mascaras-caseiras-pele-receitas-make-you-app

Manter a pele do rosto com um aspecto saudável — limpa, tonificada e hidratada — exige muita atenção e disciplina. Além de comprar dermocosméticos de boa qualidade e contar com um salão ou clínica de confiança, ter uma rotina diária de cuidados em casa faz uma diferença incrível.

Porém, nem sempre é fácil seguir nesse plano, já que a correria entre vida pessoal e profissional parece nos engolir! Mas a boa notícia é que há soluções práticas e eficientes que podem ajudar, como as máscaras caseiras para pele.

A seguir, vamos ensinar receitas rápidas e eficazes para seus cuidados da semana, todas à base de ingredientes naturais. Cada combinação é específica para um caso, então, a dica é fazer o teste e verificar qual delas vai potencializar a beleza de seu rosto com o passar do tempo.

Tire uns minutinhos do dia para ganhar muito em bem-estar: conheça 5 máscaras caseiras para pele e tente fazê-las hoje mesmo!

1. Máscara para diminuir a oleosidade

A oleosidade é uma característica bem comum à pele de quem vive no Brasil, que é um país de clima tropical e com verão intenso. Então, mesmo que você não tenha uma pele caracterizada como oleosa, o probleminha do excesso de óleo ou brilho pode aparecer vez ou outra, em especial na “zona T” (formada por testa, nariz e queixo).

Para você cuidar dessa questão na rotina, o amido de milho ajuda bastante, secando a pele e retirando a gordura residual. A máscara feita com esse ingrediente pode ser usada de duas a três vezes na semana.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de amido de milho;
  • água (o quanto baste).

Modo de fazer

Misture o amido com uma quantidade de água suficiente para formar uma pasta. Aplique-o no rosto, fazendo movimentos em círculo, e deixe a máscara agir por alguns minutos até secar. Remova-a com água corrente.

2. Máscara para clarear manchas

Exposição ao sol, acne e a ação de radicais livres estão entre os principais motivos que causam manchas e cicatrizes na pele. Esses pequenos sinais podem se tornar grandes incômodos, principalmente para quem gosta de cuidar da pele e procura deixá-la sempre com uma aparência impecável.

Para amenizar o problema, a combinação entre mel e limão é poderosa. A máscara feita com esses dois ingredientes produz um efeito antioxidante, clareador e hidratante. Porém, devido à acidez, o ideal é usá-la apenas de uma a duas vezes na semana — e sempre à noite (o limão pode causar manchas na presença do sol).

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de mel;
  • 1/2 colher (chá) de suco de limão.

Modo de fazer

Combine os ingredientes até que o resultado seja um líquido homogêneo. Aplique a máscara com um pincel e deixe-a agir por cerca de 20 minutos. Remova-a enxaguando bem com água e sabão neutro.

3. Máscara para tratar cravos e espinhas

Apesar de serem mais comuns em peles bem jovens, os cravos e as espinhas podem incomodar durante toda a vida adulta. Porém, você pode aprender a lidar com essa situação sem tanto sofrimento, principalmente sabendo como fazer boas máscaras caseiras para pele.

Um exemplo é a máscara à base de açafrão. Essa especiaria, de forte tradição oriental, está cada vez mais presente em nossa cozinha.

Por ser um poderoso antioxidante, o açafrão ajuda a combater bactérias e processos inflamatórios, diminuindo os problemas gerados por cravos e espinhas, além de manchas de olheiras. Use essa máscara uma vez por semana.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de açafrão em pó;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 4 colheres (sopa) de leite;
  • 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas.

Modo de fazer

Misture o açafrão com a farinha e, depois, adicione o leite e o óleo de amêndoas. Passe a mistura obtida em todo o rosto, com o auxílio de um pincel. Depois de 20 minutos, retire a máscara com água corrente e sabão neutro.

4. Máscara para hidratar a pele

Principalmente nas estações mais frias do ano, é normal que a pele apresente sinais de ressecamento. Mas, além disso, há pessoas com a face naturalmente mais sequinha, o que pede um constante cuidado com a hidratação.

Para ajudar a pele nesses momentos, o mel é um grande aliado. Ele tem a capacidade não só de hidratar, mas também de eliminar toxinas e conservar a elasticidade.

E, na receita que vamos dar a seguir, ele vem acompanhado de dois ingredientes que vão agir para deixar sua pele mais macia e oferecer um efeito calmante. Repita o processo uma vez por semana.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de mel;
  • 1/4 de abacate amassado;
  • 1 colher (sopa) de farinha de linhaça.

Modo de fazer

Combine todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea e cremosa. Aplique-a suavemente no rosto e deixe agir por 20 minutos. Remova-a com água e sabão neutro.

5. Máscara para combater o envelhecimento

Com o passar do tempo, é natural que qualquer pele perca o brilho, o viço e a firmeza. Isso ocorre graças à diminuição dos níveis de colágeno, mas alguns descuidos, como o abuso do álcool, o estresse excessivo e a exposição ao sol, também são fatores que levam ao aparecimento de rugas.

E, assim como em outras das máscaras caseiras para pele que você viu acima, o mel vai ajudar. Esse ingrediente é rico em antioxidantes, protegendo a pele e reduzindo os efeitos dos radicais livres.

Porém, nesta última receita, quem brilha mesmo é a banana, rica em sais minerais (como o potássio), além de vitaminas e carboidratos. Combinada com o mel, ela revitaliza e nutre a pele. A mistura pode ser aplicada uma vez por semana.

Ingredientes

  • 1/2 banana (prata ou nanica);
  • 1 colher (chá) de mel.

Modo de fazer

Amasse a banana com um garfo e misture-a ao mel, obtendo uma pastinha. A mistura deve agir no rosto por até 15 minutos e, depois, ser retirada com água fria.

Antes de usar qualquer uma das máscaras caseiras para pele em seu rosto, faça um teste. Pingue um pouco da mistura nas costas de suas mãos, para conferir se você não tem alergia a algum ingrediente.

Estando tudo certo, faça a aplicação, sempre evitando a área dos olhos, as sobrancelhas e o cabelo. Para finalizar, depois de remover muito bem as misturas, aplique seu hidratante de rotina sobre a pele limpa e seca.

Por fim, tenha em mente que as máscaras caseiras para pele não substituem os demais cuidados que você já tem. Então, nada de abandonar sua rotina, combinado?

Mas saiba que essas receitinhas são um belo complemento para a manutenção de uma pele saudável, que vai ficar radiante com qualquer make. Portanto, vale a pena abrir um espacinho na agenda para um cuidado extra em casa!

Agora que você tem essas dicas naturais e poderosas em mãos, que tal influenciar mais pessoas? Para ajudar suas amigas a também terem uma pele linda, compartilhe este post nas redes sociais!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.