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Conheça 4 tipos de clientes e saiba como atendê-los

Se você quer conquistar maior sucesso na venda de seus serviços e produtos, você precisa entender com quem está lidando e identificar o perfil de seu cliente. Compreender as reais necessidades, inseguranças e personalidade de cada pessoa te ajudará a interagir da melhor forma com os consumidores.

Para isso, não existem fórmulas mágicas já que cada pessoa tem sua singularidade. Mas, é possível identificar prováveis comportamentos e se tornar mais assertivo na hora de se relacionar com seus clientes.

Abaixo, você confere nossa lista com 4 tipos de clientes e dicas de como atendê-los:

-Comunicativo

O cliente comunicativo costuma ser bem relacionado, gentil e simpático. Com a característica mais falante, use isso ao seu favor e tente extrair ao máximo das conversas os interesses e gostos dessas pessoas.

Tome cuidado para o bate papo não ir para um lado muito pessoal, isso pode causar algum desconforto. Puxe assunto focados na sua área de atuação e aproveite para divulgar seus diferentes serviços e falar do seu trabalho. Na linguagem clara, aproveite para vender seu peixe!

Conheça 4 tipos de clientes e saiba como atendê-los comunicativo
Reprodução: Unsplash

-Indeciso

O perfil indeciso exige um pouco mais de paciência. Lembre-se, é normal surgirem dúvidas dos clientes e o seu trabalho é esclarecê-las. Portanto, se mostre totalmente aberto para as perguntas e deixe a pessoa confortável para fazê-las.

Você pode facilitar ainda mais o diálogo com esse cliente já apresentando, logo de início, as dúvidas mais corriqueiras de seus outros consumidores. As chances das perguntas serem as mesmas são grandes. Assim, você facilita seu trabalho e poupa seu tempo.

Leia mais: 7 dicas para fidelização do cliente

-Pechinchador

Nessa relação, você precisa saber bem até onde está disposto a ceder e deixar claro suas condições. O cliente pechinchador, também conhecido como negociador, usará todas as artimanhas para sair em vantagem.

Esteja aberto para negociações e conversas, mas foque nas qualidades e diferenciais de seus serviços. Se você não valorizar seu trabalho, quem vai fazer isso por você, não é mesmo? Outra dica, é apresentar sugestões e propostas, que estejam alinhadas com seus interesses, para os questionamentos que surgirem.

-Desconfiado

Os clientes desconfiados, normalmente, vão fazer muitas perguntas. Eles querem ter certeza de que estão fazendo a escolha correta contratando seu serviço. Para conquistar a confiança desses clientes, o ideal é mostrar provas de que o seu trabalho é bom, seja pelo seu portfólio, feedbacks de pessoas que já atendeu ou mostrando fotos de trabalhos passados.

Também não leve a desconfiança para o lado pessoal e lembre de sempre tratá-los bem. Afinal, cada cliente importa!

Leia mais: As formas de pagamento que você pode oferecer para o seu cliente

E aí, conseguiu conhecer os diferentes tipos de clientes e como atendê-los? Agora você pode desenvolver estratégias para que os clientes que cheguem até você gostem do seu atendimento e comprem seu serviço ou produto. Coloque em prática nossas dicas e se prepare para colher resultados mais satisfatórios.