primer-fixador-maquiagem

Fazer a make durar o dia inteiro é uma tarefa complicada. Afinal, diversos fatores interferem no aspecto saudável da pele e reduzem o efeito dos produtos. Mas fique tranquila! Basta conhecer melhor as funções do primer e do fixador de maquiagem para alcançar o resultado dos sonhos.

Como existe uma série de opções no mercado, a escolha certa varia de acordo com as necessidades de cada pessoa. Dentro desse contexto, os testes se transformam em seu principal aliado na hora de preservar a vitalidade do rosto e evitar a oleosidade.

Quer saber mais? Então não deixe de ler nosso artigo! Nele, vamos mostrar os principais benefícios do primer e do fixador de maquiagem e a melhor forma de usá-los. Acompanhe a leitura!

Primer e fixador de maquiagem: comece a usar!

Duração de maquiagem

O primer e o fixador de maquiagem funcionam muito bem para manter a produção intacta por mais tempo. O primer deve ser usado antes da aplicação da base e atua no fechamento dos poros. Assim, o rosto fica preparado para receber a make com a oleosidade controlada.

Já o fixador de maquiagem sela o resultado final e valoriza a pigmentação de algumas texturas. Sua ação é indicada para quem deseja se manter maquiada até o final de uma festa, por exemplo.

Benefícios para pele

Os tipos de primer acumulam uma série de elementos que melhoram a aparência da pele. Com o sucesso do produto no universo da beleza, marcas renomadas investem, cada vez mais, em cosméticos multifunções.

Entre as principais promessas do uso do primer na maquiagem estão:

  • a potencialização do efeito mate;
  • o disfarce das linhas de expressão;
  • o fechamento dos poros;
  • a iluminação de alguns pontos da face.

O grande objetivo envolve preparar a região para que a base tenha um acabamento perfeito de longa duração. De fato, uma pele bem preparada faz muita diferença no resultado da maquiagem.

São tantos benefícios que o produto também pode ser usado sozinho como uma espécie de hidratante facial.

Composições específicas

Conhecido como pré-base no universo da beleza, cada tipo de primer oferece soluções para problemas que interferem no resultado da produção. Ou seja, você encontra substâncias para combater a oleosidade, o excesso de rugas, o ressecamento ou os poros abertos.

As fórmulas concentradas e hidratantes do primer e do fixador de maquiagem evitam o efeito craquelado da base. Já os produtos mais secos reduzem o brilho com vitaminas que ajudam a uniformizar a pele.

Outra opção muito famosa entre as mulheres é a composição com toque aveludado que promete suavizar as linhas de imediato.

Variações do mercado

#1. BB Cream

Além do primer tradicional, existe também o BB Cream que é ótimo para o dia a dia. Com uma infinidade de funções, o produto se tornou uma verdadeira febre em pouco tempo. Por ser um cosmético multifuncional, ele proporciona hidratação, efeito uniforme, primer e proteção solar.

O BB cream pode ser aplicado como início da maquiagem ou de forma única, como substituto do hidratante matinal.

Uma das principais vantagens está na redução das várias etapas dos cuidados com a pele em um só produto. A soma de vitaminas com ingredientes emolientes que penetram na pele faz com que o aspecto saudável se mantenha a longo prazo.

#2. Finalizador

A principal função de passar fixador de maquiagem também é preservar a maquiagem intacta por mais tempo. Por trazer um aspecto natural ao rosto, ajuda também com um acabamento iluminado que está super em alta.

O produto possui diversas formas no mercado. Entre as principais estão o pó, spray, gel e creme. Para quem deseja evitar o aspecto opaco da pele depois de passar o dia todo com a produção, retocar o finalizador traz um up imediato.

#3. Primer de olhos

Não é só a pele do rosto que precisa de cuidados. Existe também a versão de primer para olhos que auxilia na aplicação das sombras. A principal vantagem é potencializar a cor e aumentar a durabilidade.

Muitos cosméticos em pó costumam esfarelar quando esfumados na região dos olhos. Por isso, apostar no produto como truque para evitar aquela aparência borrada é uma ótima solução. As opções em creme evitam o acúmulo da sombra nas dobras das pálpebras e interferem na tonalidade da make.

#4. Primer de lábios

A versão para lábios proporciona um efeito lisinho ao batom. Além de valorizar a cor e aumentar a duração, a composição também funciona como um esfoliante.

Sabe aqueles pedacinhos de peles que se soltam da boca? Então, o produto atua diretamente na hidratação da área para que o efeito mate do cosmético seja potencializado.

Como usar primer e fixador na maquiagem

O processo de aplicação de primer e fixador na maquiagem costuma ser muito simples em ambos os casos. O diferencial está no formato do produto e na etapa da maquiagem que ele se encaixa.

É muito importante ressaltar que qualquer tipo de cosmético em excesso traz diversos resultados negativos para a saúde do rosto. Por isso, fique sempre de olho na quantidade de produto antes de iniciar a preparação.

Como usar o primer na maquiagem

O primer não apresenta um bom desempenho se a pele estiver suja. Sendo assim, antes de tudo, lave, tonifique e hidrate o rosto.

Aplique uma pequena quantidade nas mãos e espalhe do centro até as extremidades da face em movimentos de baixo para cima. O ideal é que a maior parte seja destinada a Zona T que costuma ser mais oleosa.

Como passar fixador de maquiagem

A maneira correta de selar a make faz muita diferença na duração do resultado, especialmente em peles oleosas. O formato mais fácil de encontrar em perfumarias é o spray que ajuda a dosar a quantidade de produto.

Agite bem a embalagem na vertical e direcione o jato a cerca de 25 centímetros do rosto. Não se esqueça de fechar os olhos para evitar contado direto com o líquido.

Em seguida, aguarde a make secar por alguns minutos. Uma dica que funciona muito bem é umedecer a esponja de base com o fixador antes da aplicação. Além de mudar a textura do produto, ainda proporciona um acabamento aveludado.

Pronto! Agora você já conhece as principais funções do primer e do fixador de maquiagem. Saiba que uma produção perfeita depende de uma rotina disciplinada de cuidados com a pele.

Aposte em um cronograma que envolva limpeza, tonificação, hidratação e na escolha de cosméticos adequados.

Gostou das dicas e quer continuar lendo sobre o tema? Então não deixe de conferir também o nosso artigo sobre como fazer a maquiagem perfeita para o trabalho!

E se você deseja uma maquiagem de princesa, para durar a noite inteira com as cores intensas e um glow natural, conte com a equipe da Make You!

Além da comodidade e segurança, você ganha tempo, evita trânsito e a demora do salão. Agende penteados, maquiagem e manicure:

  • resposta em até 20 minutos;
  • serviço padronizado;
  • profissionais com treinamento de etiqueta e conduta.

Baixe o aplicativo e agende seu atendimento de segunda à domingo, das 7h às 22h, e relaxe, nós vamos até você!