Esta matéria foi escrita pela profissional de Make e Hair da Make You, Sabrina Silva, que aderiu às box braids e faz o maior sucesso com as tranças.

Indicadas para quem tem o cabelo crespo, ou está passando pela transição capilar, as Box Braids (também conhecidas como tranças soltas ou Kanekalon), são uma boa pedida para quem quer mudar o visual temporariamente, sem danificar seus cabelos naturais.

No Brasil, as tranças chegaram através de mulheres negras vindas do continente Africano e foram passadas de geração em geração. Por isso o penteado não é encarado só como moda, mas como resistência. Inclusive, você sabia que o costume de usar tranças vem do Egito?

Há cerca de cinco anos, com os cabelos crespos sendo redescobertos e com muitas mulheres passando pela transição capilar, as Box Braids vieram com força, e ao que tudo indica,  para ficar! Elas podem ter vários comprimentos e espessuras: finas, médias, grossas, curtas ou longas. As tranças, geralmente, são feitas de cabelo sintético como o Jumbo, o Kanekalon ou até mesmo a lã. Incrível, né?

O mais legal das Box Braids é que você pode mudar radicalmente o visual, já que são vendidas com uma infinidade de cores e texturas. Eu, particularmente, amo a praticidade porque você já  acorda pronta todos os dias! Além disso, tem várias opções de penteados práticos e rápidos, como coques, rabos, meio preso e até mesmo tranças.

As Box Braids são tão incríveis que já fizeram a cabeça (literalmente!) de várias famosas como: Beyoncé, Rihanna, Karol Conka, Iza e Tessa Thompson.

Sabrina Silva – Profissional Make You

Beyoncé

Desde que uso as Box Braids, percebo que muita gente tem dúvidas com relação aos cuidados, por isso trouxe seis dicas bem bacanas, tirando todas essas dúvidas. Confira:

As Box Braids estragam o cabelo?

Não! Muito pelo contrário, elas protegem seu cabelo natural e ainda potencializam o crescimento dos fios. Devemos tomar cuidado para colocar uma quantidade adequada de cabelo, para que não pesem e não criem muita tração ao prender, para que não quebrem seus fios.

Consigo fazer sozinha em casa?

Não aconselho. Essas tranças são muito detalhadas, um trabalho como este pode levar de 4 a 10 horas dependendo do resultado desejado, por isso, é muito importante fazer com uma pessoa qualificada. Procure um bom profissional para fazer suas Box Braids.

Quantas vezes por semana devo lavar o cabelo?

O cabelo deve ser lavado pelo menos uma vez por semana, isso vai depender muito da produção de oleosidade de seu couro cabeludo. Devemos tomar alguns cuidados em relação a lavagem: é indicado o uso de shampoo anti-resíduo e/ou anti-caspa para que seu couro cabeludo fique bem limpinho e também shampoos mentolados, porque dão um frescor.

O produto deve ser esfregado suavemente no couro cabeludo, você já pode aproveitar esse momento para fazer uma massagem, que além de ser um ritual de beleza bem gostoso, ativa a circulação sanguínea e ajuda a potencializar o crescimento de seu cabelo. O shampoo deve ser muito bem enxaguado para que não acumule resíduos nas tranças.

Posso usar condicionador e fazer hidratação?

Podemos optar por não usar condicionador já que o cabelo natural estará protegido dentro das tranças, então não há risco de ressecamento. E como estamos falando de um material sintético, que não tem cutícula, córtex e nem medula (como o cabelo natural), ele não irá absorver esses produtos, podendo apenas ficar com resíduos em sua superfície.

Se mesmo assim, você sentir a necessidade de usar, opte por condicionadores fluidos e enxague bem. Outro produto que pode ser utilizado são os tônicos capilares, que ajudam a fortalecer a raiz dos cabelos e são aplicados no couro cabeludo.

Como devo secar as Box Braids?

As Box Braids demoram um pouco mais para secar em relação aos cabelos naturais, então minha dica é lavá-las pela manhã e deixá-las secarem naturalmente ao longo do dia, ou, em dias chuvosos e frios, usar secador em velocidade e temperatura baixas, isso ajuda a não causar frizz e nem estragar o seu cabelo com o calor das altas temperaturas.

Quanto tempo duram as Box Braids?

A durabilidade vai depender de dois fatores: o tempo de crescimento de seu cabelo e os cuidados diários. Alguns truques são bacanas para prolongar a vida útil das suas tranças como: usar fronhas, lenços e toucas de cetim para dormir, já que fibras de algodão aumentam o frizz e evitar pentear para que as tranças não se desmanchem.

As Box Braids duram entre 1 e 2 meses, indico não passar muito este período, pois se a raiz do seu cabelo estiver grande, pode acarretar em nós nos fios. Passado este período, você pode aproveitar para mudar o visual novamente.

Viu só como as Box Braids são super práticas e versáteis, além de lindas? É só seguir essas dicas e arrasar!

Um beijo!

Sabrina Silva

Maquiadora