos de forma simples, com água e sabão, ou até mesmo desinfetar usando álcool em gel, esperando ele evaporar. Esse deve ser o último passo antes de começar a aplicar a maquiagem, conservando as mãos limpas.

O cuidado também deve ser com os pincéis, que nem sempre são higienizados da forma adequada. Como eles entram e contato direto com os olhos, precisam estar totalmente limpos. Você pode remover resíduos e sujeiras deles utilizando um lenço umedecido.

Cuidados para preservar os cosméticos

Sempre deve haver o cuidado com os cosméticos, já que eles podem estar expostos a bactérias e microorganismos. Dessa forma, o ideal é armazená-los em locais livres de umidade, limpos e bem arejados.

Os produtos também precisam estar sempre fechados e bem protegidos, nunca sendo guardados destampados ou desprotegidos. Esse é um erro comum e que pode ser evitado com atenção.

A contaminação é algo possível de acontecer mesmo com uma rotina de cuidados, justamente, pelo deslize com detalhes como a vedação das embalagens. Preservá-las corretamente é ter a certeza de utilizar produtos conservados e em totais condições.

Limpeza e hidratação da região

Nem todos os cuidados para aplicar a maquiagem para os olhos são feitos momentos antes da produção. Uma rotina é fundamental para ter bons resultados com as makes, mantendo a saúde e a estética dessa região.

Um dos cuidados indispensáveis com a pele é a hidratação. A área dos olhos é bem sensível e tem pequenos vasos em grande quantidade, precisando de um tratamento bem específico. Sendo assim, tenha um creme voltado para essa região! A aplicação pode ser feita diariamente, sempre observando como a pele reage ao produto utilizado. Em caso de irritação, interrompa imediatamente o uso.

A limpeza também é um cuidado simples, mas fundamental para que a pele receba a maquiagem. Sabonetes para regiões sensíveis são os mais recomendados para usar ao redor dos olhos.

Esses cuidados estão ligados ao fortalecimento e proteção dessa área, permitindo que ela possa receber a maquiagem da melhor forma. Assim, uma rotina de bons hábitos evita irritações e qualquer outra reação quando a maquiagem for aplicada.

Como eu posso proteger meus olhos?

Os cuidados para a proteção dos olhos são simples, e não necessariamente aplicados somente no momento da produção da make. É importante estar o tempo todo atenta a boas práticas e se manter alerta quanto a possibilidades prejudiciais.

Por mais que seja comum aplicar cosméticos e outros produtos nessa região, ela é bem sensível, como você já viu. Até mesmo aqueles cosméticos com os quais você já está acostumada podem ser agressivos, então, não custa nada se proteger cada vez mais desses riscos.

A seguir, veja como se maquiar sem que isso cause maiores problemas, por meio de dicas simples e hábitos que vão aumentar sua proteção aos olhos.

Não compartilhe maquiagem

Essa é a dica número 1 para que você preserve a saúde dos seus olhos! Maquiagem é algo muito particular, havendo uma infinidade de possibilidades de transmissão de doenças quando você não respeita isso. Quando se trata dos olhos, o quadro pode ser ainda mais perigoso.

Nem todo mundo mantém a mesma rotina de cuidados com seus produtos de maquiagem para os olhos, além das possibilidades de doenças como tersol, conjuntivite e micoses. Essas e algumas outras podem ser transmitidas por conta desse compartilhamento, não só dos cosméticos, mas também de pincéis.

Portanto, tenha o seu próprio kit de maquiagem e, educadamente, recomende que suas amigas também tenham, sempre explicando a elas o motivo pelo qual elas devem ter esse cuidado.

Tenha cuidado com os cílios postiços

Buscados por muitas mulheres, os cílios postiços trazem um efeito muito impactante aos olhos, deixando qualquer mulher com um volume e uma estética diferente nessa região! Por mais que eles sejam lindos, seu uso pode ser prejudicial. Os dermatologistas alertam para os riscos e não o recomendam.

