Entender para que serve todos os tipos de pincéis de maquiagem e suas funções pode ser uma tarefa complicada, não é mesmo? Afinal, a cada dia surge uma série de novidades no mercado para facilitar a vida das mulheres. Mas com informações certas, fica muito mais simples guardar pra que serve cada tipo de pincel e fazer uma produção incrível!

Tudo o que você precisa é aprender os truques que combinam com seu rosto para acertar em cheio nas escolhas dos pincéis essenciais para maquiagem. Invista em opções versáteis e com material de qualidade. O segredo está em lembrar das principais diferenças entre as cerdas, que proporcionam um resultado profissional.

Quer saber mais sobre tipos de pincéis de maquiagem e suas funções? Então, continue a leitura para descobrir todos os detalhes e a utilidade de cada pincel de maquiagem. Acompanhe!

Leia também: [Tutorial] Como fazer maquiagem com batom vermelho: 6 passos.

12 tipos de pincéis de maquiagem e suas funções

1. Pincel língua de gato grande

Esse formato de pincel é indispensável para uma maquiagem perfeita. É fácil de encontrar em qualquer loja de beleza e por um preço acessível. Pode ser usado tanto em produtos líquidos quanto em cremosos.

Pincel língua de gato grande: aplicação de produtos líquidos/cremosos.

A base ganha alta cobertura quando aplicada com ele, porém, existe a possibilidade de a pele ficar com aparência marcada. Para evitar esse efeito indesejado, faça movimentos em X com o pincel na segunda camada do produto na pele ou dê batidinhas leves com a esponjinha úmida – outro essencial para maquiagem – para deixar a pele mais natural.

2. Pincel duo fiber

O segundo item da nossa lista dos pincéis de maquiagem e suas funções é o Duo Fiber. Ele apresenta 2 opções no mercado:

  1. O primeiro é mais longo que dá um acabamento mais macio.
  2. Já o menor, é compacto e firme. Preenche todas as áreas do rosto de maneira uniforme com bastante praticidade.

pincel-duo-fiber

Tipos de pincéis duo fiber.

É fabricado com cerdas sintéticas ou naturais que resultam em um acabamento final iluminado, sem perder a leveza do rosto. Quando usado em bases de alta cobertura, tende a manchar a pele em algumas áreas. A dica aqui é usá-lo com leves batidinhas, até que a aparência na pele fique uniforme.

3. Pincel kabuki

Entre todos os tipos de pincéis de maquiagem e suas funções, o modelo Kabuki é o mais denso e cria uma ótima cobertura de forma rápida. Como possui uma maior quantidade de cerdas pode ser usado na aplicação de bases minerais, blush e pó translúcido.

pincel-kabuki

Kabuki flat: um dos pincéis de maquiagem mais usados.

A grande vantagem desse pincel está na capacidade de realizar um esfumado delicado com um efeito profissional.Tenha cuidado apenas com a quantidade de produto colocada no pincel. Por conta do seu tamanho maior, você pode sair da área de aplicação e manchar a maquiagem.

4. Pincel de contorno angular grande

Outro dos tipos de pincéis de maquiagem que está em alta pela sua função é o pincel para contorno. Essa opção atende muito bem quem gosta de um contorno menos marcado.

Com as cerdas abertas, exige bastante leveza nas mãos durante o uso. Sua principal diferença em relação aos outros tipos de pincéis de maquiagem angulares é a capacidade de proporcionar um efeito natural.

pincel-contorno-angular

Pincel angular para fazer um contorno mais leve.

A única desvantagem do formato é que ele não tem a mesma precisão dos menores. Por isso, você precisa dosar bem a quantidade de produto na hora de aplicar no rosto.

5. Pincel esponjinha

A esponjinha está na lista de toda mulher quando uma amiga pergunta quais os pincéis de maquiagem mais usados. O modelo se transformou em um verdadeiro clássico da necessaire feminina.

Muito acessível e com bom preço, pode ser facilmente encontrado em lojas segmentadas. Indicado para a aplicação de sombra, normalmente acompanha os estojos tradicionais de maquiagem.

O alto poder de precisão se torna um coringa na hora de depositar sombras cremosas, compactas e em pó.

pincel-esponjinha-sombra

O clássico: precisão na aplicação de sombras.

Recebe uma grande concentração de produto sem esfarelar e proporciona um resultado eficiente em uma make com, pelo menos, duas cores misturadas. Porém, torna-se necessário escolher um outro acessório para fazer o esfumado.

O pincel esponjinha, nesse caso, tende a deixar o olhar marcado com um visual carregado, independente do tom escolhido para a sombra.

