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Entenda as diferenças entre valor e preço dos serviços

Entenda as diferenças entre valor e preço dos serviços

Você sabe a diferença entre preço e valor? Por mais que esses termos pareçam comunicar um único sentido, eles não possuem o mesmo significado. Esses são dois conceitos básicos para quem trabalha com vendas de produtos e serviços.

 Conhecendo esses dois termos, um empreendedor ou profissional autônomo é capaz de entender melhor seu produto e ser mais assertivo na hora de cobrar por ele.

Bora ficar por dentro dessas palavras? Confira abaixo:

-Preço

Basicamente, preço é o que o cliente paga. Ou seja, o dinheiro que a pessoa gasta para adquirir um produto ou serviço. Ao contrário do valor, o preço pode ser quantificado.

Alguns fatores devem ser levados em conta e podem interferir na escolha do preço dos produtos. Entre eles, a quantidade de demanda, o lucro final desejado e o custo de produção. Todos esses detalhes influenciam no preço final do serviço.

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Reprodução: Pinterest

-Valor

O valor se trata de um conceito mais abstrato e subjetivo. Ele irá depender, principalmente, da visão que o cliente tem de determinada marca, produto ou serviço. Ou seja, ele está relacionado com a importância, necessidade e o grau de expectativa do produto para o consumidor.

Por isso, o valor tende a ser mais decisivo na hora da compra do que o preço em si. Se o produto ou um serviço tiver um alto valor para o cliente, ele tem mais chance de efetuar a compra, independente do preço.

Imagine uma mulher que tem cabelos brancos e que faz o retoque da raiz. Para ela, é um incômodo ter os fios grisalhos aparecendo. Ou seja, o serviço de uma cabeleireira tem um alto valor e ela estará disposta a pagar por ele.

Porém, mulheres que não possuem cabelos brancos ou que não se incomodam com eles, provavelmente terão uma relação diferente com esse tipo de serviço. Ou seja, o serviço de retoque da raiz terá um baixo valor e elas não estarão dispostas a pagar por ele.

Esse raciocínio mostra que o valor depende de cliente para cliente e está relacionado a percepção que o consumidor tem de cada produto.

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-Use os instrumentos a seu favor

Agora que você já conhece o conceito dessas duas palavras, use-as a seu favor! Entenda melhor seu público-alvo, seus concorrentes e faça com que o cliente enxergue valor no seu produto ou serviço.

Se ele identificar mais valor do que preço no que você está oferecendo, as chances dele efetuar a compra irão aumentar.

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