Como eles são os queridinhos de quem gosta de uma make bem-feita, o ideal é ter alguns cuidados básicos para fazer o melhor uso dos cílios postiços, começando pela cola. Tenha uma de qualidade e, após o uso, remova com calma e tire o produto completamente.

Os cílios postiços ficam em contato direto com os olhos, então, preze sempre por marcas renomadas na hora de comprar os seus. Tenha a garantia de um produto de qualidade e que, além de deixar você mais bonita, garanta que nenhuma reação aconteça.

Não exagere no rímel

Também para dar aquele “up” nos cílios, o rímel é um produto cosmético de sucesso e que oferece resultados lindos. Entretanto, ele pode ser ainda mais prejudicial aos olhos do que os cílios postiços, demandando um cuidado maior.

Primeiramente, evite a qualquer custo exagerar na aplicação. Esse excesso pode fazer com que resíduos entrem em contato com olho, além de dificultar a remoção. Naturalmente, o rímel já é difícil de ser retirado, logo, se você exagerar, é ainda mais complicado.

Um produto de boa qualidade também é altamente recomendado, já que isso está diretamente ligado à estrutura dos cílios. Usar qualquer rímel pode ser perigoso!

Evite experimentar lápis e delineadores

Por mais que seja quase que instintivo, você precisa dar uma freada na hora que der aquela vontade de experimentar cosméticos em lojas. Os lápis e delineadores são os principais, já que o ideal é identificar a tonalidade para saber se ela agrada. Entretanto, já parou para pensar em quantas pessoas eles já foram usados?

As lojas costumam disponibilizar algumas amostras para que as clientes testem, o que desperta a curiosidade de muita gente que realmente faz o uso nos olhos. Você já viu que não é adequado compartilhar maquiagem, ou seja, experimentar entra na mesma questão!

Para não comprar sem saber ao certo o tom, o ideal é testar passando o lápis ou delineador na mão. Pode não ser a mesma coisa que experimentar nos olhos, porém, é a alternativa mais segura!

Não maquie a região dos olhos no carro

Ficar linda e prontinha para uma ocasião importante não é algo fácil! Nem mesmo a maquiagem do dia a dia é simples, demandando tempo que muitas mulheres não têm. Isso gera um costume muito perigoso: se maquiar no carro!

Você até pode aplicar um produto ou outro da sua make sem maiores problemas, como o pó compacto e o batom, mas quando se trata dos cosméticos nos olhos, o risco é grande. Normalmente, o cuidado precisa ser maior, o que um carro em movimento não oferece.

O balanço do automóvel tira a precisão das mãos na hora de aplicar um rímel, um lápis ou delineador, por exemplo. Além de certamente não ficar bom, você ainda corre o risco de se machucar, ou até mesmo deixar algum produto entrar em contato com os olhos.

O ideal é preparar toda essa parte da maquiagem com calma e em casa. Por mais que você precise começar um pouquinho antes, é importante ter esse cuidado. Afinal, uma make bonita não vale a saúde dos olhos em longo prazo, não é mesmo?

Como fazer a maquiagem para os olhos durar mais?

Fazer a maquiagem durar mais é uma busca constante das mulheres e essa capacidade de se prolongar com qualidade é uma característica de uma boa make. Mesmo com o passar das horas, com o suor e o efeito externo, uma maquiagem ideal é aquela que se mantém firme e bonita.

Se você busca essa duração maior para suas makes próprias, saiba que não há nenhuma técnica super especial ou mirabolante, dependendo apenas de bons produtos. A seguir, veja em que momento sua maquiagem ganha a capacidade de se prolongar!

Use uma máscara à prova d’água

Fundamental, esse recurso é o principal combate ao suor, muito comum a qualquer mulher e que pode atrapalhar a estética da make. Ele também reage bem às lágrimas, o que pode acontecer dependendo do evento.

