Brook Preloader

5 passos para assumir os cachos de vez

5 passos para assumir os cachos de vez

Por muito tempo – muito tempo, mesmo – as mulheres com cabelos cacheados a crespos recorreram ao alisamento dos fios como forma de se incluírem na sociedade e evitarem preconceitos. Mas, felizmente, já tem um tempo que essa prática começou a mudar. Mais mulheres, principalmente atrizes, modelos e cantoras, passaram a assumir os cachos e levantar a bandeira das cacheadas. Taís Araújo, Beyoncé, Alicia Keys são alguns exemplos de mulheres que protagonizam a causa dos cachos e acabaram levando muitas outras para o caminho.

Beyoncé (Fonte: Pinterest/Reprodução)

Para entender melhor esse processo de transição e aceitação dos cachos, conversamos com a nossa beauty artist, Flávia Ramos (@flaviaramosmakeup), dona de cachos maravilhosos, que ainda deu dicas de como assumir os fios cacheados, de uma vez por todas. Confira:

Leia também: Penteados para cabelos cacheados: 17 ideias para o dia a dia e festas

Transição capilar

A maioria das mulheres passaram a assumir os cachos depois de uma longa briga com os fios – apelaram para os alisamentos, procedimentos, produtos – todos os meios possíveis para evitar as raízes cacheadas. Por isso, Flávia lembra que não é nada fácil passar por uma transição, nesses casos: “A dica é ter muita paciência e se adaptar. Cada uma tem seu cacho, textura dos fios e volume.”

Taís Araújo (Fonte: Pinterest/Reprodução)

E para ajudar na definição dos fios, também existem alguns pontos de apoio. “Cada mulher se adapta ao que for melhor: usar modeladores para trazer os cachos de volta, tranças, faixas, turbantes ou outros acessórios que ajudam no processo de recuperação dos fios cacheados. E para quem não quiser apelar para o big chop – corte o cabelo, retirando toda a camada química que existe, de uma vez – pode optar por cortar aos poucos, de modo que tenha cabelo o suficiente para prender.”

5 dicas para assumir os cachos de vez

Flávia listou 5 dicas bem práticas para quem está namorando os cachos há algum tempo e quer assumi-los, de vez. Olha só:

Lavar o cabelo com produtos específicos

Nossa beauty artist lembra que é super importante usar produtos como shampoos e condicionadores, específicos para o seu tipo de cabelo, neste caso, para cabelos cacheados ou crespos.

Usar shampoo antirresíduos

Um hábito bem legal para as cacheadas é lavar os fios com shampoo antirresíduos a cada 15 dias. “Isso vai ajudar a remover as impurezas dos cremes e finalizadores que nós, cacheadas, costumamos usar quase todos os dias”, afirma Flávia.

Hidratar

A hidratação é uma velha conhecida para os cuidados dos fios, né? Mas, neste caso, para o cuidado dos cachos, Flávia reforça que é a hidratação deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana: “Os cachos, por causa das curvaturas, ressecam demais e os fios perdem a oleosidade natural que não acaba chegando até as pontas.”

Você vai gostar de ler: Cachos com trança: 7 ideias de penteados para arrasar

Pentear no chuveiro

Para quem já assumiu os cachos há bastante tempo, já deve saber dessa dica, mas para quem é nova, olha só: os cachos devem penteados no chuveiro, durante o banho. A beauty artist reforça o ato de pentear durante o banho, durante o uso do condicionador e depois, usar apenas os dedos para finalizar.

Usar secador com difusor

Para modelar os cachos, a dica da Flávia é apostar nos secadores com difusor, já que eles definem melhor os cachos e deixam o cabelo mais volumoso.

Por fim, Flávia reforça que, hoje em dia, grandes marcas investem bastante em produtos para cabelos cacheados e crespos e que, então, existem várias opções de produtos para cuidar dos fios – produtos excelentes, de qualidade e com valores que cabem no bolso de todos.

(Por Jéssica Cipriano)