Brook Preloader

Guia dos grisalhos: Abner Matias lista alguns cuidados com os fios brancos

Guia dos grisalhos: Abner Matias lista alguns cuidados com os fios brancos

A onda de libertação das tintas e tonalizantes para quem tem os fios brancos chegou com tudo, principalmente, entre as mulheres, que se mostram cada vez fortes e confiantes com o cabelo grisalho.

Os cabelos brancos são caracterizados pela redução progressiva na produção de melanina – pigmento responsável por dar cor aos fios. Mas se engana quem acredita que a perda da cor significa menos cuidados e atenção. Batemos um papo com Abner Matias (@abnermatias), cabeleireiro e consultor de imagem, ele contou um pouco quais são os cuidados essenciais com o cabelo grisalho, tratamentos e produtos. Confira:

Ícone dos fios grisalhos: Carmen Dell’Orefice (Reprodução: Pinterest)
Hoje vemos, cada vez mais, mulheres assumindo os fios brancos. Como você enxerga esse movimento?

Acho que o momento atual trouxe uma necessidade de liberdade, e esse sentimento vem tomando proporções extremamente importantes na imagem pessoal. Isso reafirma a beleza de forma natural e genuína.

Conta pra gente: Quais são as características dos cabelos brancos?

Existem, basicamente, 2 tipos de cabelos brancos: os que afinam e ficam prateados e os que engrossam e ficam mais amarelados. Essa diferença é definida geneticamente diante da pausa na produção de melanina do fio de cabelo.

É importante lembrar que o estresse e o estilo de vida também estão associados ao aparecimento dos branquinhos, e, por conta disso, vemos os danados e todas as idades.

Arrancar os primeiros fios brancos, quando aparecem, pode ser prejudicial? Por que?

Sim, esse hábito pode causar grandes problemas como a queda cicatricial, por exemplo, em que o cabelo arrancado não volta a nascer. Hoje em dia, a tecnologia já consegue retardar o aparecimento dos fios brancos indesejáveis.

Na hora de cuidar: Os cuidados com os fios brancos são diferentes que das outras colorações de cabelo?

Sim e não. As diferenças são muito relacionadas ao estilo de vida, forma de pentear e até o clima de onde moramos. Basicamente, um cabelo branco é tratado como “natural” e precisa de água e óleo.

Grece Ghanem se joga nas produções com o seu grisalho (Fonte: @greceghanem)

Leia também: Hidratação, Nutrição e Reconstrução: entenda cada tratamento com Marcos Proença

E quais são os principais cuidados que a pessoa com cabelo branco deve tomar?

O calor excessivo e a oxidação dos fios são os maiores vilões dos cabelos brancos, então, têm que ter um cuidado especial com os pigmentos: hidratação e nutrição são essenciais.

E como deve ser feita a hidratação nos cabelos brancos?

Basicamente, a grande diferença é na escolha dos produtos. Na hidratação dos fios brancos, é importante evitar shampoos e máscaras com pigmentos amarelados, mas de resto, tudo igual.

Qual é o melhor tratamento para os cabelos brancos?

A umectação, por exemplo, é muito importante nos cabelos brancos mais rebeldes, já que ajuda no controle e fixação da água (hidratação dentro do fio).

Os produtos finalizadores ajudam na proteção dos fios brancos?

Sim! Os finalizadores são de extrema importância para os cabelos brancos, essa proteção extra contra o sol, poluição e oxidação vem exclusivamente desses finalizadores. Na hora de escolher os produtos, pense que os que protegem mais, são os produtos para cabelos coloridos.

Deixe uma dica de ouro para quem tem os cabelos brancos:

Nunca saia de casa ou seque seu cabelo sem proteção térmica/solar. O brilho e saúde dos fios prateados têm a proteção como melhor aliada.

Para quem ainda não assumiu os branquinhos, mas está no processo de transição, tem um vídeo super legal, no canal do Abner, com mais dicas de cuidados com o cabelo grisalho.