dicas-cuidar-cabelos-verao

A estação mais quente do ano chegou e nós temos dicas para cuidar do cabelo no verão para você não se preocupar em como os fios podem ficar ressecados, quebradiços e sem vida durante esses dias. Não é novidade que o mar, a piscina e o sol podem danificar — e muito! — o cabelo, especialmente, se ele for descolorido ou alisado.

Assim, você precisa manter certos cuidados com o cabelo no verão para preservar a beleza e a saúde dos fios na estação mais quente do ano.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para cuidar do cabelo no verão. Algumas clássicas e outras atuais, para ajudar você a manter os fios sempre bonitos. Continue a leitura e aprenda tudo!

Dicas para cuidar do cabelo no verão

1. Lave os cabelos com água fria

É provável que você tenha ouvido que é melhor evitar lavar o cabelo com água quente. Mas será mesmo que isso procede? De acordo com especialistas, sim! Além de provocar o ressecamento, a água quente também sensibiliza os fios, favorecendo a abertura das cutículas. Portanto, a primeira dica para cuidar do cabelo no verão é evitar a água quente.

Se no inverno é mais difícil, podemos aproveitar o clima quente para conseguir lavar os cabelos com água fria. É possível notar que a água fria confere aos fios muito mais brilho e maleabilidade. Você perceberá que o cabelo ficará mais bonito, saudável e com as cutículas bem mais seladas.

2. Hidrate os fios com frequência

Hidratar o cabelo é uma das dicas para cuidar do cabelo no verão fundamentais, mas válida também para todas as estações do ano.

Os cuidados com o cabelo no verão são ainda mais necessários devido aos danos causados pelo mar, sol e piscina. Hoje em dia, já é possível encontrar linhas de produtos específicas para tratar os cabelos no verão.

Existem kits completos com shampoo, condicionador, reparador de pontas e máscaras de tratamento, entre outros. Vale a pena dar uma olhada!

Sabe aquelas ampolas super hidratantes que agem em apenas 1 minuto? Elas também são ótimas para restaurar seus cabelos durante o banho.

O efeito é rápido e muito potente. Se você não tem tempo para fazer uma hidratação capilar mais demorada, essas ampolas vão dar conta do serviço. A hidratação dos fios deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

3. Evite o uso de secador e chapinha

Se os cabelos já ficam mais sensibilizados no verão, o uso de secador e chapinha danifica ainda mais os fios. Por isso, a dica para cuidar do cabelo no verão é tentar  deixar o cabelo secar naturalmente no dia a dia.

E, quando for usá-los, é imprescindível a aplicação de um bom protetor térmico por todo o comprimento e pontas.

Atente-se também à temperatura da prancha, para apenas alinhar os fios e modelá-los. Não é necessário que ela esteja nas temperaturas mais altas.

4. Enxágue os cabelos com água mineral

Depois do banho de mar ou piscina, evite deixar o cabelo secar com excesso de cloro e da água do mar impregnados nos fios.

Assim que chegar do mergulho, tome uma ducha ou jogue um pouco de água mineral no cabelo, para retirar o excesso do sal ou cloro.

Se você deixar o cabelo no verão secar encharcado desses resíduos, eles tenderão a ficar muito endurecidos e porosos.

5. Use leave-in

O leave-in tem em sua composição agentes antioxidantes e hidratantes, e é uma excelente dica para cuidar do cabelo no verão.

Além disso, contém ativos que protegem os fios do sol e dos resíduos de praia e piscina. Como o cloro e a água do mar também podem deixar os cabelos difíceis de desembaraçar, usar o produto pode facilitar muito esse processo.

Sendo assim, quando seu cabelo estiver muito embaraçado, aplique o leave-in nos fios e desembarace cuidadosamente com os dedos ou com um pente de dentes largos.

Comece primeiro desembaraçando as pontas e depois vá subindo até chegar à raiz. Dessa forma, você conseguirá desembolar o cabelo todo sem quebrá-lo.

6. Utilize protetor solar para cabelos

Não é só a pele que deve ser protegida do sol, o cabelo no verão também precisa de filtro solar. Esse tipo de protetor forma uma película nos fios, protegendo-os dos danos provocados pelos raios UV. Eles são capazes de destruir a queratina dos fios, deixando o cabelo no verão mais frágil e quebradiço.

O produto deve ser aplicado por todo o comprimento, de preferência ainda seco, e depois precisa ser reaplicado a cada mergulho.

7. Redobre os cuidados com fios loiros

Se você é loira natural ou faz luzes, mechas ou qualquer outra técnica que descolore o cabelo, a água da piscina pode deixá-lo esverdeado.

Muita gente acredita que o que deixa os fios esverdeados é o cloro, mas, na verdade, o que provoca essa tonalidade é o sulfato de cobre. Essa substância reage com a cor amarela dos fios, ocasionando o tom verde.

Para evitar que isso aconteça, a dica para cuidar do cabelo no verão é utilizar produtos que selem as cutículas do cabelo.

Dessa forma, o sulfato de cobre tem mais dificuldade para penetrar nos fios. Portanto, mantenha os fios sempre hidratados e protegidos com produtos específicos como o leave-in.

8. Aplique finalizadores

Depois de lavar o cabelo, com ele ainda úmido, aplique sempre produtos finalizadores. Eles podem ser encontrados na forma de cremes ou óleos e são capazes de deixar o cabelo mais macio e brilhante. Você notará uma melhora na textura dos fios, principalmente nas pontas.

Além disso, esses produtos são ótimos para controlar o frizz do cabelo no verão, eliminando os fios “elétricos” e arrepiados.

Os finalizadores que estão em alta nesse verão são os que possuem na composição óleos de argan, coco, macadâmia e pracaxi. Outro ativo bastante utilizado é o D-pantenol, que é considerado um poderoso umectante para os fios.

9. Coloque chapéus e bonés

A gente fala muito dos fios, mas o couro cabeludo não pode ser esquecido. A dica para cuidar do cabelo no verão aqui é usar chapéus e bonés ajuda a proteger o couro cabeludo das queimaduras provocadas pelo sol.

Portanto, não abra mão desses itens quando estiver exposta às altas temperaturas do verão. Sem falar que chapéus e bonés podem dar um toque muito charmoso ao visual. É só escolher aqueles que mais combinam com o seu estilo.

Viu só, cuidar do cabelo no verão não é difícil. Seguindo essas dicas você poderá aproveitar esses dias sem medo.

Para conferir mais dicas sobre beleza, moda e estilo, siga-nos nas redes sociais — FacebookInstagram e YouTube — e fique por dentro de todas as novidades!

Tenha os melhores cuidados de beleza na sua casa! Conheça os serviços da Make You!

Além da comodidade e segurança, você ganha tempo, evita trânsito e a demora do salão. Agende penteados, maquiagem e manicure:

  • resposta em até 20 minutos;
  • serviço padronizado;
  • profissionais com treinamento de etiqueta e conduta.

Baixe o aplicativo e agende seu atendimento de segunda à domingo, das 7h às 22h, e relaxe, nós vamos até você!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.