primer-facial-make-you-app

Para garantir uma make incrível, com um bom acabamento e que dure por horas, alguns itens de maquiagem são fundamentais. Para começar, um dos produtos responsáveis por uniformizar a textura e deixar a pele pronta para receber a base, o pó e o blush é o primer facial.

Sem o primer, o aspecto geral da pele fica comprometido e a duração da make pode diminuir, interferindo na qualidade final da maquiagem. Para ajudar você a evitar esse problema, trouxemos aqui algumas dicas essenciais sobre o primer facial, quais são as suas indicações, quais são os benefícios, como usá-lo da forma correta e muito mais.

Vamos começar?

O que é o primer facial?

Como o próprio nome sugere, o primer facial é o primeiro item de maquiagem a ser aplicado. Isso significa que ele é usado para preparar a pele, deixando-a mais lisa, uniforme e fazendo com que a base deslize melhor no rosto, garantindo mais aderência.

O primer é considerado um item essencial para quem quer caprichar e fazer uma preparação de pele perfeita. Além das vantagens que citamos acima, ele também é capaz de minimizar o tamanho dos poros, de controlar a oleosidade natural da pele e de suavizar ruguinhas e linhas de expressão. De modo geral, ele tem a função de fazer a maquiagem durar mais tempo, pois fixa melhor os produtos.

Com o avanço da tecnologia e da indústria cosmética, podemos encontrar com facilidade primers em diferentes apresentações, como nas versões em creme, gel, bastão, entre outras. Cada um tem suas características e especificidades e atendem a propostas diferentes.

Qual é o mais indicado para a minha pele?

O primer facial pode ser utilizado por todos os tipos de pele, desde as mais secas até as mais oleosas. No entanto, é preciso estar atento ao produto que você usará, porque existem primers diferentes, destinados para cada tipo de pele, e isso faz toda a diferença na hora da aplicação e no resultado final.

Veja abaixo alguns dos tipos mais usados:

Primer hidratante

Este é o produto ideal para quem tem a pele mais seca, pois já hidrata na medida certa e deixa o rosto preparado para receber a base sem craquelar. O primer hidratante é encontrado mais facilmente na versão em creme e pode ser usado por pessoas de pele jovem ou madura.

Primer antibrilho

Os primers que controlam a oleosidade e o brilho em excesso são os preferidos de quem tem a pele mais oleosa e acneica. Eles são formulados para deixar a pele com um efeito matificado e não contêm comedogênicos em sua composição.

Por isso, quem tem problemas com acne pode usar o primer antibrilho sem preocupação, pois ele não obstrui os poros e nem provoca o surgimento de novas espinhas. Esse produto costuma ser em gel e ter uma textura mais siliconada.

Primer com FPS

O primer com FPS é ótimo para ser usado durante o dia, porque garante a proteção do rosto e dispensa o uso de um filtro solar à parte. Existem as versões com FPS 15, 20, 30, 50: basta escolher a que mais atende as necessidades da sua pele e a que melhor se adapta à ocasião!

Primer com cor

Esta opção, além de proporcionar os benefícios já conhecidos, tem uma cor que se adapta à tonalidade da pele e ajuda a uniformizá-la. No entanto, ele não tem a mesma cobertura da base, o que significa que não cobrirá todas as imperfeições, manchas e cicatrizes.

Assim, o primer com cor é uma boa alternativa para usar no dia a dia, pois reduz a aparência dos poros e atenua pequenas vermelhidões, rosáceas etc.

Primer antissinais

Este primer pode ter em sua composição elementos hidratantes, vitaminas, antioxidantes, minerais, entre outros ativos. São produtos com fórmulas mais ricas e que tratam a pele, deixando-a mais aveludada e com aspecto mais rejuvenescido. Esse tipo de primer costuma ser muito usado por mulheres de pele madura.

Só existe primer para o rosto?

Não exatamente. Além do primer facial, existem as versões específicas para as áreas do olhos e dos lábios. O primer para olhos é ideal para ajudar na fixação da sombra, do lápis e dos pigmentos. Já o primer para lábios, além de ajudar na fixação do batom, faz com que ele deslize melhor na boca e contribui para que a cobertura fique mais uniforme.

Quando ele pode ser usado?

O primer facial pode ser utilizado em diversas situações diferentes: no dia a dia, no trabalho, em festas, casamentos etc. Para quem nunca usou um primer facial, a dica é procurar por lojas onde você consiga testar o produto antes de comprar.

Lembre-se que é importante sentir o produto e observar como a sua pele reage, observando se ele proporcionou os efeitos que você esperava e se atendeu as suas necessidades.

Como aplicar o primer facial?

Antes da aplicação, a pele precisa estar totalmente limpa. Para isso, lave o rosto com sabonete líquido ou gel de limpeza e passe um tônico em seguida. Com a pele higienizada, aplique o primer por toda a face em pequena quantidade, espalhando bem o produto. Você também pode optar por usar apenas na zona T—  testa, nariz e queixo — , que geralmente é a área mais oleosa da face.

Procure aplicá-lo rapidamente, já que o produto é facilmente absorvido pela pele. Se for usar em toda face, deslize os dedos delicadamente pelo rosto, da região do nariz até as extremidades — ou seja, do centro do rosto para fora. Sinta que a textura da pele muda rapidamente: o toque fica mais aveludado ou levemente siliconado, dependendo do primer utilizado.

Por fim, não se esqueça de que o tipo de produto utilizado, a forma de preparo da pele e a aplicação fazem toda a diferença e interferem no resultado da make. Então, leia atentamente a embalagem do primer, verificando a forma de uso e certificando-se de que ele é o mais adequado para você.

Seguindo esse passo a passo, você estará pronta para escolher o melhor primer facial para a sua pele e fazer uma maquiagem perfeita! Só não se esqueça de remover toda a maquiagem depois com um bom demaquilante. Nada de dormir maquiada, ok?!

Gostou das nossas dicas sobre primer facial e quer continuar acompanhando outras novidades sobre maquiagem, beleza e muito mais? Basta curtir a nossa página no Facebook!