Essa máscara à prova d’água é ótima para ocasiões a céu aberto, especialmente, aquelas realizadas na parte da manhã. Atualmente, há muitos casamentos nesse estilo, o que justifica o uso do produto.

Antes da base, aplique o primer

O primer tem o seu valor e não deve ser negligenciado! Ele permite que a pele fique bem lisinha, escondendo perfeitamente as imperfeições antes da aplicação da base.

Com esse trabalho em camadas, a tendência é que a maquiagem seja mais capaz de resistir ao tempo, principalmente porque a aplicação foi feita de maneira mais cuidadosa e perfeccionista.

O ideal é também aplicar um primer na região das pálpebras, para que o efeito das sombras seja mais duradouro. Naturalmente, é preciso usar um produto específico para a região dos olhos, preservando a pele.

Use um fixador de qualidade

Indispensável, o fixador de maquiagem é a dica mais precisa para que a maquiagem para os olhos dure mais tempo. Ele cria uma película protetora na pele, bem fininha, mas que faz toda a diferença durante o tempo.

Essa película do fixador cria um bloqueio às ações externas, ao suor e a qualquer fator que aja naturalmente contra a maquiagem. O fixador é fundamental na finalização de qualquer make e é aplicado de forma prática e simples, trazendo um grande benefício.

Existe uma maquiagem própria para cada tipo de olho?

Os diferentes rostos trazem características específicas que conduzem as makes. Isso é algo muito comum. O ideal é observar esses traços e fazer a maquiagem de modo que seja possível realçar qualidades e esconder pontos que talvez não sejam os mais favoráveis.

O mesmo pode ser feito na maquiagem para os olhos, já que há diferentes posições e tamanhos, dando traços muito particulares para cada rosto. Desse modo, saber como fazer a maquiagem de acordo com essas variações é fundamental. Veja como!

Olhos grandes

Os olhos grandes precisam ser valorizados, com o olhar fazendo toda diferença. A proposta é buscar isso por meio das sombras escuras, mais marcantes e que trazem um charme especial à mulher. Essa profundidade pode ser obtida em tons como o marrom, preto e em tons escuros de cinza e azul.

Olhos pequenos

Para olhos pequenos, o ideal é dar impressão de que eles estão mais abertos. Sendo assim, as sombras mais claras conseguem esse efeito de maneira eficiente. Outras técnicas ideais são a aplicação de lápis branco e o uso do rímel mais forte.

Olhos caídos

Aqui, a proposta é equilibrar essa característica, tentando fazer com que o olhar seja levantado. As sombras precisam ser mais suaves na parte das pálpebras, apostando em um efeito gatinho nas laterais, usando também um delineador.

Olhos fundos

Olhos fundos são naturalmente mais escuros, o que dispensa o uso de sombras e outros produtos dessa tonalidade. As sombras com mais luz são ideais, sendo usadas na região das pálpebras. Elas vão ampliar essa área, marcando a região e equilibrando as características.

Olhos próximos

Aqui, é preciso fazer um jogo de sombras para atingir um efeito de olhos mais afastados. Na região mais próxima ao nariz, o ideal é usar sombras mais claras, fazendo uma transição para um tom mais escuro do meio dos olhos para os cantos.

Olhos afastados

Da mesma forma que os olhos próximos, nos afastados, o jogo de sombras é ideal. Nessa característica, as sombras mais escuras são usadas próximas ao nariz, esfumaçando conforme a progressão para os cantos dos olhos.

Como limpar os olhos de maquiagem?

A remoção da maquiagem para os olhos também é parte fundamental do processo. Isso garante uma pele mais saudável por mais tempo, além de preservar áreas como os cílios, mais sensíveis e que precisam de cuidados.

Uma boa remoção garante uma pele limpa e preparada para a próxima make, com resultados sempre positivos e cada vez mais bonitos. A seguir, veja algumas dicas fundamentais para a limpeza ideal.

