oleos-para-cabelo-make-you-app

Não é de hoje que os óleos essenciais são usados na rotina de cuidados com a beleza. Desde o Egito Antigo é possível encontrar relatos de reis e rainhas que usavam essas especiarias para hidratar a pele e até mesmo auxiliar no crescimento dos cabelos.

Até hoje, os óleos essenciais continuam conquistando cada vez mais as mulheres, já que seus efeitos são realmente poderosos, principalmente para os fios. Eles têm o poder de devolver a fibra capilar, nutrindo de dentro para fora, dando brilho, força e maciez.

Quer descobrir quais são os óleos essenciais para o cabelo e ainda saber em qual deles apostar? Então é só continuar lendo este post!

Óleo de argan

O óleo de argan é um dos mais populares no mundo dos cosméticos. Ele é extraído das nozes da planta Argania Spinosa e só é possível encontrá-la no Marrocos.

Ele é riquíssimo em vitamina E, além de conter tocoferol e ácidos graxos essenciais. Essas propriedades são importantes para quem sofre com frizz e cabelos difíceis de controlar, já que se cria uma capa protetora nos fios que acaba com a carga negativa e os cabelos arrepiados.

O óleo de argan também é muito rico em antioxidantes. Eles combatem os radicais livres, que são componentes do nosso corpo que prejudicam as células boas e causam uma série de problemas. Nos cabelos, os antioxidantes dão brilho, renovam e protegem dos danos, devolvendo a elasticidade natural do cabelo.

Se você sofre com o ressecamento dos fios, tem cabelos cacheados ou afro, o óleo de argan é o mais indicado para você. Ele também é muito utilizado por quem usa tintura, já que ajuda a manter a cor por mais tempo.

Óleo de coco

O óleo de coco ficou muito popular no Brasil depois que várias famosas, como Yasmin Brunet, começaram a usar na pele e nos cabelos. Ele é composto por graxos saturados, vitamina E, K e ferro.

Nos fios, ele merece destaque no quesito hidratação, já que é capaz de atingir camadas profundas e devolver o brilho dos cabelos. Além disso, ele é bem famoso por manter os cabelos alinhados e acabar com aquele volume indesejado.

Se você tem fios rebeldes, pode fazer a umectação com óleo de coco e terá um efeito de “desmaio”. Ele pode ser usado em todos os tipos de cabelo, desde que eles precisem de hidratação e controle de volume.

Se seu cabelo está bem tratado e é liso, procure fazer menos aplicações para evitar que os fios fiquem oleosos.

Óleo de abacate

O óleo de abacate é rico em vitamina A. B, D e E. Também encontramos vários aminoácidos, proteínas, ferro, magnésio, cobre e ácido fólico, que são essenciais para manter a saúde dos fios. Isso faz dele um dos melhores óleos essenciais para o cabelo.

Ele é muito indicado para quem quer deixar os cabelos crescerem, já que suas vitaminas penetram no couro cabeludo e alimentam o bulbo capilar, auxiliando no crescimento saudável e mais acelerado.

Ele também é muito bom para restabelecer os fios quebrados e danificados, devolvendo os componentes que o cabelo precisa para se recuperar.

Por isso, se você está no projeto Rapunzel ou precisa restabelecer a saúde dos fios, o óleo de abacate é a escolha certa.

Óleo de rícino

O óleo de rícino é extraído da planta da Mamona, tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas. É rico em vitamina E, sais minerais e ácidos graxos, que hidratam e fazem uma grande limpeza no couro cabeludo.

Ele é mais conhecido por fortalecer os fios e devolver a massa capilar para cabelos danificados. Ele ainda combate a queda, sela as cutículas, diminui as caspas, trata coceiras e irritações no couro cabeludo e ativa a circulação, o que promove mais crescimento.

Por ser muito denso, precisa ser misturado com outro óleo para não ficar muito pesado na hora de retirar. Você pode fazer uma mistura com óleo de coco e potencializar os efeitos do tratamento.

Óleo de macadâmia

O óleo de macadâmia é extraído de uma noz nativa da Austrália e do Havaí. Ele tem muitas propriedades, como potássio, magnésio e cálcio. É mais famoso por sua capacidade de proteger os cabelos contra danos, principalmente, de fontes de calor.

Se você usa muito o secador, a chapinha ou se expõe muito ao sol, o óleo de macadâmia será ótimo para você.

Além disso, ele ajuda muito na hidratação, já que tem um alto poder de penetração, combate as pontas duplas, devolve a elasticidade dos fios e repara cabelos quimicamente tratados.

Óleo de alecrim

O alecrim é uma especiaria bem fácil de encontrar e bem famosa no Brasil. Ele tem propriedades antioxidantes e cicatrizantes, além de funcionar como adstringente e antisséptico. Por isso, ele é muito recomendando na hora de tratar problemas no couro cabeludo.

Portanto, merece destaque na hora de combater a queda dos fios, agindo diretamente na fonte do problema. Ele ainda ajuda a fortalecer os fios e estimula o crescimento, auxilia quem tem problemas com a calvície e ainda combate a oleosidade provocada pelo excesso de sebo.

Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas é rico em vitamina A, E, B1, B2 e B6. Ele conta com propriedades antioxidantes, o que é ótimo para hidratar os fios, regenerar aquele cabelo que está com aspecto de pouco saudável, queimado ou quebradiço.

É bacana investir no óleo de amêndoas quando for usar uma máscara de hidratação, já que ele se destaca por devolver a maciez que só um cabelo bem hidratado tem.

E você? Já usou algum desses óleos essenciais para o cabelo? Temos certeza que você já deve ter ouvido falar deles e agora que os conhece melhor é hora de escolher o seu!

Lembrando que, para ter um cabelo saudável e bonito, é importante investir em outros cuidados e produtos, além de ficar atenta com a alimentação e a ingestão adequada de água. Temos certeza que você conquistará o cabelo perfeito!

E que tal aprender mais sobre a saúde dos cabelos? Descubra o que a vitamina C pode fazer por você!