Brook Preloader

Saiba como usar e combinar o Classic Blue, cor do ano eleita pela Pantone

Saiba como usar e combinar o Classic Blue, cor do ano eleita pela Pantone

O azul clássico foi eleito pela Pantone como a cor de 2020 com o potencial de transmitir atemporalidade e elegância. A tonalidade já deu sinais que vai invadir os cenários fashion, de beleza e das artes, por isso, conversamos com nossa profissional de make e hair e consultora de imagem, Débora Veloso (@deboravelosomakeup), que contou um pouco mais da representatividade do classic blue e como usar a cor. 
A Pantone pensou muito bem no cenário dos últimos anos, principalmente no ano de 2019 na hora de decidir o classic blue para 2020. Débora lembra que em tempos tão acelerados e com o gatilho do imediatismo, a escolha da empresa pela tonalidade reflete as características de calma e positividade como um desejo para 2020. “O classic blue é atemporal e elegante na sua simplicidade, uma cor democrática que transmite calmaria.”

Quando entramos no assunto maquiagem, Débora reforça que “apesar de ser uma cor democrática, o azul clássico é uma cor fria e, naturalmente, harmoniza melhor com peles de tons na mesma temperatura.” Ela explica que a democracia do classic blue vem do seu equilíbrio com todas as demais cores, independente da temperatura. “O ideal é que as pessoas de pele quente usem o classic blue associado a outra cor quente, porque assim o visual fica mais harmonioso.”
E para inserir o classic blue na maquiagem, a pedida é usar e abusar da criatividade e lembrar de misturar mais cores. “Hoje o mercado oferece máscaras de cílios e delineadores coloridos, que são boas alternativas para quem quer se jogar no azul, mas de uma maneira mais discreta.”

Selena Gomez (Foto: Instagram)
Lupita Nyongo (Foto: Instagram)

Já para time das coloridas, as sombras na tonalidade do azul clássico fazem combinações incríveis com batons terrosos.” A consultora de imagem ainda chama atenção para os batons azuis: “não estamos muito habituadas a ver, mas se te representa, está aí uma cor para ser usada nos lábios.”
Ainda nas combinações com outras cores, a dica de Débora é pensar em combinações usando o famoso círculo cromático. Ela explica que as cores, no círculo cromático, podem ser análogas ou complementares. “O azul com verde ou com roxo formam combinações análogas que trazem harmonia ao visual. Já o azul com laranja e tons terrosos, por exemplo, formam combinações complementares e chama mais atenção.” As brincadeiras com as cores podem aparecer nos looks ou nas maquiagens, sempre levando em consideração o seu estilo pessoal. 

Fonte: Pinterest

E para quem viu o azul clássico, adorou, mas ainda não se sente confiante ou confortável para aplicar a cor, principalmente na maquiagem, Débora sugere começar com as cores mais tradicionais. “Os batons vermelhos e rosas são sempre clássicos para quem quer dar um toque de cor à maquiagem. Mas já que estamos no ano do classic blue, que tal arriscar uma máscara de cílios na cor? É um jeito super elegante a cor do ano e ainda levar mais alegria para o visual.”
Leia também: Passo a passo de como fazer maquiagem neon