Como eu consigo evitar a quebra dos meus cílios?

Sensíveis, os cílios precisam de muito cuidado na hora de retirar a maquiagem para os olhos. Eles geralmente recebem uma camada de postiços, que deixam resíduos de cola, ou somente o rímel, que também deixa fragmentos mais pesados.

O ideal é usar um demaquilante no processo, de preferência a óleo, já que esse reage bem aos cosméticos à prova d’água. Um algodão com textura mais lisa também é o ideal, sem deixar que pelos grudem nos olhos.

A aplicação deve ser bem leve, com movimentos de cima para baixo, logo após o retorno para casa. Realizando esse processo calmamente, é possível conseguir a remoção sem a quebra dos cílios.

Como não machucar os olhos na hora de retirar a maquiagem?

O principal cuidado deve ser em relação à intensidade dos movimentos para a retirada da maquiagem. Evite a qualquer custo esfregar com mais força, já que isso prejudica a pele dos olhos de diversas formas.

Esse deve ser um exercício de paciência, com uso do demaquilante e algodão. O ideal é realizar movimentos circulares, sem forçar a mão, deixando o produto agir sobre as pálpebras por alguns segundos, antes de começar a movimentar para retirar.

Você também pode usar o lenço micelar como removedor de maquiagem nesse processo. Ele tem ótimos efeitos e não agride a pele, funcionando muito bem.

Quais são cuidados para evitar olheiras e proteger a pele?

Antes mesmo de pensar em um make especial, é preciso pensar em uma pele saudável de forma prolongada, algo que só vem com o tempo e com uma rotina de cuidados regulares.

As dicas que você viu até aqui, relacionadas a maquiagem para os olhos, também vão muito nessa direção, já que o uso dos melhores cosméticos e a limpeza adequada conservam a saúde da pele. Entretanto, há outras maneiras de conseguir bons resultados.

Evitando as temidas olheiras

As olheiras são muito temidas pelas mulheres, dando aquele aspecto de cansaço extremo. Esse escurecimento da parte abaixo dos olhos pode ser evitado por meio de cuidados simples, realizados no cotidiano.

A primeira dica é manter uma regularidade no sono, tendo em vista de que hábitos ruins nesse sentido podem causar as olheiras. Também é ideal usar sabonetes especiais para a região dos olhos, lidando melhor com a sensibilidade dessa área.

A proteção ao sol também é muito importante, sendo feita de maneira simples, com um filtro solar. No dia a dia, a hidratação dessa área é fundamental, sendo feita com um creme especial para os olhos.

Durante a aplicação desse creme, faça movimentos suaves e circulares, de fora para dentro na região abaixo dos olhos. Isso vai permitir um melhor trabalho de circulação sanguínea, evitando o escurecimento dessa região.

Cuidando da pele

Os cuidados com a pele são simples e tradicionais. A limpeza diária, ao menos duas vezes, com sabonetes especiais é essencial para remover as impurezas, especialmente, para as mulheres que passam o dia fora de casa.

Ao menos duas vezes na semana, a esfoliação é recomendada. Ela remove as células mortas e renova a pele, permitindo que ela esteja sempre rejuvenescida e saudável, lidando bem com os fatores agressores, como o sol e as impurezas.

As máscaras caseiras de hidratação também são ótimas opções para incluir na rotina de cuidados. Elas oferecem diferentes benefícios, mantendo a pele forte e com uma aparência mais jovem.

A maquiagem para os olhos é parte fundamental da preparação de um visual lindo para qualquer ocasião. Com as nossas dicas e os devidos cuidados, é possível obter ótimos resultados, sempre preservando a pele da região!

Procurando serviços de beleza com profissionais qualificados na região? Baixe gratuitamente o aplicativo Make You App e agende serviços de beleza que nós vamos até você![/column]