6. Pincel chanfrado

Outro item curinga entre os tipos de pincéis de maquiagem e suas funções. O pincel chanfrado é essencial para conquistar um resultado poderoso e existe em diferentes tamanhos e utilidades no mercado.

pincel-chanfrado-delineador

Pincel chanfrado para delinear os olhos.

O menor costuma ser indicado para um efeito delineado preciso ou para desenhar as sobrancelhas. Já as versões maiores, funcionam muito bem com aplicações centralizadas de blush.

Tem cerdas finas e bem firmes com pontas que facilitam também o efeito degradê do contorno nas laterais do rosto. Para não deixar a pele marcada, sempre assopre o pincel antes de começar o processo de aplicação.

7. Pincel vassourinha ou leque

O pincel vassourinha é muito usado por maquiadores profissionais. O formato retira o excesso de sombra em pó ou pigmentada que se espalha pelo rosto depois da aplicação.

pincel-leque-vassourinha

Pincel leque: limpa excessos da pele e ótimo para aplicar iluminador.

Dessa forma, a pele continua intacta no resultado final da produção. Atualmente, a versão grande do pincel se transformou em uma forma prática de esfumar o iluminador em maquiagens com acabamento glow profissional.

8. Pincel large fluff

Com cerdas macias, densas e arredondadas, o pincel large fluff pode ser usado nas maçãs do rosto para iluminar ou contornar. No entanto, o formato é muito versátil e também serve na hora de aplicar sombra nos olhos, por ter pontas arredondadas.

pincel-large-fluff

Large fluff: sombra com acabamento perfeito.

O pincel tem formato achatado e macio com uma grande facilidade na aplicação de maquiagens em pó. Por isso, costuma ser um dos mais procurados entre todos os tipos de pincéis essenciais para maquiagem.

9. Pincel de blush regular

É igual ao pincel tradicional de blush, porém, em tamanho menor e com cerdas naturais. Por isso, costuma ser muito macio em contato com a pele e comprido no formato.

blush-pincel

Se você deseja efeitos de maquiagem bem elaborados, mas não tem experiência no assunto, pode aproveitar o aspecto regular para acertar também no corretivo.

O grande sucesso está em traçar uma linha com o produto que deseja aplicar e depois assoprar o excesso antes de esfumar.

10. Pincel large powder

O décima item da nossa lista também está na lista das amigas de quais os pincéis de maquiagem mais usados.

Mais conhecido como pincel de pó, o Large Powder se apresenta em formato grande, redondo e com cerdas volumosas.

pincel-de-po-large
Ele espalha o produto por todas as áreas para selar a base e criar um visual uniforme. A maior vantagem é que cobre por igual até os pontos mais difíceis de alcançar no rosto.

11. Pincel de sombra

Este pincel é ideal para aplicar sombra. A estrutura pequena e fofinha serve tanto para uma produção mais marcada quanto para um esfumado no côncavo.

pincel-de-sombra
Ele se adapta ao formato dos olhos e facilita a vida de quem ainda não tem muito conhecimento sobre pra que serve cada tipo de pincel. O acabamento com ar de profissional fica por conta da leveza da mão, com leves batidinhas até criar uma cobertura uniforme.

12. Pincel de esfumar

Com cerdas que combinam maciez extrema e firmeza, o pincel de esfumar cria maquiagens modernas em diversos tons. O efeito esfumado nos olhos pode ser mesclado com outras cores para quem deseja sair um pouco do preto tradicional.

pincel-de-esfumar
Outra funcionalidade muito conhecida é a aplicação de corretivo nas áreas abaixo dos olhos. Assim, o resultado se transforma em uma produção bem acabada com aparência leve.

Pronto! Agora você já conhece os principais tipos de pincéis de maquiagem e suas funções. A prática no dia a dia é o que faz diferença no resultado do visual. Então, é essencial testar várias possibilidades até encontrar os que mais se encaixam com suas preferências.

Lembre-se que não existem regras sobre o material ideal, tudo depende das necessidades de cada pessoa.

Já pensou em ter um atendimento de salão de beleza na sua casa? E melhor, agendando tudo pelo celular? Baixe o aplicativo da MakeYouApp no seu smartphone que nossos profissionais irão até você!

Além da comodidade e segurança, você ganha tempo, evita trânsito e a demora do salão. Agende penteados, maquiagem e manicure:

  • resposta em até 20 minutos;
  • serviço padronizado;
  • profissionais com treinamento de etiqueta e conduta.

Agende atendimentos pelo aplicativo, de segunda à domingo, das 7h às 22h e relaxe. Nós vamos até você!