cortes-de-cabelo-make-you-app

Quem nunca se apaixonou por um corte de cabelo que viu em uma celebridade, na internet ou em uma revista? As mais ousadas vão além e levam a ideia até o salão, com o objetivo de reproduzir o corte e sair arrasando com as madeixas renovadas.

Mas nem sempre a expectativa supera a realidade e o resultado é um cabelo lindo como aquele que inspirou você. Isso acontece porque cada pessoa tem um formato de rosto diferente. Portanto, nem sempre o mesmo corte vai valorizar duas pessoas distintas.

Para alcançar um visual que lhe valoriza, o ideal é optar por cortes de cabelo que combinem com o seu formato de rosto. Quer aprender a identificar o seu? Então confira as dicas deste post!

Descubra seu formato de rosto

Antes de procurarmos alternativas de cortes de cabelo para nosso formato de rosto, precisamos saber identificar qual é esse formato. Na natureza, nada é igual a nada. Logo, não existe um padrão único no qual você vai se encaixar, mas sim algumas características em comum.

Para identificar seu formato de rosto, você precisa prender o cabelo para trás, deixando a raiz do cabelo bem esticada. É importante remover toda a maquiagem, para que não haja interferência de luz ou sombra, e não usar nenhum acessório no momento da análise.

De frente para um espelho, observe atentamente as características do seu rosto. Para lhe ajudar, nós separamos os pontos-chave dos formatos de rosto mais comuns.

Rosto redondo

O rosto redondo é um dos mais comuns entre as pessoas. Teoricamente, as medidas da testa são as mesmas do queixo nesse tipo de rosto. Além disso, o rosto é mais achatado, sem definição no maxilar e com laterais mais largas. Alguns exemplos de famosas com o rosto redondo são a atriz Kirsten Dunst e a cantora Demi Lovato.

Rosto quadrado

O rosto quadrado, assim como o redondo, tem as mesmas medidas entre a testa e o queixo, com a diferença de que existem ângulos no rosto, principalmente na região do maxilar.

As atrizes Angelina Jolie e Alinne Moraes são donas de rostos quadrados. Outro exemplo de famosa que tem esse formato é a apresentadora e jornalista Fátima Bernardes.

Rosto coração

Nesse formato, a testa é mais larga e o queixo é visivelmente mais estreito. Além disso, é possível observar linhas mais quadradas na área da testa e um queixo um pouco mais pontudo, formando um coração.

Para lhe dar um exemplo desse tipo de rosto, podemos nos basear nas atrizes Agatha Moreira, Reese Witherspoon e Emma Watson.

Rosto longo

O rosto longo é mais arredondado, sem marcação no maxilar, mas com a diferença que sua altura é maior que a largura. Quem tem o rosto longo consegue identificar facilmente. Para nosso exemplo, podemos citar as atrizes Sarah Jessica Parker, Jessica Biel e Liv Tyler.

Rosto oval

No rosto oval, a linha do comprimento é ligeiramente maior que a linha da largura. Além disso, as laterais do rosto são mais retas, mas nenhuma delas se destaca. Para nosso exemplo de famosas, temos as atrizes Jessica Alba e Megan Fox, além da cantora Katy Perry.

Dica: se ainda assim você tiver dificuldade em encontrar seu formato de rosto, use a técnica do batom. Fique parada em frente ao espelho e desenhe, com um batom, o formato do seu rosto. No fim, será bem fácil visualizar os contornos e analisar as características.

Descubra seu corte de cabelo ideal

Agora que você já tem uma ideia de qual é o seu formato de rosto, é hora de descobrir qual a melhor opção de corte para você.

Rosto redondo

Os cortes de cabelo ideias para esse tipo de rosto devem começar abaixo da linha do queixo. Do contrário, o rosto ficará ainda mais em evidência e ressaltará o formato arredondado. Quem quer apostar nos curtos, uma ótima opção é o long bob.

Para as lisas e onduladas, a dica é investir em uma franja lateral. Já as cacheadas e crespas podem se jogar em um leve repicado. Na finalização, o ideal é sempre levar o volume para o lado de fora.

Rosto quadrado

Uma das melhores apostas para quem tem o rosto quadrado é a franja desconectada. Ela quebra a seriedade do rosto e garante mais leveza. Aliás, os cortes retos são os mais indicados nesse formato, assim como o long bob de ponta.

Para quem tem os cabelos cacheados e crespos, o ideal é criar bastante volume para cima. Isso dá a sensação de alongamento para o rosto e também ajuda a suavizar as linhas retas.

Rosto coração

Para a testa mais evidente no rosto coração, é interessante investir em franjas ralas, com poucos fios. Evite franjas pesadas e procure levar o volume para a área do queixo. Os cortes repicados são ótimos para criar esse efeito.

Rosto longo

As donas do rosto longo devem evitar o cabelo no rosto, principalmente nas laterais. Isso deixará o rosto ainda mais alongado, pois evidencia a linha vertical da face. O ideal é criar volume, por isso, as cacheadas e crespas com esse formato de rosto podem investir em penteados que levem o cabelo para fora.

As lisas e onduladas podem escolher o corte reto. As franjas também são uma boa opção, pois anulam parte do rosto. Se quiser dar uma chance ao long bob, prefira a versão sem ponta.

Rosto oval

O rosto oval é famoso por combinar com qualquer tipo de corte. Independentemente do seu tipo de cabelo, você está livre para explorar as possibilidades que a tesoura pode lhe oferecer. As mulheres que têm o rosto oval podem seguir as tendências sem medo de errar!

Com estas dicas de cortes de cabelo, fica muito mais fácil acertar, não é mesmo? O ideal é sempre procurar por profissionais capacitados, que podem indicar a melhor opção para você. Estar na moda é bom, mas fazer escolhas que lhe valorizam é melhor ainda!

Você pode acompanhar diariamente todas as nossas novidades, como cuidados com a peledicas de penteados e muito mais! Gostou da ideia? Então curta a nossa página no Facebook e aproveite!